PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Novembro azul

Servidores da Câmara realizam exames de prevenção

Publicado em

Como forma de incentivar os homens a cuidarem da saúde, a Câmara Municipal de Palmas, em parceria com o laboratório Vibre, disponibilizou em sua sala médica a realização de exames de sangue gratuitos e com preço promocional para servidores da Casa. A ação faz parte da campanha Novembro Azul e acontece nesta quinta-feira, 28.

Estão sendo realizados exames de sangue como o hemograma e o PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizado para detecção precoce do câncer de próstata, até mesmo antes dos sintomas.

O servidor Evandro Arcangelo, 50 anos, destacou que não tinha hábito de realizar exames periódicos, então ter a possibilidade de fazê-los no ambiente de trabalho é uma ótima oportunidade. “Eu achei muito boa essa ação da Câmara. Nem sempre o trabalhador tem o costume de ir buscar por esses exames e poder chegar para trabalhar e já fazer aqui mesmo, é muito mais prático”, pontuou.

O presidente da Câmara, vereador Folha, também participou da ação e ressaltou a importância dos homens cuidarem da saúde. “Realizamos essa parceria com o laboratório Vibre para conceder aos nossos servidores exames de prevenção ao câncer de próstata. Além de ser uma oportunidade de conscientização sobre a importância também do homem cuidar de sua saúde e ter mais qualidade de vida, aumentando as chances de um diagnóstico precoce e tratamento eficaz contra o câncer”, enfatizou.

Leia Também:  Governo faz balanço positivo de programa Diversidade na Saúde

Apesar de o foco principal ser a conscientização sobre a saúde masculina, as servidoras do Legislativo Municipal também aproveitaram a parceria e fizeram exames de check-up durante a ação.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Semus inova debate e ações de prevenção com exibição de documentário sobre HIV

Published

on

A fim de chamar a atenção da população para o HIV/Aids, a debater o tema e ressaltar as ações de prevenção da doença, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP), fará a exibição do documentário ‘Carta para Além dos Muros’, durante o Cine HIV: prevenção e debate, na próxima quarta-feira, 11, às 19h30, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Os ingressos estão disponíveis no Cine Cultura Palmas no valor de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

A obra tem a direção de André Canto e mostra toda a cronologia da epidemia de HIV no país com relatos de médicos especialistas, pacientes e ativistas de diversas gerações. Toda a narrativa é inspirada no trabalho de Caio Fernando de Abreu, que deu nome ao filme. O longa-metragem tem duração de 92 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir dos 12 anos de idade. Após a sessão, terá um debate sobre o impacto da doença na sociedade e a assistência garantida na rede municipal de saúde.

Leia Também:  Empresa responsável pela balsa em Porto Nacional é autuada por dano ambiental pela prefeitura

A enfermeira e coordenadora das doenças infectocontagiosas da Semus, Carolina Freitas, destaca a importância de abordar o tema que já causou muitos óbitos e que continua com um número alto de casos no país. “Entender a cronologia, os fatos já vivenciados, as lutas, discriminação, formas de transmissão, mitos e verdades sobre a doença, tudo isso reforça a necessidade de continuarmos na luta e aprimorar  nossas práticas com o que há de mais atual, seguro e eficaz para o enfrentamento do HIV.”

Dezembro vermelho

Neste mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Semus intenficará as atividades, a realização de testagem rápida nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e educação em saúde para informar a população sobre a doença, sintomas, transmissão, como se prevenir e quais locais buscar assistência, em Palmas.

Além disso, na última segunda-feira, 2, foi realizado o II Seminário de Enfrentamento ao HIV/Aids para profissionais da saúde com palestras e oficinas de debates para discussão de temáticas como diagnóstico de pessoas assintomáticas e sindrômicas, ética no cuidado, prevenção combinada, aconselhamento, redução do estigma, entre outros.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA