Prefeitura de Porto Nacional conquista o Prêmio Prefeito Empreendedor

Serão premiados gestores que tenham instaurado projetos de incentivo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios

A Prefeitura de Porto Nacional foi vencedora da 10º Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Empreendedorismo nas Escolas. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de terça-feira, 4, no auditório do Tribunal de Contas do Estado em Palmas.

O prefeito Joaquim Maia recebeu o Troféu Arara Azul pelo projeto Empreendedorismo nas Escolas, realizado pela parceria entre Secretaria Municipal da Produção e Secretaria Municipal da Educação. Porto Nacional se credencia para a etapa nacional do prêmio, que está prevista para acontecer em maio de 2019 em Brasília.

Joaquim enfatizou que uma das metas do Município é investir na formação dos professores e alunos, principalmente na área de empreendedorismo. “Este é um prêmio que estabelece aquilo que estamos tentando marcar com os nossos jovens, que é eles aprenderem a ser empreendedores a partir das nossas escolas. Isso estamos fazendo a partir da formação dos nossos professores e fazer com que o empreendedorismo esteja mais forte em nossas escolas”, explicou Joaquim, que agradeceu o empenho dos servidores da Educação e da Produção na realização do projeto.

O secretário da Produção, Jefferson Lopes, destacou que a Horta Educativa é apenas o começo de um longo trabalho. “É um trabalho benéfico em parceria com a Secretaria da Educação. Tudo tem que ter uma boa parceria, tem que ter um bom entendimento, e hoje são mais de 4600 alunos que estão sendo contemplados com o projeto. Agradeço a todos os parceiros, colaboradores e funcionários que se empenharam para que o trabalho desse um resultado positivo”, afirmou Jefferson.

Além do empreendedorismo, a secretária da Educação, Shyrleide Maia, destacou que o projeto alimenta com qualidade as crianças que estudam nas escolas municipais. “A importância do projeto se dá porque nós estamos trabalhando com as crianças e alimentando elas melhor. Além dele, nós temos o JEPP, em parceria com o Sebrae, onde os alunos estão aprendendo sobre empreendedorismo”, informou Shyrleide.

Horta Educativa  

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da secretaria municipal da Produção, lançou oficialmente em junho, a Horta Comunitária Educativa. O Projeto está localizado no Setor São Vicente, ao lado da Escola Municipal Delza da Paixão, em um terreno que estava sendo utilizado para descarte irregular de lixo. As hortaliças cultivadas no local serão fornecidas para a alimentação das escolas municipais e do ILPI (Instituto de Longa Permanência de Idosos) Tia Angelina.

A secretaria municipal da Educação é parceira do projeto. Os gestores municipais de todas as escolas agendam a participação de seus alunos na horta. A partir do agendamento as crianças contam com aulas práticas em que recebem conceitos de sustentabilidade com os técnicos da Secretaria da Produção.

Prêmio

O prêmio realizado a cada dois anos é uma forma de reconhecimento aos prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. Serão premiados gestores que tenham instaurado projetos de incentivo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Os vencedores recebem o troféu Sebrae Arara Azul, uma escultura lapidada em vidro, no formato de uma das aves símbolo do Tocantins. A homenagem foi criada pelo Sebrae Tocantins para reconhecer personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado.

FAÇA SEU COMENTÁRIO