PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Brigadistas impedem fogo de atingir área de preservação do Parque Cesamar

O incêndio esteve a cerca de 200 metros de distância da área de preservação do Parque.

Publicado em

O incêndio que se espalhou rapidamente pelas áreas de vegetação da Arse 52 no início da noite desta quarta-feira, 12, esteve bem próximo de as chamas chegarem ao Parque Cesamar. Os brigadistas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros logo chegaram ao local para combater à queimada e, por volta das 22 horas, o incêndio já estava controlado.

 

Segundo informações do superintendente da Defesa Civil de Palmas, Bruno Maciel, o órgão ainda não sabe a causa do incêndio, se foi criminoso ou não, e não foram registrados feridos. Entretanto, ele conta que a queimada causou danos ao solo, a flora nativa e aos animais, cujos sobreviventes poderão migrar para a mata preservada do Parque Cesamar.

 

Ainda segundo o superintendente, o incêndio esteve a cerca de 200 metros de distância da área de preservação do Parque Cesamar, mas os brigadistas conseguiram conter o avanço das chamas. “Estamos em tempos de baixa umidade na região e é necessário que a população iniba o uso de fogo próximo às vegetações e tomem consciência de não jogar lixos tóxicos em lotes e bitucas de cigarro”, afirmou.

Leia Também:  Ministério Público Estadual abre 31 vagas para estagiários

 

A Defesa Civil também informa que o incêndio que atingiu no último final de semana a Serra próximo a Taquaruçu foi controlado pelos brigadistas ainda na quarta-feira, 12, e uma equipe de brigadistas do Ibama permanece no local fazendo monitoramento para evitar possível reinício.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Projeto Cuidarte vai utilizar grafitti para revitalizar Canto das Artes

Published

on

O Projeto Cuidarte, idealizado pelo artista visual e pesquisador Adriano Alves da Silva, o Adrians, chega ao Canto das Artes, no distrito de Taquaruçu, neste sábado 4, com uma proposta inovadora. A iniciativa tem como foco principal a realização de oficinas de arte com alunos de universidades locais e comunidade em geral, que resultarão em uma intervenção artística conceitual utilizando a técnica do graffiti nas instalações do espaço.

As atividades serão realizadas a partir das 9 horas, na sede do Canto das Artes, promovendo a união entre arte, educação e transformação social. No período da manhã acontecerá a oficina de arte urbana, durante a qual os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de graffiti e explorar sua criatividade sob a orientação do artista, um dos expoentes da arte contemporânea tocantinense. Já no período da tarde o momento vai ser de “colocar a mão na massa”  iniciando as pinturas em um espaço com cerca de 80 metros quadrados nas instalações do Canto das Artes.

Sobre as imagens que devem compor os murais, Adrians destaca que a escolha leva em consideração tanto a rica fauna e flora do cerrado, quanto a diversidade humana que nele habita. “É vital valorizar a beleza e diversidade deste bioma tão característico da região, promovendo não apenas uma intervenção artística, mas também uma reflexão sobre a preservação ambiental e o papel da arte na construção de uma consciência ecológica e inclusiva”, pontua.

Leia Também:  Palmas apresenta mais dois casos do novo coronavírus e agora chega a sete

A participação no projeto é gratuita e aberta a toda comunidade. O interessado pode entrar em contato diretamente com o artista por meio do telefone: (63) 99226-7545. O Projeto Cuidarte é executado com recursos da Lei Paulo Gustavo, geridos pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), evidenciando o compromisso do poder público em apoiar iniciativas culturais que promovam a arte e a inclusão social.

Sobre o artista

Adriano Alves da Silva (Adrians) é a artista visual, professor e pesquisador com uma ampla trajetória acadêmica e profissional. É doutorando em Ciência, Tecnologia e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); é mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); possui certificado em Harvard de Leaders of Learning; possui MBA em Comunicação Empresarial e Marketing (Itop); pós-graduado em Tecnologias Educacionais Inovadoras (UniCatólica) e Arteterapia (Grupo Prominas / Faculdade Conexão); possui licenciatura em Artes Visuais (Claretiano), bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (Ulbra Palmas) e é licenciado em Artes Visuais. Atualmente é graduando em Psicologia.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA