PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Superintendência do Procon aponta que principal necessidade do órgão é integrar ações em benefício do consumidor

O Superintendente do Procon, Walter Nunes, está visitando os núcleos regionais com o intuito de conhecer as realidades e demandas locais.

Publicado em

Em visita, esta semana, aos núcleos regionais de Araguatins e Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, o  superintendente do Procon/TO, Walter Nunes Viana Junior, acompanhado da Diretora de Defesa do Consumidor, Delicia Feitosa se reuniram  com as equipes com o intuito de conhecer as realidades e demandas locais. A proposta épromover uma política de gestão integrada em benefício do consumidor bem como de toda a sociedade. Nessa empreitada de vistoria, o gestor já visitou nove dos 10 núcleos instalados em todas as regiões do estado.

Faltando apenas o Núcleo Regional de Atendimento de Dianópolis para visitar, mas com base nos diagnósticos apresentados pela maioria das regionais, o gestor reforça que umas das prioridades de sua gestão é investir na capacitação dos servidores, considerando que o êxito de todas as etapas do atendimento ao consumidor depende desse processo de aprimoramento. “Além de promover a celeridade do atendimento ao consumidor, o servidor melhor preparado terá todas as condições de contribuir com a política do Procon que é promover a harmonia nas relações de consumidor e fornecedor.

A nova gestão também está incumbida em fortalecer as ações de prevenção no que se refere ao trabalho na educação para o consumo e a atuação do órgão junto aos fornecedores. Para o superintendente Walter Nunes Viana Junior, essa relação com o fornecedor deve ser reavaliada uma vez que no contexto comercial ele também é um consumidor. “Nossa proposta não é excluir as sanções caso sejam necessárias suas aplicações, mas também munir a categoria com informações inerentes para que a relação entre consumidor e fornecedor aconteça de forma harmônica e a resolutividade das demandas se dêem no âmbito do diálogo. A proposta para o melhoramento da estrutura física dos núcleos e a repercussão dos processos abertos contra BRK e Energisa junto a sociedade também esteve entre os assuntos abordados.

Leia Também:  Setas discute com municípios da região central implantação do programa Família Acolhedora

Credibilidade

Na oportunidade, o superintendente do Procon/TO assegurou que todo empenho será feito para que as demandas pontuadas, principalmente a capacitação sejam executadas. “Nós estamos esperançosos para que nossas demandas sejam atendidas, principalmente, no que se refere às capacitações. Precisamos estar preparados para atender bem o consumidor nos assuntos do dia a dia, mas também ter alternativas para àquelas questões que não somos tão consultados mas que requer algum tipo de esclarecimento”, expressou  a maioria dos  servidores creditando confiança na proposta da nova gestão.

A Diretora de Defesa do Consumidor, Delícia Feitosa ressaltou que a promoção e defesa dos direitos do consumidor, antes de tudo, passa pelo equilíbrio e integração das relações entre os servidores. Após parabenizar o esforço de todos em realizar o trabalho mesmo com algumas dificuldades na estrutura física, a diretora destacou que para que o trabalho desenvolvido por cada núcleo seja fortalecido é necessário haver compartilhamento das atividades sejam elas exitosas ou não. Essa interação, segundo e diretora traz equilíbrio e fortalecimento do  órgão como um todo.  Ao apontar os desafios de cada núcleo frente à educação, prevenção e fiscalização, Delicia Feitosa reforçou que a política da atual gestão visa a valorização do servidor a fim de que, cada vez mais a instituição ganhe reconhecimento perante a sociedade.  “Sabemos que temos um índice de mais de 80% de aprovação junto ao consumidor, mas precisamos atingir a excelência e para isso precisamos mudar a nossa mentalidade e assim contribuir também com a mudança de comportamento das pessoas frente a essa questão do consumo.

Leia Também:  Procon notifica Caixa para que forneça informações referente a Pausa Emergencial

Em Araguatins o superitendente do Procon/TO Walter Viana também realizou visita de cortesia a Associação Comercial de Araguatins, oportunidade onde colocou  o Procon à disposição da entidade para a realização de capacitações e palestras aos fornecedores e seus colaboradores. Participaram do encontro os proprietários das lojas de Móveis Globo e Vidraçaria Goiana, Carlos Jardel e João Rodrigues, respectivamente, além do chefe do núcleo local, Jazi Antunes.

Entrevistas

Em entrevistas nas rádios Sucesso FM de Araguatins e Sucesso FM 96,1 de Tocantinópolis (96FMa nova política de gestão da Superintendência do Procon, a repercussão dos processos contra BRK e Energisa  junto à sociedade e a campanha do Procon  “Praia consciente é mais legal”, junto ao público das praias no Tocantins foram alguns dos assuntos abordados pelo superintendente Walter Viana e pela Diretora de Defesa do Consumidor, Delicia Feitosa.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural

Published

on

Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar

 

Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.

Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.

“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.

Leia Também:  Pais fazem protesto em prol da volta às aulas presenciais nas escolas particulares

 “O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.

Sisar

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA