Oito em cada dez graduações da UFT são estreladas no Guia do Estudante 2018

O curso de Licenciatura em Letras do Câmpus de Araguaína recebeu cinco estrelas na avaliação, sendo a maior nota entre as graduações da UFT

Cerca de 80% dos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberam de três a cinco estrelas na Avaliação do Guia do Estudante (GE) 2018 - Melhores Universidades. A relação dos cursos com as notas recebidas está na publicação GE Profissões Vestibular 2019 (Editora Abril), já disponível nas bancas. O curso de Licenciatura em Letras do Câmpus de Araguaína recebeu cinco estrelas na avaliação, sendo a maior nota entre as graduações da UFT.

Os cursos foram avaliados em três aspectos: projeto didático-pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Somente são classificados como “estrelados” pelo GE os cursos de graduação que, ao final da avaliação, conquistam nota três, quatro ou cinco – considerados, respectivamente, como cursos de três, quatro ou cinco estrelas.

A UFT na Avaliação do Guia do Estudante 2018

O Curso de Letras do Câmpus de Araguaína recebeu a pontuação máxima – cinco estrelas - pelo segundo ano consecutivo. Outros 14 cursos, com quatro estrelas, foram considerados muito bons e 23 receberam conceito bom, conforme o Guia. No total, os sete câmpus da UFT tiveram cursos estrelados pelo Guia do Estudante 2018.

Cinco cursos melhoraram o conceito em comparação à classificação recebida no ano anterior pela publicação (Guia do Estudante 2017 – Melhores Universidades): subiram de três para quatro estrelas os cursos de Geografia (Licenciatura) do Câmpus de Araguaína, Engenharia Florestal (Bacharelado/Câmpus de Gurupi), a Licenciatura em Pedagogia do Câmpus de Miracema e, no Câmpus de Palmas, o Bacharelado em Administração e também o Bacharelado em Ciência da Computação.

Para a pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Vânia Maria de Araújo Passos, o resultado da Avaliação "expressa a melhora dos cursos de graduação da UFT a partir de uma gestão acadêmica com foco no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por professores, alunos e técnicos administrativos". 

Já segundo o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o resultado é fruto de esforço coletivo dos partícipes da Universidade no desenvolvimento das ações da Instituição que, mesmo no atual cenário restritivo, do ponto de vista orçamentário, esforça-se por inovar e seguir ofertando um Ensino Superior público de qualidade. Ainda para Bovolato, a meta da gestão, em relação à Avaliação do GE, é elevar a classificação de cada curso de graduação em, ao menos, uma estrela. 

Confira a avaliação da UFT pelo Guia do Estudante 2018 – Melhores Universidades:

Curso

Câmpus

Estrelas

 1. Letras (Licenciatura)

Araguaína

5

 2. Ciências Biológicas (Licenciatura)

Araguaína

4

 3. Geografia (Licenciatura)

Araguaína

4

 4. Medicina Veterinária (Bacharelado)

Araguaína

4

 5. Zootecnia (Bacharelado)

Araguaína

4

 6. Pedagogia (Licenciatura)

Arraias

4

 7. Agronomia (Bacharelado)

Gurupi

4

 8. Engenharia Florestal (Bacharelado)

Gurupi

4

 9. Pedagogia (Licenciatura)

Miracema

4

 10. Administração (Bacharelado)

Palmas

4

 11. Ciência da Computação (Bacharelado)

Palmas

4

 12. Filosofia (Bacharelado)

Palmas

4

 13. Pedagogia (Licenciatura)

Palmas

4

 14. Ciências Biológicas (Bacharelado)

Porto Nacional

4

 15. Letras (Licenciatura)

Porto Nacional

4

 16. Física (Licenciatura)

Araguaína

3

 17. História (Licenciatura)

Araguaína

3

 18. Química (Licenciatura)

Araguaína

3

 19. Matemática (Licenciatura)

Arraias

3

 20. Engenharia Bioquímica, de Bioprocessos e Biotecnologia (Bacharelado)

Gurupi

3

 21. Química (Bacharelado)

Gurupi

3

 22. Serviço Social (Bacharelado)

Miracema

3

 23. Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

Palmas

3

 24. Ciências Econômicas (Bacharelado)

Palmas

3

 25. Direito (Bacharelado)

Palmas

3

 26. Enfermagem (Bacharelado)

Palmas

3

 27. Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado)

Palmas

3

 28. Engenharia Civil (Bacharelado)

Palmas

3

 29. Engenharia de Alimentos (Bacharelado)

Palmas

3

 30. Jornalismo (Bacharelado)

Palmas

3

 31. Nutrição (Bacharelado)

Palmas

3

 32. Teatro (Licenciatura)

Palmas

3

 33. Ciências Biológicas (Licenciatura)

Porto Nacional

3

 34. Geografia (Bacharelado)

Porto Nacional

3

 35. Geografia (Licenciatura)

Porto Nacional

3

 36. História (Licenciatura)

Porto Nacional

3

 37. Ciências Sociais (Licenciatura)

Tocantinópolis

3

 38. Pedagogia (Licenciatura)

Tocantinópolis

3


Realizada anualmente, a Avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita com coordenadores de curso, diretores de departamento e professores de graduações em todo o país. Os pareceristas emitem conceitos que permitem classificar cada curso em ruim (nota 1), regular (nota 2), bom (nota 3), muito bom (nota 4) ou excelente (nota 5).

A publicação, que ocorre há quase três décadas, é um dos principais veículos de divulgação de instituições de ensino superior do Brasil e, desde 2017, além das tradicionais avaliações dos cursos de bacharelados, passaram também a serem avaliadas as licenciaturas do país – a exemplo do Curso de Letras do Câmpus de Araguaína, que recebeu a nota máxima já na primeira Avaliação de que participou para o GE.

FAÇA SEU COMENTÁRIO