PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PREVENÇÃO

Em cinco dias de imunização a Saúde de Palmas já vacinou 480 crianças contra a dengue

Publicado em

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) já vacinou 480 crianças contra a dengue. No entanto, para ampliar o alcance da imunização, é imprescindível que os pais e responsáveis estejam atentos à caderneta de vacinação das crianças, mantendo-a sempre atualizada. Esses números referem-se aos dias 28 e 29 de fevereiro, 1º, 2 e 4 de março de 2024. Na Capital, a vacinação começou no último dia 28 de fevereiro.

Neste primeiro momento, a vacina está disponível  em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas para crianças de 10 e 11 anos. O cronograma de aplicação da vacina Qdenga é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para tomar o imunizante, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável, com documentos pessoais e o cartão de vacinação. Não podem tomar a vacina gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiência. Para aqueles que tiveram a doença recentemente, é necessário um prazo de seis meses para aplicação da dose.

Além da disponibilização de doses nas Unidades de Saúde, a Semus prepara ações extramuros, ou seja, fora das unidades, em horários alternativos e em locais com grande circulação de pessoas.

Leia Também:  Governo do Tocantins inaugura nova unidade psiquiátrica no HGP

Casos suspeitos

Nesta terça-feira, 5, a Semus publicou o mais recente Boletim Epidemiológico das Arboviroses, referente às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março foram registrados 306 casos suspeitos de dengue, o que representa uma redução de 6,6% no número de casos em comparação ao boletim anterior, que teve 372 casos. Também foram registrados 56 casos suspeitos de chikungunya e 22 de zika em Palmas.

 

Crédito – Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Núcleo de Atendimento do HGP já realizou mais de 4 mil atendimentos a vítimas de violência em 2025

Published

on

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), mantém no Hospital Geral de Palmas (HGP) o Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (Nuave), que em 2025 já registrou 4.299 atendimentos. O serviço oferece apoio humanizado e especializado a adolescentes, adultos e idosos vítimas ou suspeitas de violência física, sexual, autoprovocada, negligência, abandono e casos de automutilação ou ideação suicida.

A equipe multiprofissional é composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos generalistas, psiquiatra e ginecologista. A psicóloga Raphaella Pizani, responsável pelo Nuave, explicou que o núcleo realiza busca ativa no pronto-socorro, pois muitas vítimas de violência doméstica não declaram as agressões. “Ressaltamos sempre que a culpa nunca é da vítima. Nosso papel é acolher e acionar a rede de proteção, que inclui a delegacia da mulher, a Defensoria, a Patrulha Maria da Penha, entre outros parceiros”, afirmou.

Segundo a profissional, quando a vítima aceita denunciar, o núcleo organiza o processo junto à Delegacia, ao IML e ao Núcleo de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). A medida protetiva é acionada antes da alta hospitalar, garantindo a segurança da mulher.

Leia Também:  Júnior Geo quer reforço de médicos neuropediatras nos hospitais estaduais do Tocantins

O Nuave articula ainda com outros pontos da rede de saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I), para continuidade da assistência a crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA