Saúde
Núcleo da Saúde da DPE-TO vistoria Clínica de Tratamento Luz em Palmas

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), realizou, nesta sexta-feira, 31, uma vistoria na Clínica de Tratamento Luz, localizada em Palmas. O objetivo foi avaliar as condições estruturais e administrativas da instituição, bem como a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
A vistoria na clínica, que é especializada em saúde mental e tratamento de dependentes em álcool e drogas, foi conduzida pelo coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, com o apoio da assessora jurídica do Nusa Gianna Nathalya Alvarenga.
Segundo Freddy Alejandro, a clínica atende atualmente 42 pacientes e apresenta um serviço de qualidade, prezando pelo cuidado humanizado. “Vistoriamos todos os espaços, equipamentos, medicamentos, pudemos também ouvir a equipe e constatamos que o serviço que tem sido prestado é feito de forma humanizada, dentro dos parâmetros de qualidade e organização, refletindo um ambiente saudável para pacientes e prestadores de serviços. Observamos uma grande evolução em face das vistorias anteriores”.
Durante a fiscalização, foram analisados diversos aspectos, incluindo a composição do corpo multiprofissional, a qualidade do suporte psicológico e psiquiátrico, a humanização no atendimento, a existência de possíveis casos de maus-tratos e a qualidade de vida dos pacientes ao longo do tratamento.

SAÚDE
Livro sobre experiências no enfrentamento a pandemia da Covid-19 será lançado na terça-feira, 18

A pandemia da Covid-19, que teve início em 2020, foi um marco mundial e desafio para os profissionais de saúde. A fim de compartilhar vivências deste período, o servidor de carreira da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), Ullannes Passos Rios, lança na próxima terça-feira, 18, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), em Palmas, o livro ‘GESTÃO DO INIMAGINÁVEL – A experiência que vivi no combate à COVID-19’.
Segundo Ullannes, que durante o início da pandemia atuou no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde) e em seguida na Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS/SES-TO), “a obra é fruto de uma experiência intensa e desafiadora durante a pandemia de COVID-19. Foi um período que testou nossos limites como gestores, profissionais de saúde e cidadãos. Ele relata em detalhes o enfrentamento da pandemia no Tocantins, com uma visão de dentro da gestão pública, baseada em fatos e decisões que impactaram diretamente a vida das pessoas”.
O autor explicou que a ideia do livro surgiu ainda durante a pandemia, quando ele percebeu que o momento era histórico e precisava ser registrado. “A rotina exaustiva e as dificuldades enfrentadas por toda a equipe de saúde mostravam a necessidade de um relato que servisse tanto como memória quanto como aprendizado para o futuro, e acredito que a principal contribuição da obra para os profissionais da área é trazer uma visão detalhada da gestão de uma crise sanitária sem precedentes”.
A obra
A pesquisa para o livro se baseou em dados oficiais, boletins epidemiológicos, relatórios técnicos e, principalmente, na vivência direta na gestão da crise. Também foram analisadas informações globais sobre a pandemia para contextualizar os desafios locais dentro do cenário nacional e internacional.
Um dos dados mais relevantes da pesquisa foi o impacto da pandemia na rede hospitalar, com a evolução da taxa de ocupação de leitos, a logística da distribuição de insumos e vacinas, e as decisões estratégicas que garantiram a ampliação da assistência.
A obra aborda ainda, o fator humano da pandemia, com o sofrimento vivido, as perdas e a resiliência dos profissionais de saúde.
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