PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Pedal Amarelo leva dicas e sensibiliza araguainenses nas ruas de Araguaína

Passeio mobilizou 350 ciclistas, pedestres e patinadores. Ação faz parte da Campanha Maio Amarelo que vai até dia 30.

Publicado em

Mais de 350 participantes, entre ciclistas, pedestres e patinadores, participaram do 3º Pedal Amarelo no último sábado, 18, em Araguaína. Em um percurso pelas principais ruas da cidade, com saída e chegada na Via Lago, o evento levou dicas e sensibilizou sobre a parte mais vulnerável no trânsito.

“É muito importante que saibamos nossos direitos e deveres para que diminuam os acidentes. O nosso objetivo é chamar a atenção para que as pessoas usem as dicas de segurança umas com as outras e consigo mesmas”, assegurou o diretor de Educação para o Trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Claudiel Santos.

O Pedal Amarelo faz parte da Campanha Maio Amarelo e teve o apoio dos grupos Amigos do Pedal, MTBiker’s, Cross Trilha, JNAF Bicycles, Batons do Cerrado, Futuros Atletas, Autobicicletão e Serviço Social da Indústria (Sesi). Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o movimento realiza várias ações na cidade até o dia 30, como palestras, simulação de acidentes e blitzen. 

Papel de cada um 
Para o administrador e ciclista Raimundo Lima, que participou do Pedal Amarelo, todos devem se conscientizar do papel de cada um para um trânsito mais seguro. “É fundamental que a comunidade se envolva nessas questões de trânsito, já que um trânsito seguro é para benefícios de todos”.

Leia Também:  Saúde discute internação compulsória e o papel da família nesse enfrentamento

Já a professora Iva Silva levou o filho Lucas, de 13 anos, para o movimento e falou da busca pela sensibilização das futuras gerações. “Trouxe o meu filho porque nós somos uma parte vulnerável no trânsito, então fazemos parte desse movimento para chamar a atenção das pessoas para um trânsito seguro tanto para quem estar dirigindo quanto para ciclistas e pedestres”.

Dicas
Entre as dicas repassadas durante o evento para os ciclistas é o uso do capacete de proteção. Outra dica fundamental, segundo o diretor Claudiel Santos, é colocar farol na bicicleta para quando for pedalar à noite e jamais ir na contramão.
 
“O correto é pedalar na mesma direção dos veículos. Evitar trafegar junto aos ônibus e caminhões. Em ruas com paradas de ônibus não é recomendado ficar na pista da direita, mas na pista do meio ou na segunda pista da direita. Em cruzamentos e esquinas este também é o local mais seguro”, informou o diretor.

Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e sensibilização por um trânsito seguro. A ação em Araguaína é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT e parceiros: Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Trânsito (Detran/TO); Corpo de Bombeiros; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU/192); além de instituições, empresas e entidades.

Leia Também:  Decreto antecipa férias e altera rotinas de trabalho dos servidores da Prefeitura

Programação 
Dia 20 (segunda-feira)
17h – Blitz Educativa (Avenida Cônego João Lima, Setor Entroncamento).
 
Dia 21 (terça-feira)
8h e 15h – Palestra educativa (Escola Municipal Luiz Gonzaga, Setor Costa Esmeralda).
 
Dia 22 (quarta-feira)
17h30 – Simulação de acidente de trânsito (local a definir).
 
Dia 23 (quinta-feira)
18h30 – Palestra educativa (Empresa Tô no Lucro).
 
Dia 27 (segunda-feira)
19h – Palestra educativa para mototaxistas (Cooperativa de Mototaxistas, Bairro São João).
 
Dia 30 (quinta-feira)
7h – Encerramento do Maio Amarelo com blitz educativa (Avenida Filadélfia, próximo ao Quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Governador Wanderlei Barbosa prestigia comemoração do 28º aniversário de Barra do Ouro

Published

on

  Programação contou com shows e eventos esportivos, que atraíram pessoas de toda a região

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou no sábado, 20, na praça Nemésio Miranda, a programação comemorativa dos 28 anos de emancipação política do município de Barra do Ouro, no norte do estado. As comemorações tiveram início na sexta-feira, 19, com programação esportiva e musical.

“Eu quero parabenizar a cidade de Barra do Ouro, os barroerenses e a gestão da prefeita Nélida, que tem feito uma transformação na cidade”, destacou o governador Wanderlei Barbosa. O Governador lembrou que o município, com seus 28 anos de emancipação, tem muito a comemorar. “A cidade está bem cuidada, somos parceiros e queremos sempre ajudar. Parabéns Barra do Ouro”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

A prefeita de Barra do Ouro, Nélida Vasconcelos, contou que já é uma tradição comemorar o aniversário da cidade com uma grande programação e a presença do Governador este ano foi muito importante e demonstra o respeito que ele tem pela cidade. “É o vigésimo oitavo ano de emancipação do nosso município e foi motivo de gratidão ter o governador Wanderlei aqui com a gente, nos prestigiando. Ele tem contribuído muito com o município”, enfatizou a gestora.

Leia Também:  Caixa abre inscrições para estágio

O encerramento da programação contou com shows dos cantores nacionais Kaio Fonseca, Joan Alessandro, Lelis, Alanzin Coreano. O momento mais esperado da noite foram as apresentações dos cantores Eduardo Costa e Washington Brasileiro, que atraíram milhares de pessoas da região.

História

A cidade de Barra do Ouro foi fundada em 26 de abril de 1996, pelo senhor Nermizio Machado Miranda, primeiro prefeito do município, sendo desmembrado de Goiatins sete anos após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988. O primeiro morador a fixar residência foi o senhor Impotêncio. Após 14 anos, veio o segundo morador, o senhor Inação, que casou-se e estabeleceu família no município.

Em 16 de dezembro de 1940, um garimpeiro, que por ali passava, Sr. Sandes Carvalho, bamburrou na divisa do riacho Gorgulho afluente do Rio Tocantins, que fazia junção com o córrego Bacabal. Surge então o Rio Ouro, no lugar do rio Gorgulho, vindo logo após dar origem à Vila Barra do Ouro.

Em 1980, com a grande enchente do Rio Tocantins, surgiu a ideia de construir uma sede mais distante da margem do rio, pois até então, desde a criação da Vila, os poucos moradores moravam próximo ao leito do rio. Em 1990, com outra grande enchente, surge o povoado da Cidade Nova, a 3 km da margem do rio, bastante questionado pelos moradores que ali residiam.

Leia Também:  Palmas Coworking 21 inova conceito de espaço de trabalho compartilhado na Capital

Em 1992, já com mais ou menos 300 habitantes, surgiu a ideia da emancipação do município. Elevado à categoria de município e distrito, com a denominação de Barra do Ouro, pela Lei Estadual nº 829, de 26 de abril de 1996, desmembrado de Goiatins.

O município foi instalado em 1º de janeiro de 1997. A economia é baseada na agricultura e pecuária.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA