PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

SAÚDE

Palmas abre inscrições para 13ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Palmas abriu inscrições gratuitas para a 13ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 23 e 24 de junho na Ulbra Palmas. O evento discutirá quatro eixos temáticos e elegerá delegados para a etapa estadual.

Publicado em




Inscrições abertas para a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas

A população de Palmas já pode se inscrever gratuitamente para a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 23 e 24 de junho na Ulbra Palmas, na Avenida Siqueira Campos. As inscrições podem ser feitas antecipadamente no portal indicado pela organização: https://www.even3.com.br/13-conferencia-municipal-de-saude-de-palmas-753985/.

Quem pode participar

Podem participar usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil. O evento é um espaço democrático para participação e construção coletiva das políticas públicas de saúde.

Tema e objetivos

Com o tema “Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência visa promover o diálogo entre a sociedade e os diversos segmentos da área de saúde, avaliar a situação sanitária da população, fortalecer o controle social e elaborar propostas para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação e eixos temáticos

A programação começa na noite de terça-feira com credenciamento, cerimônia de abertura e palestra magna com Olga Maria de Alencar. Na quarta-feira haverá exposições dos eixos, debates em grupos de trabalho e plenária final para aprovação das propostas.

Leia Também:  UFT oferta 40 vagas para o curso de Educação do Campo em Arraias

Durante a inscrição, os participantes deverão escolher um dos quatro eixos temáticos que serão debatidos em grupos na quarta-feira:

  • Eixo I – Democracia, saúde como direito e soberania nacional.
  • Eixo II – Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social.
  • Eixo III – Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental.
  • Eixo IV – Modelos de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

Eleição de delegados

Ao final da conferência serão eleitos, de forma paritária, os delegados que representarão Palmas na etapa estadual. A composição obedecerá à seguinte proporção: 50% usuários do SUS, 25% trabalhadores e 25% gestores ou prestadores de serviços. Os delegados levarão as propostas aprovadas no município para discussão na conferência estadual.

Como participar

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente no formulário online disponibilizado pela organização. É necessário escolher, no momento da inscrição, o eixo temático para participar dos grupos de trabalho.

Leia Também:  Capacitação para uso do teste rápido em Hanseníase é iniciado no Tocantins

Local: Ulbra Palmas (Avenida Siqueira Campos).
Data: 23 e 24 de junho.

Créditos

Texto: Gabriela Letrari
Edição: Denis Rocha
Foto: Ramon Valuá

SAÚDE

HGP promove reencontro entre paciente de 90 anos e seu cachorro

O Hospital Geral de Palmas (HGP) organizou, no dia 17, o reencontro da paciente Francisca Barreto, de 90 anos, com seu cachorro Toby. A visita foi realizada por meio do projeto Dia do Desejo, com apoio da equipe de Humanização e multiprofissional.

Published

on




HGP promove reencontro entre paciente e seu cachorro de estimação

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou, na tarde de quarta-feira, 17, um encontro emocional entre a paciente Francisca Barreto, de 90 anos, internada na ala de neurologia, e seu cachorro de estimação, Toby.

O reencontro foi viabilizado com o apoio da equipe multiprofissional e do setor de Humanização da unidade, por meio do projeto Dia do Desejo, que articula equipes para realizar pedidos significativos de pacientes em internação prolongada.

Benefícios do contato com animais

Shirley da Mota, coordenadora do setor de Humanização do HGP, ressaltou os efeitos positivos da iniciativa.

“O contato com os animais pode trazer diversos benefícios aos pacientes, contribuindo para o bem-estar emocional e ajudando a reduzir a ansiedade. Essa prática vem crescendo nos ambientes hospitalares, e nossa equipe está comprometida em trabalhar junto aos pacientes e às equipes assistenciais para promover um cuidado cada vez mais humanizado.”

Reação da família e da equipe médica

A nora da paciente, Wainar Teixeira, afirmou que a família recebeu com gratidão a possibilidade de trazer o pet para a visita.

Leia Também:  TRE-TO orienta como emitir certidão de quitação eleitoral de forma rápida e on-line
LUCIANA BARROS (4) (2)

“Quero agradecer por essa iniciativa e por nos permitirem trazer o nosso pet para visitar a dona Francisca. Eu não sabia que existia essa possibilidade. Para nós, familiares e cuidadores, é uma grande alegria proporcionar esse momento a ela, porque o Toby é o amorzinho da vida dela. É um momento único para toda a família e somos muito gratos por esse gesto.”

O médico neurologista Murilo Justino explicou a importância de acolher as necessidades emocionais durante o tratamento.

“Hoje realizamos o desejo de uma paciente internada para tratamento de AVC. Entendemos que, além do cuidado clínico, é fundamental acolher o lado emocional dos pacientes e minimizar a tristeza e a insegurança provocadas pelo afastamento das pessoas e dos seres que amam. Esperamos que esse momento proporcione mais tranquilidade e serenidade, contribuindo positivamente para a recuperação e para o retorno ao convívio familiar.”

Sobre o projeto Dia do Desejo

O Dia do Desejo tem como objetivo estimular o engajamento das equipes para proporcionar melhor experiência a pacientes em internação prolongada ou situação de fragilidade. A ação começa com a escuta qualificada do paciente e segue com a articulação entre as equipes para viabilizar desejos significativos.

Leia Também:  Edital de Licitação Câmara Municipal de Lajeado – TO

A iniciativa busca promover momentos marcantes, fazendo com que o paciente se sinta acolhido, respeitado e valorizado como cidadão, mesmo durante o período de internação hospitalar.

Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA