ELEIÇÕES
Dorinha dispara e lidera com 26% disputa por vaga no senado

Por: Matheus Dias
A deputada federal e pré-candidata a senadora, Professora Dorinha (União) aparece liderando com 26% das intenções de voto a disputa da vaga no senado pelo Tocantins. A pesquisa realizada pela A Executiva entrevistou 1.200 eleitores em todas as regiões do estado. De acordo com o resultado, o ex-senador Ataídes Oliveira (PROS) agora figura em segundo lugar com 20% da preferência dos eleitores.
Senadora e candidata à reeleição Kátia Abreu (PP), que antes liderava a corrida para o senado, agora aparece em terceiro com 15% das intenções de voto. Em seguida, o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo (PSB) possui 8% da preferência do eleitorado. Por último, empatado tecnicamente com Luxemburgo, está o ex-governador Mauro Carlesse, com 7% das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.
Indecisos
8% dos entrevistados afirmaram ainda não saber em qual candidato irão votar. Enquanto que 7% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto e outros 9% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
Rejeição
A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos candidatos. Kátia Abreu (PP) possui a maior rejeição entre os eleitores, com 30% afirmando que não votariam na senadora para se reeleger. Mauro Carlesse também possui um índice de rejeição alto, com 23% afirmando rejeitar o ex-governador para a vaga no senado. Em terceiro aparece Ataídes Oliveira com 10% de rejeição, seguido por Vanderlei Luxemburgo com 9% e a deputada federal Professora Dorinha com 8% de rejeição dos eleitores.
Fonte: A Executiva
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 30/07/2022 e 02/08/2022, com 1.200 eleitores acima de 16 anos, respeitando as proporções de gênero, idade, escolaridade, renda e distribuição geográfica dos eleitores tocantinenses. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número TO-01787/2022 e tem como estatístico responsável Galttieri Ferreira Tavares, registrado no Conselho Regional de Estatística (CONRE) sob o número 8954.

POLÍTICA
Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.
Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.
Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.
Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.
Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.
Egressos
O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.
Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.
Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.
Fonte: Assembleia Legislativa do TO
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição6 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022