AGRONEGÓCIO
Agricultor familiar recebe apoio do Governo do Tocantins na implantação da primeira Unidade de Beneficiamento de Leite de Itapiratins
A agroindustrialização e o acesso ao mercado estão entre os principais desafios da agricultura familiar ao realizar uma atividade produtiva com foco além do autoconsumo, a comercialização, mas com assistência técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Ruraltins), empenho e investimento por parte do produtor, o sonho de empreender pode ser uma realidade no meio rural, como é o caso do agricultor familiar José Filho de Sousa Pereira que implantou a primeira Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) JF, em Itapiratins, com o apoio do Governo do Tocantins.
Na pequena propriedade, a Fazenda Pau Darco, José Filho conta com o apoio da sobrinha, e com um rebanho de 20 vacas em lactação, consegue tirar 100 litros de leite por dia. A produtividade fez com que ele fosse, em 2022, um dos beneficiados pelo Governo do Tocantins com o remanejamento de um tanque de resfriamento de leite com capacidade de 500 litros, e assim dar início à instalação da UBL para a produção de leite pasteurizado e iogurtes, e em breve também será produzido kefir, uma bebida fermentada.
“José Filho é um agricultor familiar assistido pelo Ruraltins desde 2021, na propriedade ele trabalha com o cultivo de abacaxi e, principalmente, a produção de leite. Então sugerimos o beneficiamento do leite no próprio município através de uma UBL, e assim foi feito com a doação do tanque, o qual fizemos alguns reparos, e depois com a compra da iogurteira pasteurizadora. Feito isso, iniciamos o trabalho de pasteurização do leite e agora com o iogurte que já está inserido no PNAE [Programa Nacional da Alimentação Escolar] na merenda escolar do município, o qual teve grande aceitação por parte dos alunos e professores”, explicou o extensionista Pericleon Rocha.
A bebida também foi apreciada pelo gestor do Ruraltins, Washington Ayres, que recebeu o extensionista para apresentar o resultado do trabalho de assistência técnica e extensão rural ao produtor. “O processo de agroindustrialização dos produtos agrícolas e pecuários é, de forma mais concisa, o resultado do nosso trabalho, do trabalho da ater pública no Estado, e receber o produto processado, legalizado com Selo de Inspeção Municipal nos mostra que estamos no caminho certo, e que ainda vamos levar a muitos outros agricultores, fomentando a produção das pequenas propriedades rurais do Tocantins”, ressaltou o gestor.
O objetivo do produtor José Filho é obter o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). “Com o selo, expandir a produção e assim poder vender para outros municípios dentro do estado”, afirmou.
Ainda no acompanhamento técnico, José Filho foi inserido no programa Balde Cheio, desenvolvido em parceria com a Embrapa, Ministério da Agricultura e Ruraltins. Essa iniciativa tem, entre os objetivos, auxiliar o produtor e tornar a propriedade em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), com foco no desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares.
O case de sucesso também está sendo apresentado aos produtores da região. Nesta semana, dias 1 e 2 de março, a agroindústria já recebeu duas comitivas de produtores, uma de Itacajá e outra de Brasilândia.
Fonte: Agro – GOV TO
AGRONEGÓCIO
Afya participa da Agrotins 2026 com ações de saúde, inovação e orientação ao público
A Afya participa da Agrotins 2026 com um espaço no Pavilhão de Inovação e Tecnologia, em Palmas, reunindo ações de orientação ao público, atividades conduzidas por estudantes e presença institucional durante uma das principais feiras do agronegócio da região Norte.
A iniciativa é um projeto da Afya Palmas e Afya Porto Nacional. Ao longo da programação, o estande recebe estudantes de diferentes cursos, com atividades voltadas à saúde, bem-estar, informação e aproximação com a comunidade. Entre as ações previstas estão orientações sobre higiene bucal, exame clínico simplificado oral, primeiros socorros, simulações, avaliação rápida de IMC, dicas de ergonomia, atividades de saúde mental, além de momentos de divulgação institucional.
Para a professora Maria Tereza Ribas Sabará, coordenadora de Pesquisa e Extensão, a participação da Afya Palmas na Agrotins reforça o papel da instituição na formação de profissionais conectados com as demandas reais da população.
“A Agrotins é um espaço estratégico para aproximar nossos estudantes da comunidade e mostrar, na prática, como a formação em saúde também passa pela escuta, pela orientação e pelo cuidado com as pessoas. É uma oportunidade de levar informação qualificada ao público e, ao mesmo tempo, ampliar a vivência acadêmica dos alunos em um ambiente diverso e dinâmico”, destaca.
A proposta é fortalecer a presença da Afya no evento e apresentar ao público um pouco da atuação da instituição no Tocantins, especialmente nas áreas de saúde, inovação, educação e relacionamento com a comunidade.
Segundo a coordenadora Comercial e de Marketing, Juliana Vidal, da Afya Porto Nacional, a participação na feira também representa uma oportunidade de fortalecer a marca e ampliar o contato com diferentes públicos.
“Estamos presentes no Pavilhão de Inovação e Tecnologia para apoiar esse projeto da Afya Porto Nacional e contribuir com uma experiência acolhedora para quem passar pelo estande. A ideia é receber estudantes, produtores, famílias e visitantes com informação, orientação e uma presença institucional que dialogue com o ambiente da feira”, afirma.
A programação da Afya na Agrotins segue durante os dias de evento, com participação de estudantes e ações organizadas em diferentes turnos.

-
CIDADES4 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES5 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES4 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS4 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO
-
ECONOMIA5 dias atrásCERTI leva 130 startups apoiadas pela Jornada Amazônia ao Bioeconomy Amazon Summit, em Belém
-
CIDADES4 dias atrásUsuários do transporte coletivo vão contar com reforço de ônibus durante Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins



