PALMAS

POLÍTICA

Candidato a prefeito pode ser eleito com apenas um voto

Em Itapiratins,Márcio Pinheiro (PSD) é o atual prefeito e concorre sozinho a reeleição. Para continuar no cargo de prefeito, ele precisará apenas de 1 voto.

Publicado em

Nas Eleições municipais de 2016 o Tocantins registra uma curiosidade, na Região Centro-Norte, em Itapiratins, a 270 km da Capital Palmas, foi registrado apenas um único candidato a prefeito. Márcio Pinheiro Rodrigues (PSD) é o atual prefeito e concorre sozinho à vaga do Executivo, ele tem 42 anos e provavelmente passará pela eleição mais tranquila de sua vida política. O candidato tem como vice Sandro Rodrigues (PSDB) e representa a coligação “Unidos por Itapiratins Cada Vez Melhor” (PSD, PSDB, PR, PT, DEM e PV).

 

O município possui 3.129 eleitores e integra a 33ª Zona Eleitoral de Itacajá, que tem como juiz eleitoral Marcelo Eliseu Rostirolla. Para continuar no cargo de prefeito o candidato único precisará apenas de 1 voto, conforme o Código Eleitoral, é necessário ter 50% mais um de todos os votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

 

A concorrência para vereadores no município também não está apertada, apenas 15 candidatos disputam uma das nove vagas da Câmara Municipal. “O que observamos não só em Itaguatins, mas em toda 33ª ZE, com sede em Itacajá, é que teremos um Pleito Eleitoral tranquilo, até o momento não foi ajuizada nenhuma representação no cartório. O juiz Eleitoral e o promotor eleitoral não estão medindo esforços para orientar a todos sobre as inovações na legislação, além disso, cartório mantém seus canais de comunicação abertos para que todos tirem suas dúvidas”, explicou o servidor Ateon Alves de Siqueira.    

Leia Também:  Olyntho é o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa

 

A Justiça Eleitoral ressalta que, sozinho ou não na disputa, o candidato precisa ficar atento à legislação eleitoral, observar as mudanças na propaganda eleitoral, limite de gastos, os prazos para a prestação de contas, dentre outras normas. Itapiratins é o único município do Estado do Tocantins com o registro de apenas um candidato.

 

Eleições Itapiratins

Limite de gastos

– Prefeito: R$108.039,06

– Vereador: R$10.803,91

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA

Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

Published

on

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.

Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.

Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.

Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.

Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.

Leia Também:  Em Palmas, Carlesse prega respeito aos servidores: “são o nosso ouro e sempre serão valorizados”

Egressos

O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.

Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.

Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.

Fonte: Assembleia Legislativa do TO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA