PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Centro de Línguas abre vagas para Universidade da Maturidade

A Seduc ofertará a partir de agosto 80 vagas para os cursos de inglês e espanhol para o programa Universidade da Maturidade (UMA).

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) ofertará, a partir de agosto, 80 vagas do Centro de Línguas para o programa Universidade da Maturidade (UMA), distribuídas nas cidades de Palmas e Araguaína para os cursos de Inglês e de Espanhol. Neste ano, a Seduc também expandiu o Centro de Línguas para Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. 

 

O que no ano de 2015 era projeto-piloto em Palmas, ganhou força e hoje beneficia cerca de 1.300 alunos nos quatro polos. A previsão é que, no segundo semestre deste ano, as cidades de Pedro Afonso, Paraíso e Colinas também sejam beneficiadas com o Centro de Línguas.

 

De acordo com o gerente de Projetos Educacionais da Seduc, Júlio César da Rocha, a expansão do Centro para a UMA marca a diversidade que o projeto proporciona. “Essa diversidade é importante para a Seduc. Queremos proporcionar a todos a oportunidade do acesso gratuito à aprendizagem de mais idiomas”, afirmou.

 

A proximidade de laços entre Seduc e universidade foi lembrada pelo coordenador da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto. Segundo ele, a parceria é importante também para levar melhor qualidade de vida para os estudantes. “Promovemos esse intercâmbio de instituições e levamos uma melhor qualidade de vida para as pessoas. A Seduc está oportunizando o acesso ao inglês e espanhol para os idosos, algo que não era tão possível nessa fase da vida”, frisou.

Leia Também:  Segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação iniciou nesta segunda-feira, 22

 

Maria Margarete Silva de Sousa, coordenadora do polo de Palmas da UMA, ressaltou que a chegada do Centro de Línguas despertará a curiosidade dos alunos em aprender novos idiomas. “O acesso gratuito aos cursos é uma grande oportunidade, que a Seduc está proporcionando para os alunos da UMA. Tudo o que aparece de novo, queremos aproveitar para aprender”, disse.

 

No segundo semestre deste ano estão previstas, ainda, formações para os profissionais do Centro de Línguas de todos os polos. O objetivo é que aulas mais dinâmicas sejam ministradas para os estudantes, com a prática da conversação.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Projeto do Hospital Regional de Guaraí recebe prêmio do Crefito 12

Published

on

Um projeto desenvolvido pelo setor de fisioterapia, juntamente com a equipe do Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador (NAST) do Hospital Regional de Guaraí (HRGUA), recebeu o Prêmio Valoriza, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 12), que tem como objetivo destacar e premiar as boas práticas desenvolvidas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da região. A cerimônia de divulgação e premiação dos vencedores aconteceu na quarta-feira, 24, em Palmas.

O coordenador da equipe de fisioterapia do HRGUA, Glauciellho Cardoso D’Ávila explicou que  “foi criado no hospital um núcleo de atendimento aos servidores que sofriam com dores relacionadas ao trabalho, e tiveram a oportunidade de fazer um tratamento fisioterapêutico. O objetivo era dar mais qualidade de vida e melhorar a assistência aos servidores, diminuindo as queixas de dores e doenças relacionadas ao trabalho”.

O profissional acrescentou que “um dos problemas mais comuns entre os servidores envolve o trapézio, que é a trapezalgia, que consiste no aumento da tensão muscular do músculo trapézio ou inflamação da musculatura de origem interescapular, muito comum nos profissionais da saúde”.

Leia Também:  Governo Federal reconhece situação de emergência em Talismã devido a seca

A premiação foi na categoria ‘Valorização do SUS’ e fizeram parte do projeto os fisioterapeutas Mário José de Araújo Neto e Lecia Kristine Lourenço.

O diretor-geral do HRGUA, Claudio Reis de Oliveira, ressaltou sua satisfação com o trabalho da equipe. “O mérito da premiação é toda deles, a gente só acatou a ideia e viabilizamos a ação. E proporcionar uma melhor assistência aos nossos servidores é fundamental na qualidade do serviço prestado”.

Prêmio
O Prêmio Valoriza Crefito-12 tem como objetivo destacar e premiar as boas práticas desenvolvidas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais devidamente registrados neste Conselho Regional.

A premiação foi voltada para atuações realizadas e enquadradas dentro das seguintes categorias: a) ‘Valorização do SUS’, b) ‘Defesa e Valorização das Profissões’ e c) ‘Contribuição na Formação pela Prática Docente’.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA