POLÍTICA
Christian Zini afirma que Raul mente sobre BRT e usa famílias impactadas com “fins politiqueiros”
Zini afirmou que o candidato a prefeito Raul Filho (PR) mente sobre o projeto de mobilidade do BRT e usa famílias impactadas com fins politiqueiros.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas, Christian Zini, afirmou na manhã desta quinta-feira, 1º, que o candidato a prefeito Raul Filho (PR) mente sobre o projeto de mobilidade do BRT (Bus Rapid Transit) e usa famílias impactadas com “fins politiqueiros”.
“O ex-prefeito mente ao dizer que é dele o projeto do BRT. Até aí, tudo bem, é uma prática comum dele, mas daí usar famílias impactadas nessa mentira para fins politiqueiros é um absurdo”, afirmou Zini.
A crítica de Zini se refere ao fato de Raul ter usado em seu programa eleitoral na TV que foi dele o projeto BRT de Palmas e falou sobre o tema com moradores do Jardim Aureny.
“Ele, de novo, falta com a verdade. Como um prefeito que deixou a cidade daquela forma em 2012, repleta de buracos, na escuridão, com casos recordes de dengue iniciou um projeto dessa magnitude como o BRT?”, questionou Zini.
PROJETO DE PALMAS
Zini afirmou que o BRT é um projeto que se transformou em bandeira de Carlos Amastha ainda na campanha municipal de 2012. No ano seguinte, a então presidente Dilma Rousseff autorizou o projeto, com a liberação da verba para sua licitação, lançada em 2015.
“O prefeito Amastha, diferente dos tradicionais políticos, não faz questão de assumir paternidade de alguns projetos. Ele não tem essa vaidade. Tanto é que ele diz que o BRT é um projeto de Palmas, de todos, desde aqueles que idealizaram Palmas há 27 anos até as futuras gerações. Mas, a verdade tem que ser dita. Quem lutou, brigou é Amastha”, comentou o secretário.
AÇÕES CONCRETAS
Para justificar a sua declaração, Zini destaca alguns exemplos concretos da iniciativa de Amastha sobre o BRT. Além dos trâmites burocráticos do projeto, como a licitação, a prefeitura já pagou indenização a dez famílias impactadas pela expansão do sistema. São oito famílias do Aureny III e dois do Jaridm Santa Helena, que receberam escritura definitiva do novo terreno, no Aureny III.
“A gestão discute também com outras famílias impactadas. Elas terão escritura definitiva do novo lote e serão indenizadas das benfeitorias do local impactado, ou seja, tudo que elas têm direito”, finalizou.

POLÍTICA
Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.
Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.
Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.
Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.
Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.
Egressos
O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.
Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.
Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.
Fonte: Assembleia Legislativa do TO
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição5 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022