Feira do conhecimento reúne comunidade do Colégio Rachel de Queiroz para mostra de projetos científicos

Os projetos desenvolvidos abordaram diversos assuntos que unem conteúdos de sala de aula à prática cotidiana

Carrinhos com baterias movidas a energia solar, com placas fotovoltaicas, sabão caseiro e protótipo de motor reator de hidrogênio são algumas das exposições da “I Feira do Conhecimento Científico Tecendo Saberes – Sustentabilidade, Energias Renováveis e Receitas Nutritivas”. A atividade foi desenvolvida no Colégio Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, de Palmas, na manhã desta quarta-feira, 20, com projetos de estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio.

A iniciativa partiu dos professores de ciências da natureza da escola, com o intuito de tornar prático o ensino, conforme explica a professora de química, Débora Batista Reis. “A ideia é justamente contribuir para o e ensino e a aprendizagem, aliando o conteúdo ao cotidiano do estudante”, explicou.

Outros projetos foram voltados para a produção de alimentos, reciclagem de papel. A estudante Maria Eduarda Silva falou sobre a produção dos projetos para a Feira. “Essa e a primeira edição desse projeto e a gente teve aula para estudar os conteúdos e depois desenvolver as ideias para esses trabalhos científicos”.

Já Amanda Melo, da 2ª série do ensino médio, destacou a temática sustentável inclusa nos trabalhos. “O bom é que, além de criar projetos, contribuímos para ajudar o meio ambiente, com as energias renováveis e reciclagem de papel, por exemplo”, frisou.

O Projeto Feira do Conhecimento Científico visa incentivar a pesquisa na unidade escolar, como destaca a coordenadora pedagógica, Marinalva da Silva Morais. “Trazer o conteúdo dos livros para a realidade do estudante é a proposta. Eles entendem os processos, unem a teoria à prática e, assim, a gente sistematiza o conhecimento e mostra que eles podem ser pesquisadores”, finalizou.

Os projetos desenvolvidos abordaram diversos assuntos. Para tratar de energias renováveis, eles desenvolveram projetos sobre a hidroelétrica, a eólica, reator de hidrogênio e biodigestor. Sobre o reaproveitamento de materiais, foi feita a produção de sabão a partir de óleos de cozinha e ações de reciclagem do papel. Já na área de receitas alternativas, eles reaproveitaram alimentos para ter um resultado sustentável.

FAÇA SEU COMENTÁRIO