Saúde Pública
Governo do Tocantins abre chamamento para contratação temporária de médicos
Dentro da política de fortalecimento da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.874 da última sexta-feira, 8, o chamamento público para médicos interessados em firmar contrato temporário com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO).

As vagas são destinadas a profissionais com Registro de Qualificação de Especialista nas especialidades de pediatria, ginecologia/obstetrícia e cirurgia geral, para atuação no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT).
Os interessados devem encaminhar currículo profissional, acompanhado dos documentos comprobatórios necessários ao exercício da função, para o e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas, os contatos disponíveis são: (63) 3027-4390 e (63) 3027-4391.
As contratações seguem os critérios da Lei nº 3.422, de 8 de março de 2019, que regulamenta a contratação de pessoal por tempo determinado, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme o inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.
Os salários variam de R$ 7.499,70 a R$ 22.499,10, acrescidos de indenização por insalubridade (8%, 10% ou 12%) e adicional noturno, conforme a legislação vigente.
“O chamamento visa garantir os serviços de saúde de forma mais célere e com ampliação de ofertas. Atender cada dia melhor a população usuária do Sistema Único de Saúde é uma preocupação nossa e uma determinação do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
SAÚDE
Em Palmas, mais de 76% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências
Agentes da Prefeitura visitaram 422.585 imóveis entre janeiro e novembro de 2025 para verificação de possíveis focos do mosquito
Dados levantados pelos agentes de combate às endemias (ACEs) da Prefeitura de Palmas, entre janeiro e novembro de 2025, revelam que 76% dos focos do Aedes aegypti estão em residências. As informações foram coletadas durante as visitas rotineiras dos ACEs em 422.585 imóveis nesse período. O alto índice de proliferação dentro das casas reforça a necessidade da atuação da população no combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Ao todo, foram inspecionadas 303.455 residências, 41.213 comércios, 45.141 terrenos baldios, 2.807 pontos estratégicos e 29.969 outros imóveis, como escolas e prédios públicos. Destes locais, foram registrados focos do Aedes aegypti em 1.242 casas, o que corresponde a 76,14% dos casos. Também foram identificados criadouros em 145 comércios (8,89%), 44 terrenos baldios (2,69%), 127 pontos estratégicos (7,78%) e 73 outros tipos de imóveis (4,47%), como prédios públicos, escolas e etc.
A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, reforça que o enfrentamento ao mosquito depende da colaboração direta da população. “A maioria dos focos continua dentro das casas. Isso reforça que o combate ao Aedes é uma responsabilidade compartilhada. A Prefeitura segue atuando com visitas, orientações e formações como a dos brigadistas, mas nenhum esforço será suficiente se cada morador não fizer a sua parte. São ações simples, semanais, que evitam a proliferação do mosquito e protegem a saúde de toda a comunidade”, afirma.
As visitas e orientações realizadas pelos ACEs são contínuas e fundamentais para conscientizar a população, como a eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza regular de calhas, caixas d’água e quintais, além da vistoria semanal das áreas externas e internas das residências.
Parceria no combate
A Semus promoveu nesta semana o Curso de Brigadistas de Combate ao Aedes no 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIM). A formação é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, com foco no fortalecimento institucional para ampliar as ações de prevenção e controle das arboviroses, especialmente por meio da educação em saúde.
Ao todo, 78 militares foram capacitados para atuar no enfrentamento ao mosquito, com treinamento voltado à vigilância ativa, identificação de focos, manejo adequado de recipientes e orientação direta à população. A iniciativa faz parte das estratégias do Vetor Zero e reforça o compromisso da gestão em unir esforços e ampliar a rede de apoio no combate ao Aedes.
-
POLÍCIA6 dias atrásPF cumpre mandados contra Wanderlei Barbosa, Karynne Sotero, deputado Léo Barbosa, Cláudia Lelis e ex-secretários em nova fase da Operação Fames-19
-
CIDADES5 dias atrásDetran/TO realiza décimo leilão do ano com 274 veículos em Arraias
-
PALMAS6 dias atrásPalmas lança programa que reforça o compromisso da gestão Eduardo Siqueira Campos com o desenvolvimento e a geração de empregos
-
Estado3 dias atrásGovernador Laurez Moreira visita centro de distribuição da SES/TO e acompanha envio de ar-condicionados para reforçar estrutura dos hospitais estaduais
-
PODCAST FOLHA CAPITAL7 dias atrásPastor Manoel Albuquerque — Fé, Transformação e a Missão de Salvar Vidas | Comunidade Leão de Judá
-
Estado3 dias atrásVisita técnica do MPTO ao Quilombo Grotão revela urgências em infraestrutura, acesso e regularização do território
-
POLÍTICA3 dias atrásGovernador Laurez Moreira encerra participação na COP30 e destaca diálogo, cooperação e parcerias para o desenvolvimento sustentável
-
PALMAS5 dias atrásPopulação aprova nova Base de Segurança da Guarda Metropolitana na Praia da Graciosa




