PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

ELEIÇÕES

Dorinha dispara e lidera com 26% disputa por vaga no senado

Publicado em

Por: Matheus Dias

A deputada federal e pré-candidata a senadora, Professora Dorinha (União) aparece liderando com 26% das intenções de voto a disputa da vaga no senado pelo Tocantins. A pesquisa realizada pela A Executiva entrevistou 1.200 eleitores em todas as regiões do estado. De acordo com o resultado, o ex-senador Ataídes Oliveira (PROS) agora figura em segundo lugar com 20% da preferência dos eleitores.

Senadora e candidata à reeleição Kátia Abreu (PP), que antes liderava a corrida para o senado, agora aparece em terceiro com 15% das intenções de voto. Em seguida, o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo (PSB)  possui 8% da preferência do eleitorado. Por último, empatado tecnicamente com Luxemburgo, está o ex-governador Mauro Carlesse, com 7% das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.

Indecisos

8% dos entrevistados afirmaram ainda não saber em qual candidato irão votar. Enquanto que  7% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto e outros 9% não souberam ou não quiseram responder à pergunta.

Leia Também:  Carlesse vai assumir o Governo interinamente e Luana Ribeiro a Assembleia

Rejeição

A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos candidatos. Kátia Abreu (PP) possui a maior rejeição entre os eleitores, com 30% afirmando que não votariam na senadora para se reeleger. Mauro Carlesse também possui um índice de rejeição alto, com 23% afirmando rejeitar o ex-governador para a vaga no senado. Em terceiro aparece Ataídes Oliveira com 10% de rejeição, seguido por Vanderlei Luxemburgo com 9% e a deputada federal Professora Dorinha com 8% de rejeição dos eleitores.

Fonte: A Executiva

Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 30/07/2022 e 02/08/2022, com 1.200 eleitores acima de 16 anos, respeitando as proporções de gênero, idade, escolaridade, renda e distribuição geográfica dos eleitores tocantinenses. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número TO-01787/2022 e tem como estatístico responsável Galttieri Ferreira Tavares, registrado no Conselho Regional de Estatística (CONRE) sob o número 8954.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARLAMENTARES

Ponte que liga Palmas a Luzimangues passa a se chamar José Wilson Siqueira Campos

Published

on

A Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas ao Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, passa a denominar-se Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto de
lei, de autoria do deputado Eduardo Fortes (PSD), foi aprovado na sessão matutina desta quarta-feira, dia 13.

Segundo a justificativa do parlamentar, o ex-governador, falecido aos 94 anos, em 04 de julho de 2023, foi indiscutivelmente um dos maiores líderes políticos do Tocantins deixando um legado inestimável. “Siqueira
foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, um incansável defensor dos interesses do povo tocantinense”.

Outro argumento do deputado é o de que o nome original da ponte não possui uma denominação atribuída por lei, pois obedece a um Decreto Executivo, tornado nulo através de sentença judicial transitada em julgado.

“Nesse sentido, atendemos todos os dispositivos atribuídos pela Lei 821, de 1996, que dispõe sobre a denominação de Logradouros, Obras, Estabelecimentos, Serviços e Monumentos Públicos e dá outras providências”, afirma Eduardo Fortes.

Comenda

Leia Também:  Ano de 2023 teve número histórico de prisões e indiciamentos em Palmas pela Polícia Civil

O ex-governador também teve outra homenagem aprovada, dessa vez proposta pelo deputado Mantoan (PSDB), no Projeto de Resolução que institui a “Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos”.

De acordo com o projeto, a homenagem busca “preservar a imagem, a memória e a marcante personalidade de homem público, com vida laboriosa, do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Tocantins, o desbravador dos cerrados planaltinos”.

A data de entrega da Comenda deverá ocorrer na Sessão Solene realizada anualmente no mês de outubro.

 

Crédito – Foto: Clayton Cristus

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA