APÓS RESCISÃO
Governo busca soluções para os serviços laboratoriais aos usuários do SUS
SAÚDE

Na reunião, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva pediu agilidade das equipes. “Precisamos ser ágeis na solução do problema para que a população não seja prejudicada e os pacientes tenham seus diagnósticos em mãos, recebam o tratamento adequado e restaure sua saúde”, disse.
No encontro ficou definido que o Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) catalogará todas as amostras encontradas na sede do Sicar e avaliará a qualidade do material. Aliado a isso, o órgão também receberá todas as amostras que já foram coletadas pelas unidades hospitalares.
Para a análise das amostras a SES-TO buscou parceria com a Secretaria de Saúde de Palmas, que analisará a capacidade técnica para atender ao pedido. “Conversamos com o município de Palmas e esperamos uma resposta nos próximos dias. Aliado a isso, nossas equipes estudam a possibilidade de uma requisição administrativa e credenciamento de empresas especializadas”, disse Afonso Piva.
Lacen-TO
Desde o ano passado, o LACEN-TO está se preparando para a realização dos exames de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero. Para isso a unidade já tem as equipes treinadas e está em fase final de instalação de equipamentos. “A partir da estruturação do LACEN-TO teremos um serviço de qualidade, com tecnologia inovadora, ofertado pela própria Secretaria, o que reduz custos e tempo na entrega dos resultados”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra.
Vistorias
Na tarde desta quinta-feira, técnicos da Vigilância Sanitária Estadual estiveram nos laboratórios que prestam serviços à SES-TO, em Araguaína. “A pedido do secretário Afonso, nossas equipes farão relatórios destas visitas que embasarão a Gestão Estadual, em decisões pontuais para garantir qualidade nos serviços prestados”, disse a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Amanda Feitosa.

SAÚDE
Gestores debatem qualidade da saúde pública tocantinense em reunião da CIB

Esclarecimentos sobre a realização de exames, cirurgias eletivas e testes do pezinho estiveram em pauta na 4ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na tarde da quinta-feira, 19, no auditório da Assembleia Legislativa (AL-TO).
Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou a solução para as análises e processamento dos exames citopatológicos – exames preventivos ginecológicos para detecção do câncer de colo de útero, a 57 municípios tocantinenses. As cidades eram atendidas pelo IPC Laboratório de Patologia Eireli, que teve o contrato rescindido pelo Estado, neste mês. O trabalho ficará a cargo do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO)
O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/TO), Rondinelly da Silva e Souza, afirmou que o Conselho estava de acordo com o posicionamento repassado pela SES-TO. “Nós gestores municipais apenas queremos o serviço funcionando. Saber que teremos um serviço de qualidade, depois de toda esta situação com o antigo laboratório, com uma solução rápida é para parabenizar a todos”, disse.
As cirurgias eletivas foram apontadas pela equipe da Superintendência de Unidades Próprias (SUHP-SES-TO). Dentro do propósito de proporcionar uma saúde pública de qualidade, com foco no bem-estar da população e reduzir o tempo de espera por um procedimento eletivo, a Gestão Estadual segue com o Opera Tocantins. De 20 de outubro de 2021 a 30 abril de 2022 o Estado já realizou 3.661.
Sobre a oferta do teste do pezinho, a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Veloso, afirmou que resolveu os impasses com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araguaína, e que deve retornar as análises das amostras nos próximos dias. “estamos em processo de contratação de outras empresas para que possamos atender a demanda reprimida” explicou.
A reunião teve ainda apresentações de projetos, homologações e pactuações pertinentes ao bom andamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Estado.
-
Edicao Digital7 dias atrás
Edição 357
-
CIDADES7 dias atrás
Filme sobre Senna é lançado com sucesso de público em Dianópolis
-
MUNDO7 dias atrás
Economia da China se retrai com lockdowns sobre fábricas e varejistas
-
INTERIOR7 dias atrás
MPTO abre inscrições para capacitação sobre fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência
-
POLÍCIA4 dias atrás
Ex-prefeito Ronaldo Dimas é alvo de operação da Polícia Federal por suspeita de fraudes
-
POLÍCIA6 dias atrás
Justiça condena a mais de 90 anos homem que abusou de cinco crianças
-
ECONOMIA6 dias atrás
Inscrições para o Prêmio FIETO de Inovação 2022 já estão abertas
-
SAÚDE5 dias atrás
Palmas assina contrato para realizar 3.146 cirurgias de catarata