PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PREVENÇÃO

Prefeitura de Palmas realiza mutirão de combate à dengue no período chuvoso

Publicado em

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) intensificará as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no período chuvoso com mutirões e atividade educativa. A primeira ação será realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arso 111 (1.103 Sul), nesta sexta-feira, 12, das 8 às 12 horas, e contará com uma exposição sobre os ciclos de vida do mosquito, a biologia e ecologia do vetor, como modo de reprodução, tipos de criadouro e duração de cada fase.

A programação da campanha contará ainda com mutirões em todas as regiões de Palmas, nos meses de janeiro, fevereiro e março, com objetivo de visitar os imóveis para orientar os moradores, além dos agentes realizarem a remoção de criadouros do Aedes. Além disso, a Semus promoverá durante esse período o dia D nas quadras Arso 43 (407 Sul), Arne 61 (504 Norte), Arse 131 (1304 Sul), Arse 24 (210 Sul) e nas regiões Sol Nascente e Lago Sul.

Confira abaixo a programação completa do mutirão no mês de janeiro. As demais localidades serão divulgadas posteriormente.

Leia Também:  Coren-TO promove capacitação e beneficia mulheres com inserção de DIU em Paraíso do Tocantins

Regiões que irão receber o mutirão

15 a 31 de Janeiro
Irmã Dulce, Santa Fé, Santa Fé II e Santa Fé III

15 a 17 de janeiro
Taquaruçu

18 a 25 de janeiro 
Morada do Sol I e II

15 a 16 de janeiro
Arso 31 (303 Sul)

16 a 17 de janeiro
Arso 33 (307 Sul)

18 a 22 de janeiro 
Arso 34 (309 Sul)

23 a 26 de janeiro 
Arso 42 (405 Sul)

29 de janeiro
ACSU-SO 50 (501 Sul)

30 de janeiro a 02 de fevereiro 
Arso 53 (507 Sul)

15 a 22 de janeiro 
Arno 71 (603 Norte)

23 a 29 de janeiro 
ACNO 11 (103 Norte)

30 de janeiro
Arno 22 (205 Norte) e Arno 23 (207 Norte)

15 a 23 de janeiro
ACSE 1 (104 Sul)

24 a 31 de janeiro 
ACNE 1 (104 Norte)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia

Published

on

Evento reúne minicursos, pesquisas e palestra sobre fatores de risco

Para reforçar a importância da pesquisa na formação dos profissionais de saúde, a Faculdade Ulbra Medicina Palmas iniciou, nesta segunda-feira, 24, a II Jornada de Iniciação Científica. Com o tema Avanços em Cardiologia, o evento que segue até esta terça-feira, 25, busca fortalecer a formação científica dos estudantes e estimular o protagonismo acadêmico desde os primeiros períodos da graduação, aproximando teoria, prática e realidade clínica.

Ao longo de todo o dia, foram realizados minicursos, apresentações de trabalhos e espaços de diálogo entre estudantes e docentes. Para o coordenador do curso, professor Marcello Sena, essa vivência marca um diferencial na formação dos estudantes: “A Jornada é um diferencial da Ulbra. Ela estimula a pesquisa desde cedo, incentiva o aluno a produzir ciência, a questionar, a buscar referência, a entender a medicina baseada em evidências. Esse senso que nasce aqui segue com eles por toda a formação”, relatou.

À noite, a programação foi marcada pela palestra do cardiologista Daniel Janckzuq, que compartilhou sua experiência clínica e reforçou a relevância da cardiologia para a saúde contemporânea. “É muito importante dividir conhecimento com essa nova geração. Falar de cardiologia hoje é falar da vida como um todo. A maioria das pessoas, em algum momento, vai precisar de cuidados cardiológicos. A gente precisa ensinar como prevenir, como tratar melhor esses pacientes. Quando eu ensino, estudo mais; quando eles aprendem, crescem mais. Todo mundo melhora”, disse.

Leia Também:  Governo repassa R$ 500 mil para viabilizar cirurgias em Colinas

“A II Jornada de Iniciação Científica – Avanços em Cardiologia representa um espaço essencial para fortalecer a formação acadêmica e o protagonismo dos nossos estudantes. Como coordenadora adjunta do curso de Medicina, parabenizo nossos discentes e docentes pela participação ativa na construção de conhecimento científico de qualidade, reafirmando o compromisso da instituição com a pesquisa e com a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios da saúde”, relatou a coordenadora-adjunta da Medicina Ulbra Palmas.

Produções acadêmicas em destaque

Durante os dois dias, os acadêmicos apresentam projetos desenvolvidos que conectam pesquisa, extensão e impacto social.

A estudante Quéren Silva, da disciplina de Práticas Interprofissionais, reforçou a importância do evento para a formação: “Não existe medicina de qualidade sem atualização contínua. E a Ulbra Medicina Palmas nos incentiva a desenvolver senso crítico, responsabilidade social e compromisso com a vida humana A Jornada amplia nossa visão como estudantes, nos ensina a olhar além da sala de aula e a pensar como profissionais preparados para os desafios reais da prática. No nosso trabalho sobre conscientização universitária para doação de sangue e cadastro de medula óssea, percebemos como a pesquisa pode transformar vidas e mobilizar a comunidade”.

Já a acadêmica Letícia Iêlita Rodrigues, que pesquisou violência contra a mulher, destacou como a iniciação científica transforma preocupações sociais em conhecimento: “A iniciação científica tem sido fundamental. Ela nos ensina a aprofundar temas com olhar crítico e mostra como o conhecimento é construído. Pesquisar violência contra a mulher ampliou nossa compreensão sobre suas causas, impactos e a importância do acolhimento. Produzir ciência também é cuidar de pessoas”.

Uma jornada que conecta ciência, cuidado e sociedade

Leia Também:  Auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência vai a sanção

Com debates, demonstrações técnicas, pesquisa aplicada e troca de experiências, a II Jornada de Iniciação Científica reafirma o compromisso da Ulbra Medicina Palmas com uma formação ética, crítica, humana e cientificamente embasada. A programação segue nesta terça-feira, com novas apresentações, mesas, debates e atividades voltadas ao desenvolvimento de futuros médicos capazes de transformar a realidade da saúde no Tocantins e no Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA