PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

PARLAMENTARES

Candidatos à Prefeitura de Palmas comparecem a debate com acadêmicos da Unitins

Quatro candidatos compareceram e apresentaram suas propostas à comunidade acadêmica.

Publicado em

Quatro dos cinco candidatos à Prefeitura de Palmas compareceram ao debate acadêmico no Câmpus Graciosa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, na noite desta segunda-feira, 19. Os candidatos Cláudia (PV), Raul Filho (PR), Sargento Aragão (PEN) e Zé Roberto (PT) estiveram presentes. Apenas o candidato Carlos Amastha (PSB), atual prefeito, não participou.

 

O debate organizado exclusivamente pelos acadêmicos dos cursos de Direito e Serviço Social contou com a participação de dezenas de pessoas, dentre acadêmicos, professores, técnicos e convidados dos participantes, e lotou a área de convivência do Bloco A.

 

Mediado pelo coordenador do curso de Direito, Eric Migani, o debate foi divido em três rodadas de perguntas, sendo a primeira para que os candidatos respondessem pergunta comum a todos eles, realizada por acadêmicos. Nesta etapa, cada candidato pode expor suas propostas referentes ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), corrupção, operação lava-jato, falta de quórum na Câmara de Palmas e de concurso público na referida Casa de Leis.

 

Também puderam explorar o tema arrecadação, receita e despesa da Prefeitura de Palmas ao responder nova pergunta dos acadêmicos da Universidade.

Leia Também:  Issam Saado é o relator da LDO 2023

 

Na etapa seguinte, cada candidato respondeu perguntas específicas direcionadas a si após sorteio. Na oportunidade, os candidatos puderam falar suas propostas para a saúde, violência, transporte público, movimento LGBT, políticas públicas e sociais para o município, limpeza urbana e funcionalismo público.

 

Na última rodada do debate cada candidato pode questionar outro candidato sobre assunto de livre escolha. Os candidatos tiveram direito a réplica, tréplica e direito de resposta em casos específicos de acordo com as regras do debate.

 

No primeiro sorteio, o candidato Raul Filho questionou a candidata Cláudia sobre impostos. No sorteio seguinte, Cláudia foi sorteada e perguntou a Raul Filho sobre corrupção. No terceiro sorteio, Sargento Aragão perguntou a Cláudia sobre educação. No sorteio seguinte foi a vez do candidato Zé Roberto questionar as propostas do candidato Sargento Aragão para a cultura. Conseguinte, Cláudia perguntou a Aragão suas propostas para o estacionamento rotativo. Aragão questionou Zé Roberto sobre violência contra a mulher, Raul perguntou a Zé Roberto sobre gestão escolar e, no último sorteio, Zé Roberto questionou Raul Filho.

Leia Também:  Vicentinho Júnior destina R$ 532 mil para educação em 5 municípios tocantinenses

 

Cada candidato teve direito a realizar duas perguntas para o adversário e responder, também, a dois questionamentos.

 

No encerramento, cada um dos quatro candidatos teve direito a mais de um minuto de fala para finalizar sua participação no debate, apresentando suas propostas para o eleitor.

 

Mais

Para o coordenador do curso de Direito, o debate superou as expectativas principalmente com relação ao respeito entre os candidatos. “Foi bem organizado e superou as expectativas do ponto de vista do respeito dos candidatos para com o outro, sem interrupção na fala deles. Para nós, as pessoas que acompanharam o debate conseguiram avaliar os candidatos através das suas propostas, tirar suas dúvidas e decidir em quem votar nessas eleições”, afirma Eric Migani.

 

Migani também destaca o engajamento dos acadêmicos, que participaram ativamente do debate propondo perguntas e avaliando as propostas dos candidatos a Prefeitura de Palmas.  

 

Todos os candidatos a Prefeitura de Palmas foram convidados. O debate foi aberto à comunidade e as regras podem ser consultadas no endereço eletrônicobit.do/regrasdebateunitins.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARLAMENTARES

Ponte que liga Palmas a Luzimangues passa a se chamar José Wilson Siqueira Campos

Published

on

A Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas ao Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, passa a denominar-se Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto de
lei, de autoria do deputado Eduardo Fortes (PSD), foi aprovado na sessão matutina desta quarta-feira, dia 13.

Segundo a justificativa do parlamentar, o ex-governador, falecido aos 94 anos, em 04 de julho de 2023, foi indiscutivelmente um dos maiores líderes políticos do Tocantins deixando um legado inestimável. “Siqueira
foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, um incansável defensor dos interesses do povo tocantinense”.

Outro argumento do deputado é o de que o nome original da ponte não possui uma denominação atribuída por lei, pois obedece a um Decreto Executivo, tornado nulo através de sentença judicial transitada em julgado.

“Nesse sentido, atendemos todos os dispositivos atribuídos pela Lei 821, de 1996, que dispõe sobre a denominação de Logradouros, Obras, Estabelecimentos, Serviços e Monumentos Públicos e dá outras providências”, afirma Eduardo Fortes.

Comenda

Leia Também:  Deputado Luciano Oliveira marca presença na 40ª Cavalgada ExpoAgro de Miracema

O ex-governador também teve outra homenagem aprovada, dessa vez proposta pelo deputado Mantoan (PSDB), no Projeto de Resolução que institui a “Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos”.

De acordo com o projeto, a homenagem busca “preservar a imagem, a memória e a marcante personalidade de homem público, com vida laboriosa, do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Tocantins, o desbravador dos cerrados planaltinos”.

A data de entrega da Comenda deverá ocorrer na Sessão Solene realizada anualmente no mês de outubro.

 

Crédito – Foto: Clayton Cristus

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA