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Saúde

Em Araguaçu e Alvorada, secretários da Saúde ouvem demandas da população e servidores

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“Graças a Deus tem este hospital aqui e o atendimento é melhor do que em vários outros estados por onde eu já estive, até mesmo no sul do país. Moro aqui desde que nasci e minha família toda é sempre bem atendida quando vem a este hospital, a equipe da limpeza à direção é muito atenciosa”. A declaração é da Keila de Paula, que acompanhava a filha Ana Karolina, em tratamento no Hospital Regional de Araguaçu, extremo sul do Tocantins. A unidade foi visitada pelos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na terça-feira, 21.

Para o diretor-geral da unidade, Elvis Lyra, “para nós é sempre uma alegria receber os secretários e as equipes técnicas da Secretaria, pois é um momento de alinhamento em que eles vivenciam a nossa realidade. Quem ganha com isso é a população, uma vez que os apontamentos e pedidos são sempre em prol de um atendimento melhor”.

Segundo o titular da SES-TO, Carlos Felinto, “estivemos no Hospital Regional de Gurupi, na obra do Hospital Geral e hoje visitamos as unidades de Araguaçu e Alvorada. A agenda de visitas é uma forma de verificar in loco o atendimento dispensado à nossa população e também, para verificar as condições de trabalho dos nossos servidores. Isso nos permite tomar decisões mais assertivas e promover uma gestão mais humanizada, como nos determina o governador Wanderlei Barbosa”.

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A técnica de enfermagem que atua em Araguaçu, Dercionilia Cardoso aproveitou a visita dos gestores. “Temos duas salas cirúrgicas e aproveitamos para solicitar alguns equipamentos mais modernos que otimizem o trabalho que fazemos aqui. Os secretários foram receptivos e tenho certeza que esta abertura de diálogo fará diferença para nós e a população”.

Em Alvorada, os gestores também ouviram a população e os servidores. “Foi a primeira vez que vi um secretário aqui no hospital e fiquei feliz. A gente mora longe da Capital e sempre fica a sensação de que as nossas necessidades não serão vistas como devem. Achei muito importante esta ação de virem aqui”, afirmou a paciente, Edilene Borges.

“Buscamos sempre levar as demandas da unidade para a Secretaria, sempre que vamos para reuniões com os gestores da Pasta, mas recebê-los no hospital faz uma grande diferença, porque eles vivenciam a rotina nossa de cada dia”, destacou o diretor do Hospital Regional de Alvorada, Sindoman Neves.

Fizeram parte da comitiva da SES-TO, o secretário-executivo da Pasta, Luciano Lima, a superintendente de Gestão Administrativa, Laís Regina Santos e o superintendente de Unidades Hospitalares Própria, Andreis Vicente.

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SAÚDE

Livro sobre experiências no enfrentamento a pandemia da Covid-19 será lançado na terça-feira, 18

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A pandemia da Covid-19, que teve início em 2020, foi um marco mundial e desafio para os profissionais de saúde. A fim de compartilhar vivências deste período, o servidor de carreira da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), Ullannes Passos Rios, lança na próxima terça-feira, 18, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), em Palmas, o livro ‘GESTÃO DO INIMAGINÁVEL – A experiência que vivi no combate à COVID-19’.

Segundo Ullannes, que durante o início da pandemia atuou no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde) e em seguida na Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS/SES-TO), “a obra é fruto de uma experiência intensa e desafiadora durante a pandemia de COVID-19. Foi um período que testou nossos limites como gestores, profissionais de saúde e cidadãos. Ele relata em detalhes o enfrentamento da pandemia no Tocantins, com uma visão de dentro da gestão pública, baseada em fatos e decisões que impactaram diretamente a vida das pessoas”.

O autor explicou que a ideia do livro surgiu ainda durante a pandemia, quando ele percebeu que o momento era histórico e precisava ser registrado. “A rotina exaustiva e as dificuldades enfrentadas por toda a equipe de saúde mostravam a necessidade de um relato que servisse tanto como memória quanto como aprendizado para o futuro, e acredito que a principal contribuição da obra para os profissionais da área é trazer uma visão detalhada da gestão de uma crise sanitária sem precedentes”.

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A obra

A pesquisa para o livro se baseou em dados oficiais, boletins epidemiológicos, relatórios técnicos e, principalmente, na vivência direta na gestão da crise. Também foram analisadas informações globais sobre a pandemia para contextualizar os desafios locais dentro do cenário nacional e internacional.

Um dos dados mais relevantes da pesquisa foi o impacto da pandemia na rede hospitalar, com a evolução da taxa de ocupação de leitos, a logística da distribuição de insumos e vacinas, e as decisões estratégicas que garantiram a ampliação da assistência.

A obra aborda ainda, o fator humano da pandemia, com o sofrimento vivido, as perdas e a resiliência dos profissionais de saúde.

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