PALMAS

POLÍTICA

Cerca de 500 empresários e comerciantes participam de reunião com Amastha

Empresários e comerciantes destacaram o crescimento de Palmas no setor comercial e afirmaram que o atual chefe do executivo municipal é o candidato melhor preparado para gerir a cidade.

Publicado em

Em encontro com mais de 500 empresários e comerciantes, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), apresentou um verdadeiro raio-X das ações e evolução da cidade na área econômica que comprova a tese, segundo a qual a Capital conheceu sua vocação para turismo e negócios, com reflexos diretos na melhoria da economia. O encontro ocorreu na noite dessa terça-feira, 13, em uma casa de eventos da cidade. Ele firmou compromissos e recebeu manifestação de apoio de alguns dos principais líderes de vários segmentos produtivos da capital.

 

Por mais de duas horas, o prefeito e candidato à reeleição pela coligação “Palmas Bem Cuidada” destacou projetos feitos em sua gestão, respondeu perguntas dos empreendedores e firmou compromissos para a próxima gestão. As informações comprovam que, diferentemente dos últimos anos, quando a cidade era completamente dependente do poder público, a gestão atual fez o dinheiro circular na Capital com grandes eventos (culturais, esportivos e de negócios) em meio a uma crise sem precedentes em nível do estadual e nacional.

 

Ações

 Amastha apresentou ações voltadas ao empreendedorismo, como, por exemplo, capacitação de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), que receberam R$ 4,3 milhões em empréstimos do Banco do Povo, campanhas de estímulo à venda do setor varejista e atuação para abertura de mais de 4 mil vagas detrabalho.

 

Outro projeto apresentado por Amastha foi o “Palmas Sustentável”, um conjunto de propostas que vão desde urbanismo ao desenvolvimento da cidade com propostas focadas na sustentabilidade, como o BRT, na arte de mobilidade, e ações voltadas aos diversos segmentos produtivos no aspecto de competitividade.

Leia Também:  Júnior Geo esclarece atos de sua legislatura após notícia de que recebeu salário integral mesmo tendo faltado às sessões

 

O Palmas Solar, que prevê a troca da matriz energética de Palmas, foi outro destaque apresentado por Amastha. Baseado na lei complementar 327/2015, o programa estabelece incentivos ao desenvolvimento tecnológico com aproveitamento da energia solar na cidade. Incentivos fiscais são oferecidos para os empreendimentos que aderirem ao sistema fotovoltaico. Já pessoas físicas podem ter redução no valor do IPTU, por exemplo. “Nosso objetivo é trocar a matriz energética. Palmas, graças a Deus, tem um sol desses. Nada mais adequado aproveitarmos e transformar essa cidade em referência em energia fotovoltaica.”

 

Amastha ressaltou ainda a atuação do Conselho Desenvolvimento Econômico que atua com objetivo de fortalecer a classe empresarial, com destinação de percentual para o fundo, verba revertida a projetos municipais. “Nosso objetivo é não mexer nas conquistas obtidas. Máquina pública não pode prejudicar desenvolvimento econômico. Ela tem que ser grande indutor de desenvolvimento.”

 

Amastha fez um apelo aos empresários ao citar obras, serviços públicos e projetos que visam o desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana de Palmas: “Me ajudem a construir uma cidade só, cidade bonita e de oportunidades. Uma cidade onde circula dinheiro, os empresários ficam felizes e a cidade se desenvolve de fato”.

 

Apoio do empresariado

 O presidente da Acipa (Associação Comercial e Industrial de Palmas), Karielo Sousa Coêlho, foi um dos que se manifestaram publicamente e de forma positiva à gestão Amastha. “A prefeitura tem um corpo de secretários muito competente, de técnicos preparados e que estão sempre à disposição da classe”, elogiou. Ele perguntou ao prefeito que se na sua próxima gestão esse padrão será mantido. Amastha foi sucinto na resposta: “Aliados podem até indicar, mas tem que ser indicações meramente técnicas e aprovadas pelo prefeito. Como fizemos nesta gestão, os secretários não serão do partido tal, mas da prefeitura de Palmas”.

Leia Também:  Candidatos à Prefeitura de Palmas comparecem a debate com acadêmicos da Unitins

 

Outro que manifestou publicamente apoio à gestão de Amastha foi o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, Davi Gouveia. “Testemunho aqui a satisfação pelo o seu trabalho muito importante para o comércio. As atividades nas datas comemorativas atraíram consumidores e movimentaram a economia”, declarou. Ele quis saber do prefeito se as parcerias com as entidades do comércio serão mantidas. Amastha respondeu prontamente que sim e citou, por exemplo, campanhas promocionais, além das ações que atraiam os consumidores.

 

Campeão e vencedores

 A reunião não contou apenas com empresários e comerciantes. Campeão da Corrida do Milhão, domingo passado, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, Felipe Fraga fez questão de participar do encontro e manifestou apoio a Amastha. “Se Deus quiser a cidade vai continuar sendo bem cuidada”, disse o piloto de Stock Car, numa referência ao nome da coligação de Amastha (“Palmas Bem Cuidada).

 

Servidores da educação municipal também participaram. E foram saudados com entusiasmo pelo resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado há menos de uma semana, colocando Palmas em primeiro lugar entre as capitais do País.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA

Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

Published

on

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.

Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.

Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.

Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.

Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.

Leia Também:  Júnior Geo esclarece atos de sua legislatura após notícia de que recebeu salário integral mesmo tendo faltado às sessões

Egressos

O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.

Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.

Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.

Fonte: Assembleia Legislativa do TO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA