PALMAS

POLÍTICA

Dulce Miranda coordenou seminário internacional

A deputada e primeira-dama do Estado coordenou debate sobre modelos de programas de apoio às famílias no desenvolvimento infantil integral.

Publicado em

A deputada federal Dulce Miranda, primeira-dama do Tocantins, coordenou o debate Modelos de Programas de Apoio Às Famílias na Promoção do Desenvolvimento Infantil Integral – o desafio da escalabilidade na tarde desta quinta-feira, 7, no Senado Federal, em Brasília. Experiências do Brasil, do México, da Colômbia e de outros países foram apresentadas para mostrar como cada um obteve sucesso e quais foram os problemas e soluções.

O debate aconteceu no 4º Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância sendo voltado para parlamentares, gestores, representantes da sociedade civil e especialistas brasileiros e de outros países. Do Tocantins, participaram do evento a secretária estadual de Trabalho e Ação Social Patrícia Amaral ao lado da diretora do Sistema Único de Assistência Social e Programas Especiais Halana Magalhães e da técnica da Gerência de Proteção Social Básica Katilvânia Guedes.

Conforme Dulce, o principal objetivo do seminário é divulgar Lei Federal no 13.257/2016 que estabelece o Marco Legal da Primeira Infância no Brasil. “O desafio do Brasil é conseguir cuidar, de forma adequada das crianças até os seis primeiros anos de vida. É nesta faixa etária que praticamente toda a vida da criança será decidida e precisamos focar no desenvolvimento das nossas crianças desde a gestação”, destaca a parlamentar. 

Leia Também:  Wanderlei Barbosa comemora diplomação e reafirma compromisso e determinação pelo Tocantins

 

Apontando evidências científicas, Dulce afirma que investir na primeira infância é a melhor estratégia para promoção da experiência plena de ser criança, de contribuir para o desenvolvimento humano saudável, requisito essencial para o desenvolvimento sustentável de uma nação.

Seminário

A realização do seminário é conjunta da Câmara dos Deputados (Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Frente Parlamentar da Educação, Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, Educação, Seguridade Social e Família), do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário e do Senado Federal (Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz e Procuradoria Especial da Mulher).

Participaram debate como palestrantes a Conselheira presidencial para a Primeira Infância do Governo da Colômbia Constanza Gomez, a representante da Pastoral da Criança irmã Veroni Tereseinha de Medeiros, a doutora em Educação e consultora internacional Gabi Fujimoto, a coordenadora da Primeira Infância Ribeirinha da Fundação Amazonas Sustentável Rhamilly Amud Karam, a professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Anna Maria Chiesa.  

Leonardo Yanes e Cecília Vaca Jones da Fundação Bernard van Leer e o gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Eduardo Marino participaram como debatedores.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA

Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

Published

on

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.

Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.

Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.

Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.

Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa se reúne com lideranças no norte do Estado

Egressos

O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.

Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.

Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.

Fonte: Assembleia Legislativa do TO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA