A vez dos jovens advogados

À frendo do corpo da OAB Seccional Tocantins está a pessoa do Presidente Gedeon Pitaluga

Caros leitores, hoje falaremos a respeito da Ordem dos Advogados do Brasil, de forma mais precisa, da Seccional do Tocantins. Para que uma pessoa se torne membro desta Ordem, no Brasil, o mesmo deve ser bacharel no curso de Direito e passar por duas provas, sendo a primeira, objetiva e a segunda, uma discursiva, a tão conhecida, peça!

Aprovado neste exame, o mais novo advogado passará por uma solenidade da Seccional em que prestou o exame e receberá a sua tão sonhada “carteirinha”. A responsabilidade passa a ser um pouco maior e o seu legado como um advogado(a) e futuro profissional estará sendo construído a partir daí.

À frendo do corpo da OAB Seccional Tocantins está a pessoa do Presidente Gedeon Pitaluga e a da Vice - Presidente, Janay Garcia. Existem também os Conselhos Institucionais, estes são tidos nos âmbitos: Estaduais, Federais e Natos. O leque de desempenhos que a OAB possui é enorme e a cada vez mais, os projetos estão se solidificando. É o caso de grandes e exemplares projetos da Jovem Advocacia.

O grupo existente é muito considerável, em todos os quesitos, qualificação dos membros, quantidade, expectativas, metas... tudo em prol de um futuro melhor, pois o nosso futuro pertence a esta atual e futura geração.

Particularmente acho que falar em investir nos jovens é ter ideia de uma visão positiva para o futuro. Não existe nenhum projeto e nenhum resultado se não existir nenhum incentivo. Eu acho que a situação dos Jovens Advogados estava se protelando a cada dia mais e a hora de serem vistos, já chegou.

Saber que isso tudo não é apenas por marketing ou por egoísmo por partes deles, mas sim por todo amor tido pela sua futura profissão nos dá a certeza de que o nosso povo tem de tudo para serem pessoas melhores e assim, teremos cada vez mais exemplos de uma sociedade justas.

Esse grupo serve de exemplo principalmente para aqueles que estão ingressando. A incerteza do quê fazer, de como fazer, de como tudo acontecerá é certa, tudo em nossa vida é assim, sempre que demos um primeiro passo, a incerteza estará presente, acontece que, tendo este suporte para quem esta ingressando no mercado de trabalho, é o que faz toda a diferença.

No Tocantins, quem lidera o movimento da Conferência da Jovem Advocacia é o jovem Zenil Drumond. Sempre transparecendo muito entusiasmo e expectativas para com esses jovens advogados.

O presidente, Gedeon Pitaluga também não deixa de dar a sua opinião no que diz respeito ao assunto, sempre que tem a oportunidade, destaca: ““Sou um entusiasta da extinção da cláusula de barreira e da ampliação da presença da jovem advocacia na representação da Ordem. Acredito que essa renovação na representação é fundamental para o fortalecimento da Ordem”.

Trazer à tona esta realidade dos jovens advogados faz-se necessário, uma vez que existem inúmeras pessoas que passam por todas as etapas, pegam a sua carteira, não sabem como fazem para dar o primeiro passo.

Assim como em todos os lugares, ter um apoio nestas horas é de suma importância; dessa forma a capacitação daqueles que estão chegando no mercado de trabalho será muito mais eficaz, garantido, assim, uma melhor forma de amparo e promoção da justiça e do bem de todos.

FAÇA SEU COMENTÁRIO