PALMAS

POLÍTICA

Professora Lires lidera corrida eleitoral em Guaraí com 46%

A candidata deixou para trás o atual prefeito, Francisco Júlio, com 19% e Cláudio Alencar, com 14%.

Publicado em

O Instituto Folha Capital também foi à Guaraí, a 180 quilômetros de Palmas para saber em quem os eleitores da cidade pretendem votar nas eleições do dia 02 de outubro. Foram entrevistadas 380 eleitores no dia 27 de agosto. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Liderando as intenções de voto esta Professora Lires (PSDB), com 46% das intenções de voto. Considerando a margem de erro a candidata tem entre 50,5% e 41,5% da preferência do eleitorado. Lires é exposa do ex-prefeito Genésio Ferneda, eleito em 2012, mas que acabou sendo afastado em 2014.

 

A vantagem de Lires é de 27 pontos percentuais para o segundo colocado, o candidato à reeleição Francisco Júlio (PSD), que apareceu no levantamento com 19% das intenções de voto. Considerando a margem de erro o prefeito tem entre 23,5% e 14,5%. O prefeito foi o segundo colocado nas eleições de 2012, mas assumiu o posto após a cassação do seu antecessor. Nos últimos meses o prefeito foi alvo de várias denúncias, uma delas envolvendo a nomeação de um garoto de 18 anos para a secretaria da agricultura com um salário de R$ 5.000 mensais para beneficiar o pai do jovem, além de vários contratos suspeitos entre a prefeitura e empresas de prestação de serviços. Um deles com paramentos superiores a R$ 2 milhões.

Leia Também:  Ex-prefeito de Silvanópolis é condenado por emissão de 32 cheques sem fundos

 

Em terceiro e último lugar aparece o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Cláudio Alencar (PSB), com 14% das intenções de voto. Considerando a margem de erro ele tem entre 18,5% e 9,5%, o que configura empate técnico com Francisco Júlio. Cláudio foi eleito vereador em 2012 com apenas 372 votos e é sobrinho do ex-senador Nezinho Alencar, preso este ano pela Polícia Federal acusado de abusar sexualmente de duas crianças de seis e oito anos além de posse de pornografia infantil. A esposa de Nezinho também foi presa por tentar comprar o silêncio pai das crianças. Os dois respondem ao processo em liberdade.

 

Indecisos

A pesquisa apontou que 12% dos eleitores estão indecisos e outros 8% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto. 1% Não quis responder a pergunta.

 

A pesquisa está registrada no TSE sob o número TO-04567/2016.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA

Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

Published

on

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.

Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.

Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.

Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.

Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.

Leia Também:  Força Sindical e Fesserto participam do “Ocupa Brasília” contra reformas

Egressos

O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.

Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.

Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.

Fonte: Assembleia Legislativa do TO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA