PALMAS

SAÚDE

No Tocantins, 70% dos óbitos por covid-19 são de pessoas que não vacinaram ou não tomaram a segunda dose

Publicado em

SAÚDE


Um levantamento feito pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra), ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta sexta-feira, 8, aponta que 70% dos óbitos por covid-19, registrados nos últimos três meses no Tocantins, são de pessoas que não foram vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal (D1 + D2).

Dos 329 óbitos registrados nos meses de julho, agosto e setembro de 2021, 177 são pessoas que não tomaram nenhuma vacina e 54 não voltaram para receber a segunda dose do imunizante (D2). Os números correspondem a 54% e 16% do total, respectivamente, totalizando 70%.

Para o titular da SES, Edgar Tollini, “os números são claros e não podemos fugir deles: as mortes por covid-19 estão intrinsecamente ligadas ao processo vacinal. Por isso, é tão importante que as pessoas compareçam às unidades de saúde e sejam imunizadas. Vale destacar que é imprescindível que se tome as duas doses para que o esquema vacinal seja completo e haja maior eficiência do imunizante”, destacou o gestor.

Leia Também:  Tocantins recebe mais 42.725 doses de vacina contra a Covid-19

Faltosos

A preocupação do gestor se dá por outros números do Integra, também divulgados nesta sexta-feira, 8, relacionados aos faltosos para tomar a segunda dose de imunizantes no Tocantins. Em todo o Estado, 114.139 pessoas não retornaram para completar o processo de imunização. Destas, 27.689 deveriam ter tomado CoronaVac, 65.199 AstraZeneca e 21.251 Pfizer.

“Estamos repassando as informações também aos gestores municipais, para que trabalhem estratégias de chamar esta população para as unidades de saúde e assim termos uma amplitude da vacinação em todo o Tocantins”, enfatizou o técnico da área de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que atua no Integra, Ullanes Passos.

Para Edgar Tollini, número de óbitos está relacionado ao processo de imunização – Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Governo do Tocantins realiza Seminário de Vigilância em Saúde

Publicados

em


Para fortalecer as ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizará nos dias de 26 e 27 de outubro, o Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins. O evento é voltado aos profissionais de saúde do Estado, tendo foco principal para os gestores municipais e profissionais do SUS.

A transmissão do evento será na modalidade virtual, através da plataforma Zoom, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems/TO) e, com transmissão simultânea pelo canal do Youtube da SES-TO.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra, explica que “esse evento foi planejado para ser um momento de capacitação relevante a todos participantes. As palestras irão abordar temas de atuação dos servidores da vigilância em saúde dos nossos municípios”, explana.

Participantes                                               

As vagas para participação do Seminário são limitadas e destinadas a um público específico, setores da SES-TO e instituições parceiras para participação na plataforma Zoom. Estes receberão um formulário eletrônico para a inscrição dos participantes, que teve início dia 6 de outubro e termina nesta quarta-feira, 20. Os demais profissionais poderão acompanhar via Youtube. 

Leia Também:  Em alusão ao Agosto Dourado, carreata da amamentação será realizada nesta segunda-feira, 30

Parceiros do evento

O Seminário é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins,  e conta com a parceria do Ministério da Saúde (MS), Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems/TO), Secretarias Municipais de Saúde no Tocantins, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Instituições de Ensino.

Para mais esclarecimentos basta entrar em contato com a Superintendência de Vigilância em Saúde nos telefones: 63 3218 3245/3268 ou pelo e-mail [email protected] 

A programação completa está disponível no site https://www.to.gov.br/saude/noticias/tocantins-realiza-seminario-de-vigilancia-em-saude/2kd1454buw4b

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA