SAÚDE
Saúde encerra capacitação sobre saúde da pessoa idosa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) encerrou nesta quarta-feira, 29, o Curso de Capacitação das Equipes da Atenção Primária à Saúde, com foco na saúde da pessoa idosa e sua avaliação multidimensional. O treinamento foi coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) e realizado em parceria com o Hospital do Coração (HCor). O fechamento da capacitação ocorreu de forma presencial no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.
A responsável técnica da área de Saúde da Pessoa Idosa, Wanira Brito Soares, considerou positiva a capacitação e falou sobre as expectativas para a aplicação de todo conhecimento adquirido. “O curso veio capacitar as equipes da Atenção Primária de vários municípios do Tocantins e ainda temos até o dia 31 de julho para acessar a plataforma e concluir as atividades. A expectativa é de que os municípios, através dos profissionais que aqui estiveram, possam multiplicar o conhecimento, junto às equipes, trabalhando a linha de cuidados de atenção à saúde da pessoa idosa”, pontuou.
A capacitação possuiu carga horária de 52 horas, divididas em encontros virtuais, encontros presenciais e Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem com temas como avaliação multidimensional da pessoa idosa, preenchimento da caderneta de saúde da pessoa idosa e da ficha espelho, aplicação do protocolo de identificação do idoso vulnerável, estudo de casos, entre outros.
O curso foi liderado pela especialista do Hospital do Coração, Glenda Dias dos Santos. “A grande expectativa é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido em seus territórios, melhorando a qualidade de vida dos idosos e realizando avaliações multidimensionais, codificando indicadores”, enfatizou Glenda.
A gerontóloga do HCor, Jeane Roza Quintans, falou sobre o encerramento dos trabalhos. “Focamos na saúde da pessoa idosa para que as equipes que atuam na Atenção Primária possam ser multiplicadoras e ter o foco no olhar diferenciado para a população idosa, que muitas vezes não é valorizado no serviço”, finalizou.
Fonte: Saúde – GOV TO

SAÚDE
Clínica de reabilitação Luz passa a atender pacientes com plano de saúde Servir

A clínica de reabilitação Luz passa a atender pacientes que possuem o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Servir). Estão disponíveis para esses pacientes cobertura de todos os serviços ofertados pela Clínica, como tratamento de reabilitação para com dependência química e/ou transtorno mental do Tocantins e de outros estados.
Com capacidade de atender 70 pessoas, a Clínica de Tratamento Luz dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por psiquiatras, psicólogo, enfermeiros, terapeuta ocupacional, farmacêutico, educador físico, pedagogo, assistente social e apoiadores espirituais, que oferecem a recuperação para dependentes químicos e etilistas por meio de tratamento humanizado.
De acordo com o diretor administrativo da unidade, José Américo Júnior, a adesão ao plano de saúde é extremamente positiva, pois amplia o atendimento às pessoas que necessitam de tratamento. “Somos altamente qualificados e especializados em tratamentos de saúde mental, então, ampliar a oferta desse atendimento é ampliar também a possibilidade de pessoas recuperadas”, afirmou.
Internação
Ainda de acordo com o diretor, a internação no espaço ocorre de três formas: internação involuntária, compulsória e voluntária. As alternativas terapêuticas são definidas a partir da avaliação de cada caso e visam oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes atendidos.
Para mais informações, interessados devem entrar em contato com o espaço por meio dos telefones (63) 9 9111-1444 ou (63) 9 8150-4161. Ou ainda pelo e-mail [email protected] ou https://clinicarecuperacaopalmas.com.br/.
Clínica Luz
Considerada uma das maiores e mais bem estruturadas clínicas de tratamento do Tocantins, a Clínica Luz atua na internação de dependentes químicos e/ou pessoas que convivem com transtornos mentais decorrentes de dependência de crack, álcool ou outras drogas. O local é acolhedor, repleto de natureza ao seu redor, com asseio e cuidados.
As dependências, compostas por dormitórios, banheiros, cozinha e refeitório, áreas de lazer e convivência, lavanderia, área de laborterapia e lazer (horta, pomar e piscina) apresentam condições de higiene, organização, convivência e segurança, de acordo com as normas da Política Nacional de Saúde Mental. Ademais, os móveis estão adequados para o espaço e o estoque de alimentos é satisfatório.
A clínica foi aberta em julho de 2020 e tem sido referência na recuperação de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas no estado do Tocantins e em outros estados do País.
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição6 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022