PALMAS

SAÚDE

Saúde participa da abertura oficial da 13ª Semana da Enfermagem do Tocantins

Publicado em

SAÚDE

O Secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, participou da abertura oficial da 13ª Semana da Enfermagem do Tocantins, na quinta-feira, 12, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). A Semana tem como tema os Avanços e conquistas no exercício profissional da Enfermagem.  

“Nós temos na Secretaria de Estado da Saúde (SES) mais de 5.600 profissionais da enfermagem, ou seja, quase metade dos servidores dos nossos hospitais é composto por esses profissionais, e são eles que ajudam a tocar a saúde do Tocantins. Aproveito a oportunidade para parabenizar toda categoria pelo trabalho desenvolvido e pelas novas conquistas, como o piso salarial. Sabemos da tamanha importância da enfermagem e reconhecemos que há muito ainda o que avançar, mas estamos trabalhando diariamente para que haja melhorias para nossos servidores e usuários do Sistema Único de Saúde”, enfatizou o gestor.

O representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Claudio Luiz da Silveira, enalteceu o Governo do Tocantins pela visão empenhada à categoria. “Parabenizo todos os profissionais pelo nosso dia. Brilhante foram as palavras do representante do Governo do Estado, que este pensamento seja extensivo em todos os governos do país. É muito importante que a gestão saiba da importância da enfermagem”.

Leia Também:  Justiça determina melhorias em unidade de atendimento a pacientes infantis

Atuação

Na oportunidade, a promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro falou sobre o papel da Enfermagem. “A Enfermagem é uma profissão voltada para o cuidado e prevenção da assistência da saúde. Estes profissionais estão presentes em todos os municípios brasileiros. É o enfermeiro e o técnico de enfermagem que estão no para-choque dos problemas, dos desafios”.

Por fim, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren), Luana Ribeiro, lembrou sobre o trabalho realizado pela categoria, principalmente durante a pandemia da Covid-19. “Foram anos lutando contra o desconhecido, presenciando amigos e familiares partirem. E foi neste meio que nossa profissão se destacou. Trabalhamos diariamente sem poder voltar para casa. Neste momento, vamos destacar os avanços e o exercício da profissão”, finalizou a presidente.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Gestores debatem qualidade da saúde pública tocantinense em reunião da CIB

Publicados

em

Esclarecimentos sobre a realização de exames, cirurgias eletivas e testes do pezinho estiveram em pauta na 4ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na tarde da quinta-feira, 19, no auditório da Assembleia Legislativa (AL-TO).

Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou a solução para as análises e processamento dos exames citopatológicos – exames preventivos ginecológicos para detecção do câncer de colo de útero, a 57 municípios tocantinenses. As cidades eram atendidas pelo IPC Laboratório de Patologia Eireli, que teve o contrato rescindido pelo Estado, neste mês. O trabalho ficará a cargo do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO)

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/TO), Rondinelly da Silva e Souza, afirmou que o Conselho estava de acordo com o posicionamento repassado pela SES-TO. “Nós gestores municipais apenas queremos o serviço funcionando. Saber que teremos um serviço de qualidade, depois de toda esta situação com o antigo laboratório, com uma solução rápida é para parabenizar a todos”, disse.

Leia Também:  Conferência Estadual de Saúde Mental prossegue nesta quarta-feira, 30

As cirurgias eletivas foram apontadas pela equipe da Superintendência de Unidades Próprias (SUHP-SES-TO). Dentro do propósito de proporcionar uma saúde pública de qualidade, com foco no bem-estar da população e reduzir o tempo de espera por um procedimento eletivo, a Gestão Estadual segue com o Opera Tocantins. De 20 de outubro de 2021 a 30 abril de 2022 o Estado já realizou 3.661.

Sobre a oferta do teste do pezinho, a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Veloso, afirmou que resolveu os impasses com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araguaína, e que deve retornar as análises das amostras nos próximos dias. “estamos em processo de contratação de outras empresas para que possamos atender a demanda reprimida” explicou.

A reunião teve ainda apresentações de projetos, homologações e pactuações pertinentes ao bom andamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA