PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Agrotins 2025

Governo do Tocantins expõe produção do setor bioeconômico e inovação tecnológica da bioconstrução na Agrotins 25 anos

Publicado em

O governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, reúne no Bosque da Semarh expositores de produtos que movimentam a bioeconomia do estado e uma inovação tecnológica da bioconstrução, na Agrotins 25 anos.

Com espaço totalmente renovado e programação diversificada, o Bosque da Semarh recebe nesta quinta-feira, 15, os visitantes da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins no espaço de convivência, no auditório de palestras, nos estandes expositores de produtos naturais para comercialização, no ponto de distribuição de mudas e na casa construída com 1,5 tonelada de plástico extraído de garrafas PET e injetado nos blocos produzidos para a estrutura do imóvel.

O secretário Marcello Lelis destacou as inovações do Bosque da Semarh neste ano. “Com o espaço fixo, o Bosque da Semarh traz a inovação de estruturas permanentes, que passam a oferecer maior conforto aos nossos frequentadores. Além da renovação de todo o espaço de convivência, agora o Bosque dispõe de auditório próprio para palestras e reserva áreas estratégicas para exposição de produtos e de inovações tecnológicas. A programação da Semarh tem o propósito de promover para o visitante do Bosque, a oportunidade de conhecer de perto iniciativas que visam a sustentabilidade dos recursos naturais no estado”, ponderou Marcello Lelis.

Bosque da Semarh

O diretor de Administração e Finanças, Célio Pinheiro, contou que “foram trinta dias de dedicação integral ao projeto de preparação do Bosque da Semarh para a Agrotins 25 anos. Nesta edição, além da venda de produtos do cerrado que movimenta a bioeconomia e exposição da casa, temos a demonstração do processo de produção dos blocos produzidos com resíduos plásticos, utilizados na construção”, detalhou.

Leia Também:  Com apoio do Governo do Tocantins, estrutura e segurança reforçada atraem público à Praia Rio do Sono, em Pedro Afonso

Em relação à renovação, o bosque entrou na segunda fase da reforma e que ao todo serão três a quatro anos de dedicação à estrutura definitiva do espaço da Agrotins. Nesse ano foi inaugurado o nosso auditório com capacidade de 35 a 40 pessoas e agora nós temos também uma sala de reunião, uma copa e dependências de uso exclusivo dos servidores que trabalham no bosque. Tudo isso com o uso de materiais que não prejudicam o meio ambiente.

Para conservação da área verde do bosque, também foi realizado o mapeamento das árvores, além da tentativa de implantar de forma definitiva caixas de abelha sem ferrão, para promover a restauração. As palestras ocorrem ao ar livre e no auditório, além da distribuição de 5 mil mudas catalogadas e mais uma edição da realidade virtual com um novo filme nos óculos 3D que incentiva à interação com a natureza.

Visitantes

A acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins de Porto Nacional, Beatriz Pereira, contou que é sua primeira visita ao Bosque da Semarh e ficou impressionada com a arborização local, que proporciona um clima fresco e arejado ao espaço de convivência. Beatriz Pereira, enfatizou que “ainda estou conhecendo as iniciativas, mas estou amando a pegada natural. Minha expectativa é de levar o conhecimento de ações sustentáveis que eu possa aplicar em minha rotina”.

Leia Também:  Produção agrícola do Projeto São João abastece o mercado de Palmas

O acadêmico do mesmo curso, Yuri Pereira, reiterou com ânimo que, “também é minha primeira visita, mas estou gostando muito desse espaço ao ar livre, a gente se sente muito bem. Ainda não percorremos todas as opções, até o momento todas tem sido muito interessantes. Desde o momento que cheguei na entrada, eu falei para a Beatriz que o Bosque da Semarh nos dá uma sensação de um lugar muito legal e possui um ambiente muito agradável”.

Agrotins 25 anos

A Agrotins 25 anos acontece de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Na abertura da Agrotins, Mantoan é reconhecido por recorde histórico de investimentos para Palmas

Published

on

Na abertura oficial da 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) parabenizou o Governo do Estado pelos investimentos na modernização da infraestrutura da sede da Agrotins.  “O governador Wanderlei Barbosa tem dado mostras claras de como valoriza o agronegócio tocantinense. Assim como ele, sigo firme na defesa de políticas públicas que promovam melhorias para toda cadeia produtiva”, afirmou Mantoan.

Durante a solenidade, o parlamentar foi mencionado pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, como o campeão de destinação de emendas da bancada estadual para a capital. “Devemos honrar quem honra Palmas. Quero fazer uma homenagem a você para detalhar todos os recursos destinados a Palmas”, disse o prefeito se referindo aos mais de R$ 3 milhões em emendas de Mantoan para a capital. Deste valor, R$ 2 milhões foram enviados através do programa Saúde Metropolitana, que possibilitaram milhares de atendimentos de pacientes de 39 cidades tocantinenses.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Graduandos podem concorrer a bolsas na Embrapa em Palmas
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA