PALMAS

SAÚDE DOS PETS

Prefeitura abre agendamento para castração de cães e gatos

Publicado em

SAÚDE

Em uma nova disponibilidade para a castração de cães e gatos, a Prefeitura de Palmas abre nesta quinta-feira, 25, o agendamento para estes procedimentos cirúrgicos realizados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). O agendamento acontece virtualmente e tem início às 8 horas. O link pode ser acessado através do endereço: http://caievs.palmas.to.gov.br/.

De acordo com o médico veterinário da UVCZ, Leandro Chaves, a castração é uma forma efetiva de reduzir as chances do animal doméstico de contrair doenças, melhora a qualidade de vida do pet e pode tornar o comportamento mais dócil. “No geral, a castração pode proporcionar uma vida mais saudável aos cães e gatos”.

Para realização das cirurgias, o tutor deverá ter idade mínima de 18 anos, realizar o cadastro pessoal, e em seguida, o cadastro de seus animais para posteriormente acompanhar o calendário de agendamento. Após realizar o agendamento, as instruções quanto aos procedimentos cirúrgicos e pré-operatórios e outras informações pertinentes serão encaminhadas para o e-mail cadastrado.

É permitido agendar até dois machos e duas fêmeas a cada 12 meses sendo possível agendar um animal de cada sexo por período de agendamento por pessoa.

Leia Também:  Primeira dose da vacina já foi aplicada em 50% da população do Tocantins

Em caso de agendamento para castração e não comparecimento para a cirurgia, o usuário será bloqueado por seis meses para realização de novos agendamentos. Caso necessite cancelar seu agendamento, o proprietário do animal deve entrar em contato com a UVCZ, até 48 horas antes da data e horário da cirurgia para não incidir no bloqueio.

O procedimento cirúrgico é indicado para cães e gatos, a partir dos seis meses de vida, que estejam em boas condições de saúde, não estando obeso, caquético ou anêmico. As fêmeas não devem estar no cio, prenhe ou amamentando na data da cirurgia, a fim de evitar riscos cirúrgicos. Cães serão submetidos ao exame de triagem para Leishmaniose Visceral Canina, sendo pré-requisito para o procedimento cirúrgico.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Mais de 52 mil doses de imunizantes da Pfizer chegam ao Tocantins

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe na manhã desta sexta-feira, 26, em Palmas, 52.650 doses de imunizantes da Pfizer. As vacinas serão utilizadas na aplicação de D2 e dose de reforço para público acima de 18 anos.

A gerente de imunização da SES, Diandra Sena, explica que “os imunizantes recebidos serão conferidos minuciosamente para que na próxima semana já estejam disponíveis para retirada pelas secretarias municipais de saúde”, afirma a responsável técnica.

Imunização

Desde o início do ano, o Tocantins já recebeu 2.506.575 doses de imunizantes contra à covid-19, destas, a SES já distribuiu 2.444.229. E as secretarias municipais de saúde já aplicaram 1.895.786.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo do Tocantins realiza Seminário de Vigilância em Saúde
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA