POLÍTICA
Presidente do TRE-TO se reúne com Instituições Bancárias para tratar sobre aos prazos para abertura de contas
As contas bancárias são obrigatórias pelos partidos e para os candidatos a prefeito e a vereador de municípios. As contas serão destinadas ao registro de toda a movimentação financeira da campanha eleitoral.

Tendo em vista as mudanças trazidas pela Reforma Eleitoral que passará a valer nas eleições municipais deste ano, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, se reuniu no fim da tarde desta quarta-feira (10/8), com os representantes das Instituições Bancarias (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) para solicitar um maior empenho com relação a grande demanda para abertura de contas bancárias voltadas à movimentação dos recursos financeiros de campanhas eleitorais.
Com a nova lei, as instituições bancárias devem proceder à abertura das contas destinadas às campanhas eleitorais no prazo de três dias úteis, contados da data do pedido de abertura. As contas bancárias são de abertura obrigatória pelos partidos e para os candidatos a prefeito e a vereador de municípios onde existem agências bancárias ou postos de atendimentos. As contas serão destinadas ao registro de toda a movimentação financeira da campanha eleitoral.
“Dessa forma, em decorrência do elevado número de candidatos que demandará uma maior carga de trabalho para as agências bancárias, peço que as Instituições envide todos os esforços necessários, inclusive priorizando o atendimento destas demandas, no sentido de observar fielmente tal norma, que preconiza que a abertura das contas bancárias de campanha eleitoral sejam abertas pelas agências bancárias no prazo de três dias úteis”, ressaltou a presidente, desembargado Ângela Prudente.
A representante do Banco do Brasil, Thais Martingago Machado, durante a reunião relatou todas as informações sobre os prazos e a importância do tratamento rápido dentro da agência, no entanto, “identificamos uma carência de documentação por parte dos candidatos, então isso acaba atrasando o processo, acho que esse é nosso grande problema”, revelou.
“Acho importante esse nivelamento de informações, já que os prazos foram reduzidos tanto para a Justiça Eleitoral como para os bancos, por isso precisamos mesmo nos anteciparmos para evitar eventuais transtornos”, destacou o representante da Caixa Econômica Federal , Jairan Bandeira Gomes.

POLÍTICA
Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.
Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.
Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.
Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.
Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.
Egressos
O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.
Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.
Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.
Fonte: Assembleia Legislativa do TO
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição5 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022