PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

MPE ajuíza ação contra Energisa por incêndio na Serra do Estrondo

Grande parte da região afetada pelo fogo corresponde a uma área de preservação permanente.

Publicado em

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou, nesta terça-feira, 7, uma ação civil pública contra a Energisa S/A, empresa concessionária de energia elétrica no Estado do Tocantins, alegando que a omissão quanto à manutenção de seus equipamentos ocasionou incêndio de grandes proporções na Serra do Estrondo, no município de Axixá do Tocantins, em setembro de 2015.

 

Segundo a ação, proposta pelo Promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, equipamentos de um poste localizado a cerca de 300 metros da base da Serra do Estrondo caíram, em pleno curto-circuito, tendo suas faíscas causado o fogo que se alastrou pela vegetação e atingiu o topo do monte, levando à devastação de grande parte da Serra do Estrondo. Um laudo pericial da Polícia Técnico-Científica serviu de base às afirmações da Promotoria de Justiça.

 

A ação civil pública destaca que grande parte da região afetada pelo fogo corresponde a uma área de preservação permanente e ressalta que a Serra do Estrondo é também o principal ponto turístico de Axixá do Tocantins, município localizado na região do Bico do Papagaio. Além dos danos ambientais, é alegado que a população do entorno também sofreu uma série de contratempos em razão do incêndio.

Leia Também:  Shoppings, bares, restaurantes e academias reabrem nesta segunda em Palmas

 

Penalidades

Como penalidades, a Promotoria de Justiça requer que a Energisa S/A seja obrigada a promover a recuperação da cobertura vegetal da área de preservação permanente e de toda a região degradada, além de pagar indenização pelos danos causados, a título de dano moral coletivo e dano social.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Presidente do SOLIDARIEDADE, dr. Hugo Mendes, declara apoio à pré-candidatura de Jorge Frederico em Araguaína

Published

on

O cenário político em Araguaína ganhou mais um capítulo com a declaração de apoio do ex-candidato à prefeitura e presidente do SOLIDARIEDADE do município, Dr. Hugo Mendes, ao projeto de Jorge Frederico. Dr. Hugo, que obteve praticamente 10% dos votos válidos no pleito de 2020, destacou a importância de sua participação nessa jornada política, em respeito à confiança depositada nele pelos eleitores.

Em sua análise, Dr. Hugo apontou que Araguaína precisa de um novo direcionamento, com foco na geração de empregos, na redução das taxas de impostos e na melhoria dos serviços tecnológicos. “Araguaína passou por um processo de infraestrutura, porém o custo de vida elevou e as pessoas estão mais pobres hoje, não posso só avaliar a pequena parcela dos bem sucedidos e sim dos que mais sofrem que necessitam de muito mais por Araguaína”.

Dr. Hugo passa a ser um dos nomes importantes para compor a chapa majoritária como vice de Jorge Frederico. Além dele, outros nomes de peso no grupo, como o ex-prefeito Paulo Sidney e o ex-deputado Elenil podem ser as opções.

Leia Também:  Reitora da UFT Isabel Auler é hospitalizada na Argentina

Ainda na de declaração de apoio, Dr. Hugo lança seu pai, o conhecido e preparado engenheiro Dr. José Carlos Mendes como pré-candidato a vereador no grupo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA