PALMAS

POLÍTICA

Cenários mostram equilíbrio entre principais pré-candidatos

Em cenários simulados, com apenas os três principais candidatos se enfrentando, o equilíbrio prevalece em todos eles.

Publicado em

Durante a pesquisa o Instituto Folha Capital também testou cenários com uma quantidade menor de pré-candidatos, no intuito de verificar para quem migrariam os votos dos demais pré-candidatos com a sua eventual saída da disputa. Para isso levamos em consideração os três que têm maior intenção de voto: Carlos Amastha (PSB), Raul Filho (PR) e Cláudia Lélis (PV).

 

No primeiro cenário com os três pré-candidatos Amastha leva vantagem, com 24% das intenções de voto. Considerando a margem de erro Amastha tem entre27% e 21% das intenções de voto, seguido por Raul Filho com 21% da preferência do eleitorado, variando entre 24% e 18% dentro da margem de erro. Em terceiro aparece Cláudia Lélis, com 19%, que, considerando a margem de erro tem entre 22% e 16%. Outros 24% se disseram indecisos e 12% não souberam ou não quiseram responder a pergunta.

 

No segundo cenário, levando em consideração apenas Amastha e Cláudia, o atual prefeito e pré-candidato aparece com 30% das intenções de voto, variando dentro da margem de erro entre 33% e 27% das intenções de voto. Cláudia aparece com 26% da preferência do eleitorado, variando entre 29% e 23% das intenções de voto. Neste cenário 25% dos eleitores se disseram indecisos, 17% disse que votaria em branco ou anularia o voto e outros 2% não souberam ou não quiseram responder a pergunta.

Leia Também:  Ex-prefeito de Araguaína, Valuar Barros, perde direitos políticos por cinco anos

 

 

Surpresa
O quadro mais surpreendente é no confronto direto entre os pré-candidatos Carlos Amastha e Raul Filho, no qual o ex-prefeito de Palmas aparece na frente do atual gestor crescendo para 32% das intenções de voto e variando entre 35% e 29%, dentro da margem de erro. Amastha aparece com 29%, com uma variação entre 32% e 26% da preferência do eleitorado. Outros 21% se disseram indecisos e 14% afirmaram que neste caso votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 4% não quiseram responder a pergunta.

 

 

Análise
Em um cenário com poucos candidatos o que se vê é um acirramento da disputa, mas nota-se que Carlos Amastha tem um eleitorado consolidado entre 24% e 29% dos eleitores, o que iniciada a campanha pode ser uma boa margem de largada, haja visto que tende a mostrar as realizações da sua gestão. Por outro lado esperava-se um desempenho melhor de Amastha, de preferência acima dos 30%.

 

Raul Filho é a surpresa desse levantamento, pois mesmo enfrentando a real possibilidade de não poder se candidatar, mantém um eleitorado cativo acima dos 20% e em um confronto direto até superando o Amastha. No entanto, com a sua mais que provável saída do pleito e eventual apoio a um outro pré-candidato, a migração desses votos não tende a ser automática, como querem fazer crer seus interlocutores, um bom exemplo disso foi o seu apoio à candidatura de Luana Ribeiro na última eleição, que acabou com menos de 5% dos votos.

Leia Também:  Governo efetiva Vieira de Melo na Secom e Thais Amaral na Jucetins

 

Cláudia Lélis vem correndo por fora, mas pode se dizer que já se consolida como a principal alternativa da oposição contra o prefeito Carlos Amastha nas eleições de outubro. O ganho de musculatura para enfrentar Amastha de igual para igual ainda depende da sua evolução nas intenções de voto e atração de outros partidos para a sua base de apoio. Cláudia é apontada pelos seus adversários como alguém que estaria apenas representando o marido, Marcelo Lélis, impedido pela Justiça Eleitoral de disputar eleições até 2020.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA

Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

Published

on

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.

Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.

Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.

Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.

Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.

Leia Também:  Deputados derrubam veto que trata sobre ICMS de gados

Egressos

O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.

Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.

Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.

Fonte: Assembleia Legislativa do TO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA