Anúncio foi feito durante audiência na Câmara Municipal
Em audiência na Câmara Municipal, realizada na manhã desta quinta-feira, 28, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), anunciou um investimento de R$ 10 milhões para o fortalecimento da Rede Alyne, voltada à assistência materno-infantil na capital. O anúncio foi feito pela secretária da Semus, Dhieine Caminski, durante a apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).
Recursos vão reforçar o pré-natal
Os recursos, articulados pela gestão municipal junto ao Ministério da Saúde, com apoio do senador Eduardo Gomes, serão destinados à reorganização e qualificação do pré-natal oferecido em Palmas. A iniciativa visa ampliar o cuidado especializado e fortalecer a assistência às gestantes e recém-nascidos na cidade.
Dados do primeiro quadrimestre de 2026
O RDQA apontou que, de janeiro a abril de 2026, 24,4% das internações hospitalares registradas no município estiveram relacionadas à gravidez, parto e puerpério, totalizando 676 internações. Outro dado relevante mostrou que 60,3% das internações de menores de um ano tiveram relação com afecções perinatais, ou seja, doenças ou complicações que afetam o recém-nascido. Segundo Dhieine Caminski, esses indicadores reforçam a necessidade do investimento anunciado.

Projetos estratégicos na saúde
Além do fortalecimento da Rede Alyne, a secretária detalhou outros projetos estratégicos da rede municipal de saúde, como:
- Fila Zero para procedimentos especializados;
- Implantação do Núcleo de Apoio ao Cuidado Continuado (Nacc);
- Reestruturação e ampliação do Samu 192;
- Reterritorialização da Atenção Primária à Saúde.
Transparência e avaliação contínua
A secretária-executiva da Escola de Saúde Pública (ESP) da Semus, Ana Paula Abadia, destacou a importância do RDQA como ferramenta de transparência e avaliação dos serviços. “O relatório permite acompanhar os resultados da saúde pública, avaliar indicadores e fortalecer a tomada de decisões baseada em dados e necessidades reais da população”, afirmou.
A prestação de contas contou com a presença de vereadores, órgãos de controle, representantes da sociedade civil, servidores e secretários da gestão municipal para acompanhar os principais indicadores, investimentos e projetos desenvolvidos pela rede municipal no primeiro quadrimestre de 2026 na área da saúde.
