PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Professores e estudantes do Tocantins participam em São Paulo das oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa

A delegação será composta de oito integrantes que irão participar de oficinas de crônica e acompanhar a premiação dos melhores textos.

Publicado em

Nesta quarta-feira, 23, quatro estudantes e quatro professores do Tocantins viajarão a São Paulo para participarem da oficina regional da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que realiza a etapa presencial do gênero crônica, no período de 23 a 25 de outubro.

Esta primeira oficina reunirá 135 alunos e 125 professores de todo o País que alcançaram a etapa semifinal da olimpíada. Eles participarão de um grande encontro cultural e educativo, com passeios turísticos, palestras e debates com artistas e escritores sobre a produção de textos.

Estão na fase semifinal da olimpíada o estudante Laércio Bispo Rodrigues e a professora Rosana Ribeiro dos Santos, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, localizada em Taipas do Tocantins; a estudante Ana Vitória Ferreira Martins e o professor Jonnes Maciel Nunes, da Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, de Porto Nacional; Allanis Stephani Carvalho e sua professora Alessandra Barbosa Silva Resende, de Arraias; e a estudante Ana Beatriz Rodrigues Paes e a professora Marilda Belizário da Silva Ribeiro, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, de Palmas.

Leia Também:  Fecomércio pede por medidas de proteção e manutenção da atividade empresarial no Estado

Laércio participará com o texto O triste destino de João Manuel; Ana Vitória escreveu A curiosidade de Maria; Allanis está concorrendo na etapa final com o texto Operação Cinderela; e Ana Beatriz escreveu a crônica Sempre em busca de luz.

Expectativa dos estudantes

Em Porto Nacional, a equipe da Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires comemorou a conquista da aluna Ana Vitória e do seu professor Jonnes, de língua portuguesa. A diretora da escola, Mizia Léia Coelho Pereira, ressaltou que essa vitória incentivará outros alunos a estudarem mais para participar de outras olimpíadas. “Esse é um grande reconhecimento. A equipe da Diretoria Regional de Educação de Porto Nacional veio à nossa escola entregar um certificado para Ana Vitória. Isso representa uma valorização para todos da escola”, ressaltou.

A estudante Ana Vitória, 14 anos, disse estar radiante com essa oportunidade. “Nunca viajei, será uma experiência maravilhosa, de muita aprendizagem. Quando soube que estava na fase semifinal, comemoramos com a família e com a escola. Nessa última semana, eu li muito sobre crônica e escrevi novos textos”, contou.

Leia Também:  Idoso procura a Defensoria para provar que está vivo

O professor Jonnes também comemorou a conquista porque gosta muito de escrever e ler crônicas e, nas oficinas oferecidas pela Olimpíada de Língua Portuguesa, terá a oportunidade de interagir com outros educadores e com escritores.

De Taipas do Tocantins, a professora Rosana Ribeiro dos Santos se prepara para acompanhar o estudante Laércio nessa aventura do conhecimento. “A expectativa é muito grande, os alunos estão ansiosos. Estamos fazendo os últimos ajustes nos textos e fazendo o possível para que tenhamos sucesso nessa olimpíada”, explicou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GERAL

Fio de alta tensão cai em curral e mata mais de 80 bois eletrocutados

Published

on

Pelo menos 80 bois que estavam dentro do curral de um leilãom em Bom Jesus do Toccantins, morreram após serem eletrocutados por um cabo de alta tensão. O prejuízo ainda está sendo calculado, mas deve passar dos R$ 200 mil.

De acordo com os responsáveis pelos animais, o cabo da rede de energia se rompeu e caiu próximo ao curral com bois da raça nelore, senepol e tabapuã.

A Energisa, concessionária que presta o serviço no estado informou que foi ao local e realizou os procedimentos de segurança e isolou o trecho. Disse também que lamenta o ocorrido, está em contato com o proprietário, prestando apoio e suporte necessário e que vai apurar as causas que levaram ao incidente.

Uma equipe da Adapec foi chamada para analisar a situação e dois veterinários constataram a morte dos animais. Segundo a Adapec, o leilão está devidamente registrado e possui responsável técnico.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Piso salarial da advocacia do Tocantins é aprovado
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA