Novos equipamentos
Semus distribui 145 novos equipamentos de educação física e fisioterapia para unidades de saúde
Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) distribuiu 145 novos equipamentos de atividades físicas para as Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas, incluindo 25 exercitadores e incentivadores respiratórios, 30 colchonetes, 25 bolas de pilates, 20 kits de fita elástica de pilates, 20 rolos para exercícios e 25 cordas de pular. Esses equipamentos atendem a diversos serviços essenciais, como o programa de educação física, que traz uma nova perspectiva de vida especialmente para idosos e pacientes em reabilitação com fisioterapia.
Uma das beneficiadas por essa nova remessa de itens para saúde física foi a aposentada Edileusa Medeiros Belfort, de 67 anos, moradora da Quadra ASR-SE 75 (712 Sul). Ela relata que o programa de educação física transformou sua vida, tanto social quanto fisicamente. “Eu não conseguia levantar meus braços, tinha dificuldades de me mover, mas agora me sinto uma nova pessoa”, afirmou. Com muita animação, Edileusa destaca também a importância da socialização com os colegas de treino: “Fazemos amizades aqui, criamos vínculos com outras pessoas, faz bem para a nossa mente também”.
O profissional de educação física da Semus, Francisco de Assis de Sousa Sobrinho, reforça a importância do condicionamento físico para uma vida saudável. “O condicionamento físico é essencial para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Promove o fortalecimento muscular e a mobilidade, as atividades também ajudam na integração social e na autoestima dos participantes, o que contribui para um bem-estar completo”. Sobrinho ainda pontua que os novos equipamentos proporcionam aos pacientes recursos de qualidade para que possam alcançar uma vida mais ativa e saudável.
Acesso
As USFs são a porta de entrada para todos os serviços de saúde municipais, inclusive para os programas de educação física e fisioterapia. Qualquer paciente que deseja participar desses programas pode buscar orientação diretamente na sua USF de referência. Lá, será orientado sobre as atividades disponíveis e o processo de inclusão nas turmas, garantindo o acompanhamento adequado para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.
SAÚDE
Semus inova debate e ações de prevenção com exibição de documentário sobre HIV
A fim de chamar a atenção da população para o HIV/Aids, a debater o tema e ressaltar as ações de prevenção da doença, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP), fará a exibição do documentário ‘Carta para Além dos Muros’, durante o Cine HIV: prevenção e debate, na próxima quarta-feira, 11, às 19h30, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Os ingressos estão disponíveis no Cine Cultura Palmas no valor de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).
A obra tem a direção de André Canto e mostra toda a cronologia da epidemia de HIV no país com relatos de médicos especialistas, pacientes e ativistas de diversas gerações. Toda a narrativa é inspirada no trabalho de Caio Fernando de Abreu, que deu nome ao filme. O longa-metragem tem duração de 92 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir dos 12 anos de idade. Após a sessão, terá um debate sobre o impacto da doença na sociedade e a assistência garantida na rede municipal de saúde.
A enfermeira e coordenadora das doenças infectocontagiosas da Semus, Carolina Freitas, destaca a importância de abordar o tema que já causou muitos óbitos e que continua com um número alto de casos no país. “Entender a cronologia, os fatos já vivenciados, as lutas, discriminação, formas de transmissão, mitos e verdades sobre a doença, tudo isso reforça a necessidade de continuarmos na luta e aprimorar nossas práticas com o que há de mais atual, seguro e eficaz para o enfrentamento do HIV.”
Dezembro vermelho
Neste mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Semus intenficará as atividades, a realização de testagem rápida nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e educação em saúde para informar a população sobre a doença, sintomas, transmissão, como se prevenir e quais locais buscar assistência, em Palmas.
Além disso, na última segunda-feira, 2, foi realizado o II Seminário de Enfrentamento ao HIV/Aids para profissionais da saúde com palestras e oficinas de debates para discussão de temáticas como diagnóstico de pessoas assintomáticas e sindrômicas, ética no cuidado, prevenção combinada, aconselhamento, redução do estigma, entre outros.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Empresas do agro têm oportunidade para crescer com aceleradora
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
A importância de um assessoramento especializado ao produtor rural
-
Estado6 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição 489
-
GERAL6 dias atrás
Detran/TO reforça segurança viária durante Meia Maratona do Tocantins
-
GERAL6 dias atrás
Projeto Reinventar da BRK é destaque na 9ª Edição do Encontro Nacional das Águas
-
GERAL6 dias atrás
Prazo para recadastramento de feirantes é ampliado até 10 de dezembro
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Aluna do Colégio Mackenzie Palmas é aprovada em Universidade Federal de Tocantins