PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS

Publicado em

Evitar o desperdício de água é uma responsabilidade de todos. O uso consciente desse recurso natural pode contribuir para impedir o racionamento, e até a falta de água. Todos os anos, parte da população no Tocantins sofre com a escassez hídrica no período da seca que vai de julho a outubro. Pensando nisso, o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), lança a campanha Água, use com consciência para não faltar, acreditando ser  importante conscientizar a população para que use de forma correta a água e, sempre que possível, adote algumas medidas para economizar e até mesmo reaproveitar esse recurso.

O presidente da ATS, Davi Goveia Júnior, reforça a importância de conscientizar a população dos municípios atendidos pela Agência para evitar que haja falta de água, principalmente durante o período da estiagem. “O Governo do Tocantins, por meio da ATS, lançou essa campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre como a água vem sendo usada, pois a cada ano, esse recurso tão essencial fica cada vez mais fica escasso. Sabemos das dificuldades enfrentadas por parte da população do Tocantins no período da estiagem, e essa campanha pode ajudar a população dos 46 municípios atendidos pela ATS a adotar hábitos para contribuir na economia diária. Se a população começar a praticar o uso consciente da água, pode evitar o desabastecimento e consequentemente a falta de água para a realização das atividades essenciais”, destaca o presidente.

Leia Também:  Últimos dias para visitação do Natal de Luzes no Palácio Araguaia e na Praça dos Girassóis

“É preciso ter cuidado com o desperdício, com a falta de controle no uso da água. Os mananciais de água sofrem uma brusca queda na capacidade de produção nessa época, e a economia de água é fundamental para que não haja risco de ocorrer racionamento e ou desabastecimento até a chegada do período chuvoso”, completa o diretor de Produção da ATS, Marcos Antônio da Silva.

Consumo consciente

Confira algumas dicas da Agência Tocantinense de Saneamento) para evitar o desperdício e praticar o consumo consciente de água: no banho, molhe o corpo e feche a torneira ao se ensaboar e lavar os cabelos: desligue a água enquanto escovar os dentes e fizer a barba; conserve a descarga regulada e conserte vazamentos; não jogue lixo nem papel higiênico no vaso sanitário para não entupir os encanamentos, nem ter de usar mais água na descarga; antes de abrir a torneira da pia da cozinha, passe a esponja na louça, talheres e panelas; verifique se as torneiras foram fechadas corretamente ou se há algum tipo de vazamento; adote um copo para beber água durante o dia; só utilize a máquina de lavar roupa ou o tanque com a capacidade total, espere juntar roupa suficiente para isto; molhe as plantas com regador; varra a calçada, se houver sujeiras localizadas, use balde e pano. Adotando esses simples cuidados, você pode contribuir para evitar a falta de água!

Leia Também:  Wanderlei Barbosa prepara mudanças no primeiro escalão do governo

Você sabia?

Você sabia que uma torneira gotejando desperdiça mais de 40 litros de água por dia? Quantos litros de água são usados para dar descarga? Uma bacia sanitária com válvula acionada durante 6 segundos gasta 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Os vazamentos são uma das principais fontes de desperdício de água na residência. Eles podem ser evidentes (como uma torneira pingando) ou escondidos (no caso de canos furados ou de vaso sanitário). 

Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos, são perdidos 280 litros de água. Um banho de ducha por 15 minutos com o registro meio aberto gasta até 135 litros de água.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural

Published

on

Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar

 

Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.

Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.

“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.

Leia Também:  Últimos dias para visitação do Natal de Luzes no Palácio Araguaia e na Praça dos Girassóis

 “O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.

Sisar

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA