Pecuária no Tocantins
Deputado Fortes trabalha ao lado do governador Wanderlei Barbosa para fortalecer a pecuária no Tocantins
Ao lado do governador Wanderlei Barbosa, visitou neste domingo, 23, a Fazenda Brilhante, propriedade do empresário Oswaldo Stival, que se destaca pelo sistema de criação de boi rotacionada, método que alia produtividade e sustentabilidade. Fortes é um incentivador das práticas modernas que impulsionam o crescimento do setor e promovem a preservação ambiental.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que, além do crescimento expressivo na exportação de grãos, o Tocantins também vem ampliando sua participação na exportação de carne bovina. “As pessoas têm que saber que o Tocantins planta muita soja, milho, algodão, mas também está crescendo na exportação de carne”, afirmou em vídeo postado em sua rede social. (Confira)

Comprometido com a agropecuária, Eduardo Fortes agradeceu a atenção do governador sobre as pautas do agro e enfatizou seu apoio ao setor. “Sabemos que o Tocantins hoje vive do agro, agradeço ao governador pelo olhar para esse projeto, que aumenta a demanda da pecuária e a exportação de carne que vem aumentando cada dia mais no nosso estado”, disse.
O empresário Oswaldo Stival agradeceu a visita e reforçou dizendo “que é dessa forma que a gente produz mais e agrega mais em pouco espaço”. O presidente do Sindicato Rural de Gurupi, João Victor Stival, também acompanhou a visita e defendeu o modelo, que combina sustentabilidade e crescimento produtivo.
Formação em Zootecnia

Ainda no sábado, 22, o deputado participou da aula inaugural do curso EAD gratuito de Zootecnia, ofertado pelo SENAR, com diploma reconhecido pelo MEC. O curso, com polos de formação em Almas, Arapoema, Araguaçu e Gurupi, visa qualificar profissionais para atuar no setor pecuário, alinhando conhecimento técnico e inovação ao desenvolvimento sustentável do estado. “Estou comprometido em apoiar ações que consolidam o Tocantins como um dos principais polos do agronegócio no Brasil”, garantiu Fortes.
AGRONEGÓCIO
Afya participa da Agrotins 2026 com ações de saúde, inovação e orientação ao público
A Afya participa da Agrotins 2026 com um espaço no Pavilhão de Inovação e Tecnologia, em Palmas, reunindo ações de orientação ao público, atividades conduzidas por estudantes e presença institucional durante uma das principais feiras do agronegócio da região Norte.
A iniciativa é um projeto da Afya Palmas e Afya Porto Nacional. Ao longo da programação, o estande recebe estudantes de diferentes cursos, com atividades voltadas à saúde, bem-estar, informação e aproximação com a comunidade. Entre as ações previstas estão orientações sobre higiene bucal, exame clínico simplificado oral, primeiros socorros, simulações, avaliação rápida de IMC, dicas de ergonomia, atividades de saúde mental, além de momentos de divulgação institucional.
Para a professora Maria Tereza Ribas Sabará, coordenadora de Pesquisa e Extensão, a participação da Afya Palmas na Agrotins reforça o papel da instituição na formação de profissionais conectados com as demandas reais da população.
“A Agrotins é um espaço estratégico para aproximar nossos estudantes da comunidade e mostrar, na prática, como a formação em saúde também passa pela escuta, pela orientação e pelo cuidado com as pessoas. É uma oportunidade de levar informação qualificada ao público e, ao mesmo tempo, ampliar a vivência acadêmica dos alunos em um ambiente diverso e dinâmico”, destaca.
A proposta é fortalecer a presença da Afya no evento e apresentar ao público um pouco da atuação da instituição no Tocantins, especialmente nas áreas de saúde, inovação, educação e relacionamento com a comunidade.
Segundo a coordenadora Comercial e de Marketing, Juliana Vidal, da Afya Porto Nacional, a participação na feira também representa uma oportunidade de fortalecer a marca e ampliar o contato com diferentes públicos.
“Estamos presentes no Pavilhão de Inovação e Tecnologia para apoiar esse projeto da Afya Porto Nacional e contribuir com uma experiência acolhedora para quem passar pelo estande. A ideia é receber estudantes, produtores, famílias e visitantes com informação, orientação e uma presença institucional que dialogue com o ambiente da feira”, afirma.
A programação da Afya na Agrotins segue durante os dias de evento, com participação de estudantes e ações organizadas em diferentes turnos.

-
CIDADES5 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES6 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES5 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS5 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO
-
ECONOMIA6 dias atrásCERTI leva 130 startups apoiadas pela Jornada Amazônia ao Bioeconomy Amazon Summit, em Belém
-
CIDADES5 dias atrásUsuários do transporte coletivo vão contar com reforço de ônibus durante Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins



