PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Feirantes que atuam nas Feiras Públicas de Palmas devem ficar atentos

Atualização de dados segue até o dia 07 de maio, o quanto antes seja feito o cadastro, melhor o planejamento das ações.

Publicado em

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) está realizando o recadastramento dos comerciantes que atuam nas Feiras Públicas de Palmas. O prazo para a atualização de dados segue até o dia 07 de maio, mas a Diretoria de Comercialização e Abastecimento alerta que quanto antes seja feito o cadastro, melhor é o planejamento das ações para atender a categoria.

 

O recadastramento deve se realizado na Diretoria de Comercialização e Abastecimento, instalada no Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante (Feira da 304 Sul) das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

 

Documentos

 

Para se recadastrar o feirante deve apresentar cópias da Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, duas fotos 3×4, comprovante de endereço e cópia de certidão de casamento ou nascimento. Para quem trabalha com alimentação preparada é necessário o certificado do Curso de Capacitação na área.

 

O diretor de Comercialização e Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Ruydelmar Magalhães, explica que o recadastramento possibilita um melhor planejamento do setor e contribui para o fomento da cadeia produtiva. “As feiras de Palmas atendem toda uma cadeia produtiva e ainda possui uma movimentação financeira rotativa de aproximadamente R$ 4 milhões mensais”, disse.

Leia Também:  Hermano Henning e César Rosa participam de Encontro de Comunicação em Palmas

 

Feiras

 

Atualmente Palmas conta com 07 Feiras Públicas, nas quais atuam  aproximadamente 1.300 feirantes. De acordo com Magalhães, as feiras da Capital são equipamentos públicos autossustentáveis. “As despesas com água, energia e limpeza são feitas pelos próprios feirantes, que se organizam para manter o local em bom funcionamento”.

 

Todas as sete feiras da Capital contam ainda com 16 colaboradores que dão suporte aos comerciantes, durante o horário de funcionamento. Dentre as ações realizadas junto aos feirantes estão à promoção de cursos de capacitação nas áreas comercial e de vigilância sanitária.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural

Published

on

Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar

 

Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.

Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.

“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.

Leia Também:  Hermano Henning e César Rosa participam de Encontro de Comunicação em Palmas

 “O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.

Sisar

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA