POLÍTICA
Defesa pede e julgamento de Raul é adiado para o dia 24
O julgamento está previsto para o dia em que começa a campanha de rádio e televisão.

O candidato a prefeito de Palmas Raul Filho (PR), da coligação “Coragem pra Fazer Diferente” solicitou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) o adiamento do julgamento do recurso através do qual Raul tenta reverter a sua inelegibilidade, devido à sua condenação por crime ambiental, e acabou sendo atendido. O julgamento estava previsto para esta quarta-feira, dia 10, mas foi remarcado para o próximo dia 24.
A defesa do candidato alegou que o prazo é necessário para que os advogados de defesa possam analisar melhor os altos do processo e o julgamento nesta quarta poderia ocasionar prejuízos irreparáveis ao pré-candidato.
Inelegível
Raul Filho está inelegível desde 14 de abril, quando a Justiça Federal determinou o cumprimento da pena de Crime Ambiental, pelo qual ele foi condenado a 3 anos de prisão, mas teve a pena comutada para multa de R$ 50 mil. Mesmo assim ele foi atingido pela Lei da Ficha Limpa e, a não ser que seus recursos prosperem, ele continuará inelegível pelos próximos oito anos.
Outros nomes
Segundo fontes ligadas ao Partido da República e à campanha de Raul Filho afirmaram em condição de anonimato que existem poucas esperanças que a decisão pode ser revertida e já são debatidos abertamente os nomes que podem vir a substituir Raul Filho, entre os mais cotados estão o da sua esposa, Solange Duailibe (PR), do deputado federal Irajá Abreu (PSD) e do também deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PTN).
“Quem quiser entrar no lugar de Raul tem que ter recursos próprios para bancar a campanha, já que não existe mais o financiamento empresarial e fora isso só sobram os recursos do fundo partidário”, afirmou uma das fontes.

POLÍTICA
Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.
Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.
Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.
Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.
Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.
Egressos
O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.
Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.
Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.
Fonte: Assembleia Legislativa do TO
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição6 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022
-
Edicao Digital3 dias atrás
Edição 368
-
Eleição3 dias atrás
Em Taguatinga, Ataídes Oliveira participa de Festejo e defende mais incentivo à valorização da cultura regional
-
CIDADES1 dia atrás
Nota de Esclarecimento
-
Eleição3 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa participa de missa do vaqueiro em Taguatinga e destaca importância tradicional do evento