PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Monkeypox

Tocantins tem um caso confirmado e 13 suspeitos de Varíola do Macaco

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou na manhã desta terça-feira, 09, os dados referentes à Monkeypox no Tocantins. Os números atualizados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) apontam que atualmente são 13 casos investigados e 1 confirmado.

As investigações estão nos municípios de Palmas (4),  Lagoa da Confusão (1), Araguaína (1), Colinas do Tocantins (2), Porto Nacional (2), Formoso do Araguaia (1) e Gurupi (2). “Vale destacar que a Monkeypox é uma doença benigna, de tratamento sintomático e que raramente leva a óbito. Os pacientes em investigação seguem com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e com acompanhamento dos referidos municípios”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra.

As amostras dos pacientes em investigação foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG), a qual é a do Tocantins, para análise do material coletado. O prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.

Para manter a população atualizada das informações relacionadas à doença, a SES-TO divulgará a partir da próxima, em todas as segundas-feiras, boletim sobre os dados da doença, no Tocantins.

Leia Também:  1º debate entre candidatos ao governo acontece nesta sexta, 02

“A população deve ficar atenta aos sintomas e procurar a Unidade Básica de Saúde, de sua referência, conforme orientações do Plano de Contingência para Monkeypox do Tocantins, disponível para consulta no site da Secretaria (https://www.to.gov.br/saude/monkeypox/3b4qwneowreg) e que foi enviado para os 139 municípios tocantinenses, no dia primeiro de agosto”, destacou Perciliana.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Júnior Geo quer reforço de médicos neuropediatras nos hospitais estaduais do Tocantins

Published

on

O deputado estadual Professor Júnior Geo apresentou em sessão ordinária, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, um requerimento solicitando à Secretaria de Saúde, a contratação de médicos neuropediatras para os hospitais estaduais de Palmas, Araguaína, Pedro Afonso, Itacajá, Goiatins, Guaraí, Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional, Monte do Carmo, Ponte Alta do Tocantins e Mateiros.

No pedido, Geo justifica que a escassez da especialidade de neuropediatria no Tocantins tem causado transtorno para as pessoas com autismo e TDAH, em especial, pessoas de baixa renda que procuram a saúde pública em busca deste tratamento especializado. “É importante que o Estado tenha um olhar especial com essas pessoas e forneça um atendimento de qualidade”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Leucemia: exames de rotina podem confirmar diagnóstico e garantir tratamento precoce
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA