ATRATIVOS
Governo sanciona leis que institui rotas turísticas da região central e Taquaruçu como trecho do turismo
O rico potencial turístico do Estado ganha agora um estímulo ainda maior para o desenvolvimento das atividades turísticas em municípios da região central, como Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Miracema. Estes municípios passam a fazer parte da Rota Turística da Região Central do Tocantins após a instituição da Lei nº 4.329, sancionada, recentemente, pelo governador Wanderlei Barbosa.
De acordo com a Lei, a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos na Rota Turística da Região Central do Estado do Tocantins receberão o apoio dos programas oficiais voltados para o fortalecimento da regionalização do turismo.
Atrativos conhecidos dos tocantinenses como a Praça dos Girassóis, Parque Cesamar, Parque dos Povos Indígenas, Mirante do Limpão, Praias da Graciosa, do Prata, das Arnos, e Caju, além do Memorial Coluna Prestes, Catedral de Palmas, Palacinho, Ponte Fernando Henrique Cardoso, dentre outros na Capital, fazem parte dessa rota.
A famosa catedral Nossa Senhora das Mercês, Roteiro Centro Histórico, Musel Histórico e Cultural, Ilha Porto Real e Memorial Heróis do Tocantins, em Porto Nacional também estão na rota turística, além da Praia de Luzimangues, Lagoa Azul, e Praia do Âncora. Ainda no roteiro, as praias de Miracema, Praia do Funil, Funilin, Mirassol, Praia do Paredão, além da Praça Pedro Praxedes, Ponte Imigrantes Nordestinos e a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães.
Quem visita a região central do Estado com certeza já passou por um desses atrativos. Sem falar nas belas e frequentadas cachoeiras de Taquaruçu, a exemplo das Cachoeiras Roncadeira, Escorrega Macaco, Arara, Bela Vista, Evilson, Bugio, Vai Quem Quer, Sambaíba, Pedra do Pedro Paulo, Tirolesa Voo do Pontal, as Praças Joaquim Maracaípe e Vereador Tarcísio Machado e a Igreja Nossa Senhora do Rosário que são um paraíso à parte no centro do Tocantins.
Rota Estadual do Turismo de Taquaruçu
O distrito de Taquaruçu, a 30 km da Capital, agora faz parte da Rota Estadual do Turismo Ecológico, Gastronômico, Cultural e de Aventura, através da Lei nº 4.340, de 27 de dezembro, também sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa.
Dentre os objetivos da Rota Estadual do Turismo de Taquaruçu, estão desenvolver o potencial turístico regional e local; fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas; fortalecer e fomentar os setores ligados ao turismo e promover o desenvolvimento econômico local.
Situado nas encostas da serra, o Distrito é um destino para os adeptos ao ecoturismo. Um refúgio serrano, local ideal para se refrescar nas águas frias de suas inúmeras cachoeiras. Além de oferecer a prática de atividades como rapel, tirolesa e trilhas, e ainda descansar em uma de suas pousadas. Taquaruçu também se tornou um atrativo gastronômico por se destacar com uma culinária típica, que ganha notoriedade no Festival Gastronômico que acontece anualmente.
TURISMO
Sistema Fecomércio Tocantins marca presença no Salão do Turismo 2024
O Sistema Fecomércio – Sesc – Senac Tocantins esteve presente no evento que serviu como vitrine para a apresentação de destinos, discussão de políticas públicas e projetos voltados ao turismo, além de mostrar o que o Brasil tem de melhor, incluindo as belezas e encantos do Tocantins. O Salão do Turismo que aconteceu entre os dias 8 e 11 de agosto, no RioCentro, Rio de Janeiro, é uma realização do Ministério do Turismo, por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado com Sesc e Senac.
Em sua quarta edição, o salão esse ano trouxe como tema: Conheça o Brasil. O Tocantins participou levando muita cultura e ações que encantaram os participantes. Dentre a programação ofertada pelo Sistema Comércio estiveram a apresentação do grupo Tambores do Tocantins e a aula-show com a Chef Tocantinense e instrutora do Senac, Roberta Ribeiro, que realizou a preparação do Chambari, prato típico tocantinense. A Chef também distribuiu no stand do Governo do Estado um Brigadeiro de Buriti, produzido pelos alunos de confeitaria do Senac.
No stand institucional da CNC, Sesc, Senac e Federações do Comércio, localizado no Pavilhão 4, foram realizadas rodadas de negócios e a apresentação do Painel de Inteligência Competitiva do Turismo, coordenado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur). Ainda no espaço, o visitante também pôde conhecer o Turismo Social com destaque para a rede hoteleira do Sesc que é composta por mais de 40 hotéis por todo o país. Já o Senac mostrou seu portfólio de projetos e cursos destinados ao fortalecimento do turismo nacional.
De acordo com o presidente do sistema Fecomércio – Sesc – Senac Tocantins e diretor da CNC, Itelvino Pisoni, o evento demonstrou a grandiosidade do estado no que tange ao Turismo: “somos um estado com belíssimos pontos turísticos que atraem turistas nacionais e internacionais, por isso precisamos fortalecer o setor e discutir melhorias tanto na infraestrutura como em toda a cadeia turística. Este evento só reforçou o tamanho do nosso estado no turismo nacional e o nosso Sistema tem grande impacto nesses resultados”, disse.
Além do presidente Itelvino Pisoni, participaram da comitiva que representou a entidade durante o Salão do Turismo 2024, a superintendente da Fecomércio e diretora regional do Sesc, Alexandra Bramatti, a diretora regional do Senac, Cláudia Oneide Silva, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, Marcelo Perim, a coordenadora do Turismo Social do Sesc, Fátima Miranda e a coordenadora de cultura do Sesc, Veridiana Barreto.
Também estiveram presentes no evento o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa e a primeira dama Karynne Sotero, o Secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, o titular da Secretaria de Estado da Cultura, Tião Pinheiro e uma delegação de servidores e associações de artesanato.
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edital 490
-
Estado7 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa abre 1° Fórum de Mineração do Tocantins e destaca que o estado é a nova fronteira mineral do país
-
SAÚDE4 dias atrás
Governo do Tocantins mantém cirurgias eletivas e realiza mais de 16 mil procedimentos em 2024
-
GERAL7 dias atrás
Palmas foi a capital com maior nível de ocupação no Brasil em 2023
-
Estado4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa recebe helicóptero Esquilo B2 para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins
-
SAÚDE7 dias atrás
Semus inova debate e ações de prevenção com exibição de documentário sobre HIV
-
Estado5 dias atrás
Mais de 217 mil tocantinenses saíram da pobreza e 51 mil da extrema pobreza na gestão Wanderlei Barbosa
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Investir o 13º salário em imóveis é uma aposta segura e inteligente, dizem especialistas