Novembro Azul
Semus leva atendimento em saúde para homens em pontos distantes das unidades
Com o intuito de assegurar a participação de mais homens nas ações do Novembro Azul, bem como promover o cuidado integral com a saúde masculina, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) tem adotado a estratégia de realizar ações extra muro por diversas áreas da Capital. Nesta quarta-feira, 27, a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues da Silva, localizada em Buritirana, reuniu homens da região P.A Entre Rios em uma igreja do assentamento para atendimento de alguns serviços.
Participaram da ação cerca de 30 homens para atendimento médico e odontológico, práticas corporais, auriculoterapia, ventosaterapia e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, foram realizadas rodas de conversa sobre a saúde mental do homem e os direitos que eles possuem e, ainda, educação em saúde sobre alimentação saudável como auxílio na prevenção do câncer de próstata e outras doenças.
A equipe de profissionais da saúde já tinha realizado o dia D da campanha dentro da unidade no dia 19 de novembro, e se programou para fazer as atividades com os moradores de chácaras mais distantes ou que têm resistência em se locomover até a USF, sendo definido um ponto de encontro acessível para a comunidade.
A coordenadora da USF Mariazinha, Edilma Pinto, reforça que esta prática de atendimento na zona rural é muito comum. “Com os afazeres da roça, às vezes eles não tem muito tempo para cuidar da saúde ou moram longe demais e não tem transporte, então adotamos essa tática de atendimento como uma rotina na nossa unidade”, destaca.
SAÚDE
Governador Wanderlei Barbosa sanciona reajuste dos valores pagos aos servidores por cirurgias e plantões hospitalares
Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar a oferta de procedimentos nos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o governador Wanderlei Barbosa sancionou, na sexta-feira, 17, as leis nº 4.626/2025 e nº 4.627/2025. As medidas publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) nº 6.738 regem sobre a Indenização por Procedimentos Cirúrgicos (Pag-Cirúrgico) e sobre a Indenização pelo Plantão Extraordinário, para profissionais que atuam em hospitais estaduais e na Hemorrede Tocantins, respectivamente.
“Estas são medidas estratégicas que temos tomado desde o início da nossa gestão, para aprimorar o atendimento à população tocantinense que precisa dos serviços do SUS, e com estas ações vamos proporcionar redução das filas dos pacientes cadastrados na Central de Regulação do Estado, além de garantir serviços de qualidade e segurança aos pacientes”, afirma o governador Wanderlei Barbosa.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a sanção das leis é de suma importância para a regulamentação das indenizações aplicadas via medida provisória, ainda no final do ano passado. “Este é um reconhecimento da gestão Wanderlei Barbosa para com os profissionais que diariamente se dedicam a salvar vidas”.
A indenização do Pag-Cirúrgico tem por objetivo compensar o desempenho dos profissionais que atuam em cirurgias eletivas e de urgência hospitalar programada, com a finalidade de ampliar a oferta cirúrgica, melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais estaduais, além de reduzir a demanda reprimida e o tempo de espera. O pagamento será feito exclusivamente aos profissionais em exercício na rede estadual e será custeada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O incentivo contempla cirurgias realizadas fora da jornada ordinária de trabalho, como nos finais de semana, feriados e períodos noturnos, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela nova legislação.
Já a Indenização pelo Plantão Extraordinário busca assegurar a continuidade dos serviços de saúde em unidades que funcionam 24 horas por dia, especialmente em situações de demanda excepcional. Os plantões extraordinários podem ser realizados de forma presencial ou em regime de sobreaviso, este último destinado exclusivamente a médicos especialistas e pode ser executado na mesma unidade de saúde de lotação do servidor ou em unidade diversa, desde que os horários de entrada e saída não sejam coincidentes.
Atendimento
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já retirou mais de 47.701 pessoas da fila da Central Estadual de Regulação, que aguardavam por cirurgias eletivas. Os procedimentos ocorrem nas unidades geridas pela SES-TO, em unidades municipais conveniadas e hospitais particulares contratualizados.
-
GERAL7 dias atrás
Polícia Militar Promove Outorga de Títulos Stricto Sensu e Apresenta Novos Conselheiros em Solenidade Oficial
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Em expansão, Izu Japanese inaugura nova unidade em Goiânia
-
Estado7 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira recebe título de Doutor Honoris Causa da PMTO
-
Estado6 dias atrás
Em nova missão internacional, governador Wanderlei Barbosa fortalece atuação e pioneirismo do Tocantins em iniciativas ambientais
-
Em Pauta5 dias atrás
Inácia Franco participa da posse do novo chefe da Secom Federal em Brasília
-
CIDADES6 dias atrás
Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariri do Tocantins participam de palestra sobre a campanha Janeiro Branco
-
GERAL7 dias atrás
LBV: 75 anos de Solidariedade e transformação social “Por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz”
-
GERAL5 dias atrás
Oportunidade para realizar o sonho de empreender