PALMAS

POLÍTICA

ARRAIAS: Herman lidera com 33%, seguido por Wagner com 26% e Jesus com 24%

Candidatos estão embolados na disputa pela prefeitura da cidade e qualquer um pode vencer.

Publicado em

POLÍTICA

Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto FC na cidade de Arraias, a 420 quilômetros de Palmas, na região sudeste do Tocantins com 400 eleitores mostra Herman (SD) liderando as intenções de voto com 33% da preferência do eleitorado. Pela margem de erro ele tem entre 37% e 29% das intenções de voto. (continua abaixo)

Em segundo lugar aparece o atual prefeito e candidato à reeleição Wagner Gentil (DEM), com 26% dos eleitores apontando o seu nome. Considerando a margem de erro ele tem entre 30% e 22% das intenções de voto, o que o deixa tecnicamente empatado com o primeiro colocado.

Jesus Aires Nunes (PSD) aparece em terceiro lugar, logo atrás do atual prefeito, com 24% da preferência do eleitorado. Considerando a margem de erro ele tem entre 28% e 20% das intenções de voto, empatando tecnicamente em segundo lugar com Wagner Gentil.

O número de indecisos ainda é alto e chega a 12% no levantamento realizado, o que pode dar a vitória para qualquer um dos três candidatos. Votos brancos e nulos somam 3%, enquanto 2% não souberam ou não quiseram responder.

Leia Também:  Damaso garante o pagamento de R$ 1,730 milhão de emendas para a saúde no Tocantins

Rejeição

No quesito rejeição, no qual o eleitor aponta em quem não pretende votar de jeito nenhum o cenário também é acirrado, com Wagner em primeiro com 31%, seguido por Herman e Jesus, com 25% cada um, o que, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, mostra um empate técnico entre os três.

Outros 12% dos entrevistados disseram que não rejeitam nenhum dos três candidatos. Já 4% se disseram indecisos sobre qual candidato não votariam de jeito nenhum e 3% não souberam ou não quiseram responder.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Instituto FC na cidade de Arraias no dia 07 de novembro, com 400 eleitores locais, com mais de 16 anos de idade. Tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade estatística de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número TO-06411/2020. O estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, Conre 6892 – 2ª Região. O Instituto FC Pesquisas informa ainda que seus pesquisadores tomaram todas as medidas de distanciamento social necessária durante as entrevistas e utilizaram material de segurança como máscaras e face shield, além de álcool em gel.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Equipe da Secretaria de Educação conhece projeto Agentes da Democracia

Publicados

em


Na tarde desta quinta-feira (16/9) a Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE/TO) apresentou a dinâmica do projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores do Futuro a uma equipe da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC). A intenção é que as duas instituições se tornem parceiras em ações itinerantes que visam a educação de jovens tocantinenses.

Conforme destacou a gerente de Políticas para Juventude da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC), Cristina Resende, a partir de outubro um projeto piloto tem início em três cidades do estado (Palmas, Paraíso e Gurupi) com o objetivo de levar serviços e palestras importantes às populações periféricas. “A política pública é intersetorial e a gente acredita muito que levar programas como esse, que o TRE já vem desenvolvendo através da Escola Judiciária, para jovens que estão na periferia, é fundamental para despertar a consciência da importância da participação social e do protagonismo juvenil”, destacou.

Na oportunidade, a gerente de Políticas para Juventude da SEDUC também manifestou interesse em utilizar a urna eletrônica em eleições de grêmios escolares como forma de aproximar e familiarizar os jovens quanto ao uso do equipamento de votação.

Leia Também:  Damaso garante o pagamento de R$ 1,730 milhão de emendas para a saúde no Tocantins

Para a diretora executiva da EJE/TO e secretária de Gestão de Pessoas do TRE-TO, Cristiane Boechat, a parceria com a SEDUC será mais um importante canal de comunicação da Justiça Eleitoral com os jovens estudantes do estado. “Essas parcerias realmente somam ao nosso projeto, quando a gente consegue dar as mãos e olhar pelo mesmo fim a gente consegue atingir resultados muito melhores e desde já, a gente recebe vocês com muita satisfação”, disse.

Presentes

Além da secretária do TRE-TO e da gerente da SEDUC, participaram do encontro a coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal, Kathiene Pimentel; o chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas, Eduardo Koelln; e as servidoras da EJE, Elisandra Bega e Juliana Marques. Da SEDUC, também esteve presente a assessora Cláudia Galvão.

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

Fonte: TRE – TO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA