PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Políticas públicas

Realizado pelo Governo do Tocantins, projeto Conecta Jovem desenvolve políticas públicas de promoção e prevenção da saúde com a juventude de Dianópolis

Publicado em

Durante o mês de novembro, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), desenvolve nas escolas da rede estadual de ensino, a 2ª edição do projeto Conecta Jovem. Nesta quarta-feira, 6, a ação itinerante foi desenvolvida no Centro de Ensino Médio Antônio Povoa, em Dianópolis, na região sudeste do Estado.  A programação fomentou as políticas públicas de promoção e prevenção à saúde, com oficinas de primeiros socorros, além de prevenção e combate a incêndios domésticos, promovidas pelo Corpo de Bombeiros Militar. O projeto tem ainda, o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A programação também incluiu palestra sobre o Estatuto da Juventude e Estatuto da Criança e Adolescente, informações gerais sobre o programa do Governo do Tocantins, Jovem Trabalhador, além de emissão e orientações do programa Identidade Jovem (ID Jovem), do Governo Federal.

O gerente de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, Victor Augusto Guedes, reforça que o projeto Conecta Jovem tem como objetivo, disseminar informações sobre os direitos da juventude. “A ação é desenvolvida nas escolas estaduais, por meio de programações teóricas e práticas que orientam os estudantes acerca dos direitos dos jovens. Em Dianópolis, consolidamos a parceria com o Corpo de Bombeiros para orientar a nossa juventude como lidar com situações adversas do cotidiano”, enfatizou.

Leia Também:  Eterna Globeleza Valéria Valenssa é madrinha de instituto que apoia pacientes com câncer

“Para nós é importante participar desses eventos, pois temos a oportunidade de disseminar os conhecimentos sobre primeiros socorros e combate a incêndios. É sempre uma honra compartilhar essas informações com a nossa juventude”, enfatizou o bombeiro militar, Leandro Ribeiro.

2ª edição 

O projeto Conecta Jovem considera os eixos que integram o Estatuto da Juventude que prevê e garante a promoção social e política dos jovens entre 15 e 29 anos. A ação itinerante propõe programações que subsidiam o desenvolvimento das juventudes do Estado. Também considera que a política de juventude é intersetorial e está presente em todos os órgãos e áreas dos setores públicos, e de alguma forma atua direta ou indiretamente com a vida do cidadão jovem.

“Eu achei legal aprender um pouco mais sobre primeiros socorros para poder ajudar outras pessoas. Estarei pronto, caso precise. Foi importante também conhecer um pouco mais sobre os direitos da juventude”, destacou o estudante Luiz Gustavo dos Anjos, 15 anos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Semus leva atendimento em saúde para homens em pontos distantes das unidades

Published

on

Com o intuito de assegurar a participação de mais homens nas ações do Novembro Azul, bem como promover o cuidado integral com a saúde masculina, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) tem adotado a estratégia de realizar ações extra muro por diversas áreas da Capital. Nesta quarta-feira, 27, a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues da Silva, localizada em Buritirana, reuniu homens da região P.A Entre Rios em uma igreja do assentamento para atendimento de alguns serviços.

Participaram da ação cerca de 30 homens para atendimento médico e odontológico, práticas corporais, auriculoterapia, ventosaterapia e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, foram realizadas rodas de conversa sobre a saúde mental do homem e os direitos que eles possuem e, ainda, educação em saúde sobre alimentação saudável como auxílio na prevenção do câncer de próstata e outras doenças.

A equipe de profissionais da saúde já tinha realizado o dia D da campanha dentro da unidade no dia 19 de novembro, e se programou para fazer as atividades com os moradores de chácaras mais distantes ou que têm resistência em se locomover até a USF, sendo definido um ponto de encontro acessível para a comunidade.

Leia Também:  No Dia Mundial da Pneumonia, o Governo do Tocantins orienta para a prevenção

A coordenadora da USF Mariazinha, Edilma Pinto, reforça que esta prática de atendimento na zona rural é muito comum. “Com os afazeres da roça, às vezes eles não tem muito tempo para cuidar da saúde ou moram longe demais e não tem transporte, então adotamos essa tática de atendimento como uma rotina na nossa unidade”, destaca.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA