PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde Pública

Governo do Tocantins abre chamamento para contratação temporária de médicos

Publicado em

Dentro da política de fortalecimento da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.874 da última sexta-feira, 8, o chamamento público para médicos interessados em firmar contrato temporário com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO).

As vagas são destinadas a profissionais com Registro de Qualificação de Especialista nas especialidades de pediatria, ginecologia/obstetrícia e cirurgia geral, para atuação no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT).

Os interessados devem encaminhar currículo profissional, acompanhado dos documentos comprobatórios necessários ao exercício da função, para o e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas, os contatos disponíveis são: (63) 3027-4390 e (63) 3027-4391.

As contratações seguem os critérios da Lei nº 3.422, de 8 de março de 2019, que regulamenta a contratação de pessoal por tempo determinado, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme o inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

Os salários variam de R$ 7.499,70 a R$ 22.499,10, acrescidos de indenização por insalubridade (8%, 10% ou 12%) e adicional noturno, conforme a legislação vigente.

“O chamamento visa garantir os serviços de saúde de forma mais célere e com ampliação de ofertas. Atender cada dia melhor a população usuária do Sistema Único de Saúde é uma preocupação nossa e uma determinação do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Portal de Vagas da Sólides com mais de 140 oportunidades de emprego em Palmas e região metropolitana
Advertisement

SAÚDE

Em Palmas, mais de 76% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências

Published

on

Agentes da Prefeitura visitaram 422.585 imóveis entre janeiro e novembro de 2025 para verificação de possíveis focos do mosquito

Dados levantados pelos agentes de combate às endemias (ACEs) da Prefeitura de Palmas, entre janeiro e novembro de 2025, revelam que 76% dos focos do Aedes aegypti estão em residências. As informações foram coletadas durante as visitas rotineiras dos ACEs em 422.585 imóveis nesse período. O alto índice de proliferação dentro das casas reforça a necessidade da atuação da população no combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ao todo, foram inspecionadas 303.455 residências, 41.213 comércios, 45.141 terrenos baldios, 2.807 pontos estratégicos e 29.969 outros imóveis, como escolas e prédios públicos. Destes locais, foram registrados focos do Aedes aegypti em 1.242 casas, o que corresponde a 76,14% dos casos. Também foram identificados criadouros em 145 comércios (8,89%), 44 terrenos baldios (2,69%), 127 pontos estratégicos (7,78%) e 73 outros tipos de imóveis (4,47%), como prédios públicos, escolas e etc.

A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, reforça que o enfrentamento ao mosquito depende da colaboração direta da população. “A maioria dos focos continua dentro das casas. Isso reforça que o combate ao Aedes é uma responsabilidade compartilhada. A Prefeitura segue atuando com visitas, orientações e formações como a dos brigadistas, mas nenhum esforço será suficiente se cada morador não fizer a sua parte. São ações simples, semanais, que evitam a proliferação do mosquito e protegem a saúde de toda a comunidade”, afirma.

Leia Também:  No que depender de mim, o déficit habitacional do Tocantins está com os dias contados”, afirma Amastha

As visitas e orientações realizadas pelos ACEs são contínuas e fundamentais para conscientizar a população, como a eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza regular de calhas, caixas d’água e quintais, além da vistoria semanal das áreas externas e internas das residências.

Parceria no combate

A Semus promoveu nesta semana o Curso de Brigadistas de Combate ao Aedes no 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIM). A formação é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, com foco no fortalecimento institucional para ampliar as ações de prevenção e controle das arboviroses, especialmente por meio da educação em saúde.

Ao todo, 78 militares foram capacitados para atuar no enfrentamento ao mosquito, com treinamento voltado à vigilância ativa, identificação de focos, manejo adequado de recipientes e orientação direta à população. A iniciativa faz parte das estratégias do Vetor Zero e reforça o compromisso da gestão em unir esforços e ampliar a rede de apoio no combate ao Aedes.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA