PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Câmara Municipal debate soluções para combate à violência contra a mulher negra

Racismo e preconceito contra as religiões de matriz africana também foram assuntos discutidos durante a Audiência Pública.

Publicado em

 

Buscar soluções que visam o combate à violência contra a mulher negra, o racismo e o preconceito contra as religiões de origem africana. Esse foi o objetivo da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 30, na Câmara de Palmas e que debateu esses e outros assuntos. Com o tema “A realidade da mulher negra na cidade de Palmas”, o evento foi requerido pela vereadora Laudecy Coimbra (SD), presidente da Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher.

 

Janaína Costa Rodrigues, uma das representantes do Núcleo Lélia Gonzalez da Marcha Mundial das Mulheres, destacou a necessidade de implantação de políticas públicas que sejam voltadas às mulheres negras. “Uma das questões é o fato de que a violência contra a mulher negra aumentou 54%, enquanto a violência contra a mulher branca reduziu. Ou seja, as mulheres negras estão mais vulneráveis e precisamos de políticas públicas que atendam especificamente essa população”, explicou.

 

O superintendente de Igualdade Racial da Prefeitura de Palmas, Nélio Lopes, destacou que o Executivo tem trabalhado para implantar ações que visam atender justamente a esse público. “Existe um instituto em São Paulo que tem os indicadores de equidade racial voltado para a iniciativa privada. O interesse da gestão municipal é trazer esses dados para a rede pública, a fim de que possamos aplicar esses indicadores”, pontuou.

Leia Também:  MPE cobra sentença que determina ampliação do número de leitos de UTI no Hospital Regional de Gurupi

 

Os vereadores Tiago Andrino (PSB) e Léo Barbosa (SD), falaram sobre a necessidade de equidade racial e se colocaram à disposição dos movimentos sociais na busca de soluções para os problemas relacionados à população negra. Já Gerson Alves (PSL), vice-presidente da Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher, destacou que é preciso combater o preconceito. “Estou à disposição dos movimentos para lutar pela igualdade nesta luta diária que as mulheres negras enfrentam”, enfatizou.

 

Respeito à diversidade de religiões

O evento contou ainda com a participação da jornalista Roberta Tum. Ela falou um pouco sobre a religião que segue desde criança, que é de matriz africana e destacou a importância do combate à intolerância religiosa.

 

“Precisamos combater o preconceito religioso. Essa discriminação que existe desde o Brasil Colônia, de que a religião do negro é inferior. Independente de culto e credo, precisamos de espaço, queremos conviver com as outras religiões sem medo de ser agredido. Sem sofrer preconceito, como já ocorreu aqui na Capital.”

Leia Também:  Moradores das regiões Norte e Leste apresentam propostas para a Revisão do Plano Diretor

 

 

Solicitações

No fim da audiência, as integrantes do Núcleo Lélia Gonzalez entregaram ao presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSD), uma carta na qual fazem uma série de solicitações para a implantação de políticas públicas voltadas às mulheres negras. “Nós vamos analisar as reivindicações e com certeza daremos uma resposta ao movimento”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Pesquisa IPEX aponta Dr. PEDRO NOLETO como favorito para a eleição municipal em Porto Alegre – TO

Published

on

 O Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX), realizou uma pesquisa de intenção de votos no município de Porto Alegre – Tocantins, no dia 04 de maio de 2024. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número: TO-09796/24 e ouviu 150 entrevistados. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, Dr. Pedro Noleto (PDT) se destaca como líder nas intenções de voto na disputa pela prefeitura, com 56% da preferência dos entrevistados, enquanto Cleitinho (PP), fica em segundo lugar, com 32%. O número de eleitores que não respondeu totalizou 8% do eleitorado consultado. Além disso, 2% dos entrevistados declararam a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 2% optaram em indeciso.

   

Na pesquisa espontânea, onde Dr. Pedro Noleto (PDT) aparece com 44%, Cleitinho (PP)  com 16%, não responderam 36%; indecisos 2% e brancos e nulos 2%.

Rejeição dos pré-candidatos: Cleitinho acumula maior índice

A pesquisa do Instituto IPEX também consultou o eleitorado quanto à rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. Segundo os resultados apurados, o pré-candidato Cleitinho (PP) lidera em termos de rejeição, com 32% dos entrevistados declarando que não votariam nele de forma alguma. Em segundo lugar, encontra-se Dr. Pedro Noleto (PDT), com uma taxa de rejeição de 22%. A pesquisa também revela que 28% dos entrevistados não respondeu, 14% branco/nulo, 4% indeciso. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral/TRE é TO 09796/2024.

Metodologia de pesquisa

O Instituto IPEX realizou pesquisa de intenção de votos em Porto Alegre, sendo a cidade dividida em três regiões. O número de entrevistas realizadas em cada setor, levou em consideração a proporção do tamanho da população residente recenseada em cada um deles, tendo por base o Censo Populacional de 2022 realizado pelo IBGE. As entrevistas ocorreram no dia 04 de maio de 2024. Pesquisa com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4% para mais ou para menos. O número do registro no TSE/TRE é TO-09796/2024. O levantamento foi realizado através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos          elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral. Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, fevereiro/2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda per capita da população. O estatístico responsável é Galttieri Ferreira Tavares, com registro no Conselho Regional
de Estatística – CONRE 8954.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Unitins nomeia aprovados em concurso técnico-administrativo
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA