PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Social

Educação inicia período de confirmação de matrículas para alunos da rede estadual

Os pais ou responsáveis devem comparecer à escola até esta sexta-feira, 10

Publicado em

Começou nesta quarta-feira, 8, o período de confirmação de matrículas nas escolas da rede estadual de Educação, para os alunos que fizeram parte do processo de transferência automática. Neste caso, os pais ou responsáveis vão até a escola levando a documentação exigida e efetua a matrícula do filho. A confirmação da matrícula poderá ser feita até a sexta-feira, 10, e as aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 3 de fevereiro.

Para efetuar a matrícula, estão sendo exigidos os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, histórico ou declaração escolar, comprovante do serviço militar para alunos do sexo masculino com idade entre 19 e 45 anos, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de endereço atualizado e uma foto 3×4 recente. Para os estudantes com idade até 18 anos, a recomendação é apresentar o cartão de vacina, e para os alunos que são beneficiários dos programas sociais é necessário a apresentação do cartão do SUS ou do NIS. 

Em 2020, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) ofertará 180 mil vagas, em 499 escolas, distribuídas nos 139 municípios tocantinenses, com o atendimento de educação de qualidade e diversificada, com a oferta do ensino em escolas indígenas, quilombolas, do campo, militares, nas unidades que funcionam na modalidade integral, nas instituições que ofertam o ensino técnico-profissionalizante e nas diversas escolas urbanas.

Leia Também:  Governo promove ação de embelezamento e realiza sonhos de trinta noivas em casamento comunitário

CEM Tiradentes

Nesta quarta-feira, mais de 100 pais procuraram o Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, no período da manhã, para a confirmação das matrículas. A gestão da unidade escolar montou uma equipe especializada para atender e orientar pais e estudantes.

O CEM Tiradentes está recebendo alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, do Instituto Presbiteriano Educacional e Social (Ipes) e da Escola Municipal de Tempo Integral Fidêncio Bogo.

Gediolon Carneiro de Sousa chegou cedo à escola para garantir a vaga da filha Aline Inês Lima Carneiro, nas turmas do período da manhã. “Procuro sempre orientar meus filhos sobre a importância de aproveitar o que a escola oferece”, contou.

José Antônio de Moraes foi matricular o seu filho Carlos Victor Silva, 15 anos. “Fui um dos primeiros a chegar à escola. Nessa fase de adolescência, procuro estar mais próximo, caminhar lado a lado e sempre mostrar o caminho”, frisou.

José Adalton Rodrigues de Sousa foi efetuar a matrícula dos gêmeos Oseias Almeida Rodrigues e Mateus Almeida Rodrigues, 15 anos. Ele comentou que explica para os filhos sobre a importância de estudar.

Leia Também:  Projeto aposta em ações pedagógicas multidisciplinares e melhora o desempenho da aprendizagem

Adonília Teixeira da Silva é avó da estudante Bianca Valadares Batista, 15 anos. “Eu saio para o trabalho e já deixo Bianca se arrumando para ir estudar. Sempre que posso vou à escola acompanhar como a minha neta está se comportando e como está a sua aprendizagem”, ressaltou.

Josiane Freitas é mãe de Luan Oliveira Freitas, 15 anos. “Desde a infância que saio para o trabalho e já deixo o meu filho na escola. Tenho referências que o CEM Tiradentes é uma ótima escola, que exige dos estudantes, por isso fiz questão de chegar cedo para efetuar a matrícula”, afirmou.

Janete Valadares Correia, secretária do CEM Tiradentes, explicou que mesmo com um fluxo grande de pais e estudantes, a escola está preparada para atender e orientar a todos. “Hoje estamos atendendo aos pais dos alunos oriundos de escolas municipais e conveniadas que irão cursar a 1ª série do ensino médio. Antes de iniciar o processo de confirmação de matrículas, conversamos com os pais, mostrando as mudanças que os filhos irão passar, saindo do ensino fundamental e indo para o ensino médio, que é mais complexo”, explicou.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Social

Workshop trabalha estratégias para ajudar mulheres a tirar seus projetos do papel e a começar a empreender

Published

on

O workshop “Sua História Importa”, promovido por uma loja de moda feminina em Palmas, ocorre neste sábado, dia 17, das 9h às 12h, com o objetivo de ajudar mulheres a acreditarem em seus sonhos e tirarem seus projetos do papel. A empresária Kleijane Costa, fundadora da loja ‘Já quero +1’, compartilhará sua experiência e fornecerá ferramentas práticas e inspiração para que as participantes possam transformar suas ideias em ações concretas.

Cerca de 50 mulheres participarão das atividades, que, conforme explica Kleijane Costa, serão o primeiro passo para que muitas delas possam realizar seus sonhos. “Muitas vezes, as ideias ainda nem foram colocadas no papel, mas podem ser transformadas em realidade. No workshop, vou oferecer uma abordagem prática e inspiradora, capacitando as participantes a acreditarem em si mesmas e em seus sonhos e a darem seus primeiros passos na execução de seus negócios”.

Durante o evento, as participantes também terão a oportunidade de explorar suas histórias pessoais e identificar suas potencialidades para empreender. Serão abordadas técnicas de planejamento, definição de metas, superação de obstáculos e desenvolvimento de uma mentalidade positiva e confiante, além da utilização das redes sociais como ferramentas de negócio.

Leia Também:  Inscrição para serviço voluntário na Defensoria Pública encerra nesta sexta-feira, 24

O workshop busca capacitar as mulheres para enfrentar desafios comuns do ingresso no mercado empreendedor. Além disso, proporcionará um ambiente propício para o compartilhamento de experiências e o estabelecimento de conexões entre as participantes.

Com o sucesso da iniciativa, a lojista já conta com uma lista de espera para replicar a proposta em São Paulo. “Através de nossas redes, alcançamos clientes em outros estados, como São Paulo, onde já temos um grupo de mulheres interessadas na temática e já estão inscritas para participar do workshop ‘Sua História Importa’, que realizaremos lá no segundo semestre deste ano”.

Experiência

A trajetória de Kleijane Costa é um exemplo inspirador. Ela começou seu negócio com apenas R$ 1.800 durante o período da pandemia em 2020 e já alcançou um faturamento superior a R$ 500.000,00 e mais de 20 mil seguidoras na página da loja. Ao longo de sua jornada, ela também enfrentou desafios e superou fracassos, desenvolvendo seu próprio método que a levou ao sucesso. No workshop, ela compartilhará esse método e suas experiências, oferecendo às participantes insights valiosos e orientações práticas para impulsionar seus projetos.

Leia Também:  Feijoada solidária arrecada mais de 500 quilos de alimentos

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA