PALMAS

NÚMEROS POSITIVOS

TO realizou mais de 500 cirurgias pediátricas em dois anos

Publicado em

SAÚDE

No ano de 2020 e até outubro de 2021, o Estado do Tocantins já realizou 510 cirurgias pediátricas gerais e cardíacas. Um avanço na assistência às crianças, com economicidade de recursos e redução do tempo de espera que angustiava centenas de famílias. Os dados são da Central Estadual de Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

Dos 331 procedimentos gerais, 297 foram feitos no Hospital Infantil de Palmas; sete, no Hospital Municipal de Araguaína; 15, no Hospital Regional de Gurupi; e 12, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Os outros números são referentes às 105 cirurgias cardíacas pediátricas e aos 68 cateterismos. Os procedimentos abertos são realizados no Hospital Municipal de Araguaína; e as hemodinâmicas, no Hospital Dom Orione também em Araguaína, e no Hospital Geral de Palmas.

Além disso, foram encaminhados para a Central Nacional de Alta Complexidade (CNRAC), seis pacientes para cirurgias cardíacas pediátricas. “Essas transferências são casos pontuais, em que não há a possibilidade de realizar a cirurgia aqui no Estado. Temos um serviço implantado desde 2019 e que já salvou mais de uma centena de vidas”, destacou o titular da SES-TO, Afonso Piva.

Leia Também:  Mais de 52 mil doses de imunizantes da Pfizer chegam ao Tocantins

Os pacientes com necessidades de cateterismo de urgência têm seus procedimentos realizados em Palmas e Araguaína, dependendo do local em que estiverem ou residirem, reduzindo tempo de deslocamento e gastos. Os procedimentos eletivos são feitos no Hospital Dom Orione, em Araguaína; e no HGP, em Palmas; seguindo um fluxo feito pela SES e obedecendo a fila criada pela Central de Regulação do Estado.

Estado mantém serviços de cirurgias pediátricas em funcionamento – Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Mais de 52 mil doses de imunizantes da Pfizer chegam ao Tocantins

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe na manhã desta sexta-feira, 26, em Palmas, 52.650 doses de imunizantes da Pfizer. As vacinas serão utilizadas na aplicação de D2 e dose de reforço para público acima de 18 anos.

A gerente de imunização da SES, Diandra Sena, explica que “os imunizantes recebidos serão conferidos minuciosamente para que na próxima semana já estejam disponíveis para retirada pelas secretarias municipais de saúde”, afirma a responsável técnica.

Imunização

Desde o início do ano, o Tocantins já recebeu 2.506.575 doses de imunizantes contra à covid-19, destas, a SES já distribuiu 2.444.229. E as secretarias municipais de saúde já aplicaram 1.895.786.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Saúde busca familiares de paciente sem identificação em estado grave na UTI do HGP
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA