PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

SAÚDE

Governo do Tocantins reforça importância da vacina BCG

Publicado em

Na busca por ampliar o conhecimento dos trabalhadores de enfermagem envolvidos no processo de imunização do Bacilo de Calmette e Guérin (BCG), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na terça-feira, 17, a oficina macrorregional para profissionais de saúde, sobre a administração segura e eficaz da vacina BCG. A ação ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas e foi coordenada pelas equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

A ação foi voltada para os enfermeiros responsáveis técnicos pelas salas de vacina e os técnicos em enfermagem dos hospitais que realizam partos no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e nos Hospitais Regionais de Gurupi (HRG) e Paraíso do Tocantins (HRPT), os quais atuam nos 81 municípios pertencentes à região de saúde macro centro-sul. Na ocasião foi abordada teoria sobre a vacina, preparo, conservação, administração e acompanhamento Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou à Imunização (ESAVI).

A gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES-TO, Diandra Rocha explicou que, “a vacina BCG é a mais barata e eficaz do Sistema Único de Saúde SUS e é fundamental para proteger crianças contra formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Ela apresenta uma taxa de proteção entre 70% e 90% para as formas mais graves da doença, o que a torna essencial na infância”.

Para os 136 profissionais presentes, a enfermeira da GI/SES-TO, Telma Andrade reforçou que, “a oficina vem para acolher, valorizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde. Desmistificar ideias equivocadas sobre o trabalho na imunização e fortalecer a equipe”.

Leia Também:  Governo do Tocantins realiza investigação e assessoria técnica sobre febre amarela em Monte do Carmo

“A oficina é voltada para capacitar profissionais de enfermagem que atuam nas salas de vacina, com foco na prevenção de erros e na redução de eventos adversos relacionados à imunização. Ela reforça a importância da vacina BCG na proteção contra as formas graves de tuberculose em bebês, destacando que sua aplicação precoce é essencial, salvo em casos específicos em que pode ser adiada”, explicou a médica Milka Macedo Araújo Viana.

De Paraíso do Tocantins e com 35 anos de atuação como técnica de enfermagem, Zilma Martins dos Santos  falou da experiência e revelou sua paixão pelo setor de imunização e em especial pela BCG. “Muito importante à oficina, mesmo após muitos anos de profissão. Sou apaixonada pela BCG, que mesmo com idade de aposentar prefere continuar com a missão de vacinar por amor, proteção e cuidado, mesmo encontrando às vezes pais resistentes, mas a gente vai explicando com jeitinho explicando a importância da vacina e eles entendem”.

“Nunca havia participado de uma capacitação específica sobre o tema, mas o aprendizado é muito valioso, pois vamos aprimorar nossos conhecimentos, o que vai agregar mais eficiência na nossa forma de atuação na sala de vacina”, disse a técnica de enfermagem de Aparecida do Rio Negro, Ana Flávia Almeida de Brito.

Leia Também:  Secretaria da Saúde promove Seminário Estadual de Doação de Leite Humano

Dados

Apesar do cenário nacional preocupante com a queda das coberturas vacinais infantis, o Tocantins se destaca positivamente na imunização contra as formas graves da tuberculose com a vacina BCG. Em 2024, o estado distribuiu mais de 72 mil doses do imunizante e registrou uma cobertura vacinal de 107,94%, superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 90%.

No Brasil, no entanto, os dados são preocupantes, a cobertura vacinal da BCG caiu para cerca de 75% em 2024, abaixo do ideal. Essa tendência de queda vem sendo observada desde 2015, afetando praticamente todas as vacinas do calendário infantil. Entre os principais fatores apontados estão a desinformação e a hesitação vacinal, amplificadas pelas fake news, além de desafios logísticos, como a interrupção da produção nacional da vacina pelo Instituto Ataulpho de Paiva — único produtor até 2022.

Homenagem

Na ocasião, a SES-TO e o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO) fizeram uma homenagem à técnica de enfermagem, Maria da Conceição do Nascimento Santos, com uma medalha simbólica em reconhecimento aos seus 30 anos de atuação e prestação de serviços à sociedade tocantinense.

Vacina

A vacina BCG é um imunizante aplicado em recém-nascidos na rotina do Calendário Nacional da Criança do PNI/MS que requer habilidades dos vacinadores.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Conselho de Saúde da 108 Sul promove reunião e mobiliza comunidade em defesa do SUS

Published

on

Garantido pela Constituição Federal de 1988 como uma das principais ferramentas de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Local de Saúde da Unidade Deise de Fátima (108 Sul – ARSE 13) tem se consolidado como um espaço estratégico de escuta, diálogo e protagonismo da população.

À frente do conselho está Diego de Abreu Noleto, usuário do SUS, médico de família e comunidade, com atuação também na área de psiquiatria. Ele traz à presidência uma vivência que une ciência, sensibilidade social e fé no poder transformador da participação cidadã.

“É nessa troca entre saber científico e saber popular que encontramos caminhos possíveis para um SUS mais universal, integral, equânime – e, antes de tudo, de qualidade”, afirma o presidente.

Desde março deste ano, o Conselho vem realizando reuniões periódicas e mobilizando a comunidade para participar ativamente das decisões que impactam diretamente a saúde do território. A próxima reunião, marcada para o dia 4 de agosto de 2025, às 16h, na Igreja Presbiteriana Central de Palmas, deve consolidar as propostas e os avanços debatidos ao longo do primeiro semestre.

Na pauta, dois temas sensíveis: a demanda crescente por atendimento psicológico infantil na unidade de saúde e a criação de um Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), como parte das estratégias de atenção primária.

Leia Também:  Pessoas picadas pelo mosquito da dengue podem ter hepatite e insuficiência renal

Entre os encaminhamentos esperados estão:
– articulação com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);
– envio de ofícios à gestão municipal;
– fortalecimento de ações comunitárias intersetoriais, como grupos de atividade física e mutirões de saúde.

Para Diego, a participação da comunidade não é apenas desejável, mas fundamental para a efetivação do direito à saúde.

“Estamos muito esperançosos em caminhar passo a passo, respeitando o tempo da gestão, mas com o compromisso de cuidar daqueles que mais precisam do SUS – especialmente os mais vulneráveis.”

Embora o foco seja a comunidade da ARSE 13, a reunião está aberta a todos os usuários do SUS, inclusive de outros territórios, que desejem somar forças nesse movimento de fortalecimento do controle social. Afinal, o SUS é único, universal e construído com a participação de todos. A união entre diferentes comunidades reforça o espírito democrático e solidário que fundamenta o sistema público de saúde brasileiro.

A reunião é aberta a todos os moradores da ARSE 13 e marca mais um capítulo de uma construção coletiva em defesa da vida, da saúde pública e da cidadania ativa.

“A Constituição nos garante esse espaço. Cabe a nós ocupá-lo com coragem, responsabilidade e amor pelo território.”

“Nossa luta não é contra pessoas, nem contra forças visíveis como cavalos ou exércitos humanos, mas contra aquilo que oprime, divide e enfraquece o espírito da verdade, da justiça e da solidariedade.” Essa é a motivação que inspira o movimento do conselho local, que busca não apenas soluções técnicas, mas também um SUS que reflita os valores mais profundos da dignidade humana e da convivência solidária.

Leia Também:  Saúde divulga sequenciamentos genéticos feitos no Lacen TO

O presidente do conselho, Diego de Abreu Noleto, também é professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e tem desenvolvido as ações do conselho em parceria com a instituição. Com o apoio da universidade, por meio das Ligas Acadêmicas de Saúde da Família (LASFAC), da Liga de Desenvolvimento Sustentável (LAD), da Diretoria de Campus, Vice-Reitoria e Reitoria, as atividades vêm priorizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Esse modelo fortalece os vínculos comunitários locais e tem potencial para ser multiplicado em outros territórios da Atenção Primária à Saúde, tanto em Palmas quanto no Estado do Tocantins.

Para contato com o Conselho Local de Saúde da ARSE 13, envie um e-mail para [email protected].
Para contato direto com o presidente, Diego de Abreu Noleto, escreva para [email protected].

📲 Participe do grupo de WhatsApp do Conselho Local e acompanhe as ações e decisões em tempo real:

‎Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IZyUCiBan75Buf1E3Jutx0?mode=ac_t

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA