PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

PARLAMENTARES

Na Câmara de Paraíso, Josi destaca a participação da mulher na política

A Deputada Federal proferiu uma palestra sobre o empoderamento feminino, principalmente, no que tange a participação da Mulher na Política.

Publicado em

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher celebrado no dia 8 de março, a deputada federal Josi Nunes(PMDB/TO) proferiu na manhã desta sexta-feira,10, na Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins, uma palestra sobre o empoderamento feminino, principalmente, no que tange a participação da Mulher na Política.

Ao reforçar que as diferenças na ocupação dos espaços por homens e mulheres não se restringem apenas ao âmbito social ou econômico, uma vez que no meio Político a desigualdade de gênero é muito grande, a parlamentar citou dados do Tocantins. “A representatividade das mulheres é muito menor do que deveria, principalmente, se considerarmos que as mulheres representam 53% do total de eleitores do país. No Tocantins, conforme o levantamento realizado, ano passado, pela Secretaria da Mulher da Câmara Federal, a mulheres ocupam apenas 235 dos 1472 cargos de representação político –eleitoral”, destacou.

 

A peemedebista também citou dados do Congresso Nacional. “Somos atualmente, 50 deputadas (em exercício) entre os 513 parlamentares que ocupam uma cadeira na Câmara Federal e 12 senadoras em meio aos 81 senadores”, acrescentou.

Leia Também:  Aleto pode aprovar aumento de salário para governador e empréstimo junto ao banco BIRD

 

Para a parlamentar, apenas as cotas de candidatura não resolvem o problema e nem equiparam a participação das mulheres   com a dos homens. “Infelizmente, as mulheres sofrem discriminação em alguns detalhes como, por exemplo, no financiamento de campanha, uma vez que temos muito mais dificuldade. A maioria das candidaturas femininas são apenas para preencher a cota de 30% na chapa de candidatura”, completou.

 

FUG

Na ocasião, a deputada Josi que também é Presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Tocantins(FUG/TO) falou sobre os cursos de formação política oferecidos pelo modo EAD (Educação a Distância na modalidades semi-presencial), frisando, principalmente, o curso de Políticas Públicas de Gênero.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARLAMENTARES

Ponte que liga Palmas a Luzimangues passa a se chamar José Wilson Siqueira Campos

Published

on

A Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas ao Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, passa a denominar-se Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos. O projeto de
lei, de autoria do deputado Eduardo Fortes (PSD), foi aprovado na sessão matutina desta quarta-feira, dia 13.

Segundo a justificativa do parlamentar, o ex-governador, falecido aos 94 anos, em 04 de julho de 2023, foi indiscutivelmente um dos maiores líderes políticos do Tocantins deixando um legado inestimável. “Siqueira
foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, um incansável defensor dos interesses do povo tocantinense”.

Outro argumento do deputado é o de que o nome original da ponte não possui uma denominação atribuída por lei, pois obedece a um Decreto Executivo, tornado nulo através de sentença judicial transitada em julgado.

“Nesse sentido, atendemos todos os dispositivos atribuídos pela Lei 821, de 1996, que dispõe sobre a denominação de Logradouros, Obras, Estabelecimentos, Serviços e Monumentos Públicos e dá outras providências”, afirma Eduardo Fortes.

Comenda

Leia Também:  Deputado Mantoan participa da inauguração do Núcleo de Atendimento Integrado

O ex-governador também teve outra homenagem aprovada, dessa vez proposta pelo deputado Mantoan (PSDB), no Projeto de Resolução que institui a “Comenda Grã-Cruz Governador Siqueira Campos”.

De acordo com o projeto, a homenagem busca “preservar a imagem, a memória e a marcante personalidade de homem público, com vida laboriosa, do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Tocantins, o desbravador dos cerrados planaltinos”.

A data de entrega da Comenda deverá ocorrer na Sessão Solene realizada anualmente no mês de outubro.

 

Crédito – Foto: Clayton Cristus

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA