Serviço
Secretaria de Saúde de Palmas amplia horário de atendimento ao público na sede administrativa e em unidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) ampliou o horário de atendimento ao público na sede administrativa e em algumas unidades de saúde. A partir desta quinta-feira, 30, cinco unidades que atendiam até às 18 horas, passarão a funcionar até às 19 horas. Outras duas, que funcionavam até 17 horas, passarão a atender até às 18 horas. A sede administrativa, localizada na quadra ACSU SE-130 (1.302 Sul), atenderá o público das 7 às 19 horas.
A mudança consta no Diário Oficial desta quarta-feira, 29, por meio da Portaria Nº 34/Semus/GAB, de 28 de janeiro de 2025, podendo ser acessada clicando aqui.
Os estabelecimentos de saúde que já funcionam em regime de 24 horas, seguirão com o mesmo funcionamento, sendo: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), a Unidade de Pronto Atendimento José de Sousa Dourado (UPA Norte), a Unidade de Pronto Atendimento Gerson Pires de Aguiar (UPA Sul) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III).
Confira abaixo o detalhamento do horário de funcionamento
Sede da Secretaria Municipal de Saúde:
Das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, para todos os setores, inclusive os de atendimento direto ao público.
Unidades com funcionamento das 7 às 19 horas:
Ambulatório de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (AMAS)
Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil
Centro de Atenção Especializada à Saúde Francisca Romana Chaves
Centro de Atenção Especializada em Saúde Dr. Ewaldo Borges
Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II)
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Dr. Emílio Fernandes (Capsi)
Central de Abastecimento e Logística (CAL)
Central de Assistência Farmacêutica (CAF)
Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest)
Centro de Referência em Fisioterapia da Região Sul (Crefisul)
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Laboratório Municipal de Saúde
Policlínica de Taquaralto
Centro de Testagem e Acolhimento – Núcleo de Assistência Henfil
Central Municipal de Rede de Frio Valéria Paranaguá (Cemurf)
Unidade de Vigilância e do Centro de Controle de Zoonoses (UVCZ)
Vigilância Sanitária Municipal
Unidades de Saúde da Família (USFs) – das 7 às 19 horas:
USF Alto Bonito
USF Arne 53 (406 Norte)
USF Arne 64 (508 Norte)
USF Arno 41 (403 Norte)
USF Arno 42 (405 Norte)
USF ARNO 44 (409 Norte)
USF Sarah Leylane da Silva Sousa – Arno 61 (503 Norte)
USF Arno 71 (603 Norte)
USF Arse 82 (806 Sul)
USF ASR-SE 75 (712 Sul)
USF Bela Vista
USF Deise de Fátima Araújo de Paula
USF Eugênio Pinheiro da Silva
USF Francisco Júnior
USF Heder de Oliveira Silva
USF Jardim Aureny II
USF José Lúcio de Carvalho
USF José Luiz Otaviani
USF Laurides Lima Milhomem
USF Liberdade
USF Loiane Moreno Vieira
USF Mariazinha Rodrigues da Silva
USF Morada do Sol
USF Novo Horizonte
USF Profª Isabel Auler
USF Santa Fé
USF Santa Bárbara
USF Satilo Alves de Sousa
USF Jardim Taquari
USF Valéria Martins Pereira
USF Vereador José Hermes Rodrigues Damaso
*Unidades com horários diferenciados*
USF Albertino Santos: das 7h às 21h (Saúde na Hora)
USF Mariazinha Rodrigues da Silva: das 7h às 18h
USF Walterly Wagner José Ribeiro Sousa: das 7h às 18h
USF Walter Pereira Morato: das 7h às 18h – USF e das 18h às 7h – Serviço de Urgência

SAÚDE
Livro sobre experiências no enfrentamento a pandemia da Covid-19 será lançado na terça-feira, 18

A pandemia da Covid-19, que teve início em 2020, foi um marco mundial e desafio para os profissionais de saúde. A fim de compartilhar vivências deste período, o servidor de carreira da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), Ullannes Passos Rios, lança na próxima terça-feira, 18, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), em Palmas, o livro ‘GESTÃO DO INIMAGINÁVEL – A experiência que vivi no combate à COVID-19’.
Segundo Ullannes, que durante o início da pandemia atuou no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde) e em seguida na Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS/SES-TO), “a obra é fruto de uma experiência intensa e desafiadora durante a pandemia de COVID-19. Foi um período que testou nossos limites como gestores, profissionais de saúde e cidadãos. Ele relata em detalhes o enfrentamento da pandemia no Tocantins, com uma visão de dentro da gestão pública, baseada em fatos e decisões que impactaram diretamente a vida das pessoas”.
O autor explicou que a ideia do livro surgiu ainda durante a pandemia, quando ele percebeu que o momento era histórico e precisava ser registrado. “A rotina exaustiva e as dificuldades enfrentadas por toda a equipe de saúde mostravam a necessidade de um relato que servisse tanto como memória quanto como aprendizado para o futuro, e acredito que a principal contribuição da obra para os profissionais da área é trazer uma visão detalhada da gestão de uma crise sanitária sem precedentes”.
A obra
A pesquisa para o livro se baseou em dados oficiais, boletins epidemiológicos, relatórios técnicos e, principalmente, na vivência direta na gestão da crise. Também foram analisadas informações globais sobre a pandemia para contextualizar os desafios locais dentro do cenário nacional e internacional.
Um dos dados mais relevantes da pesquisa foi o impacto da pandemia na rede hospitalar, com a evolução da taxa de ocupação de leitos, a logística da distribuição de insumos e vacinas, e as decisões estratégicas que garantiram a ampliação da assistência.
A obra aborda ainda, o fator humano da pandemia, com o sofrimento vivido, as perdas e a resiliência dos profissionais de saúde.
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